Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4447
Tipo do documento: Dissertação
Title: Roda de leitura: gêneros discursivos minicontos e poemas
Autor: Peletti, Elisangela Nunes dos Santos 
Primeiro orientador: Santos , Maria Elena Pires
Primeiro membro da banca: Pires , Maria Elena
Segundo membro da banca: Baumgartner , Carmen Teresinha
Terceiro membro da banca: Martiny, Franciele Maria
Resumo: Apresentamos neste trabalho os resultados de um projeto de ensino e pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, que teve como finalidade principal, devido às dificuldades encontradas no âmbito escolar com relação ao incentivo das práticas de leitura, elaborar e aplicar propostas de atividades, focalizando os gêneros discursivos minicontos e poemas, que incentivassem a prática da leitura por parte dos alunos de um 8º ano do Ensino Fundamental; planejar, juntamente com os alunos, atividades que contribuíssem para o desenvolvimento do gosto pela leitura e que propiciassem um melhor aproveitamento dessa prática; e desenvolver, com os alunos, rodas de leitura em diferentes espaços da escola e ao final do projeto organizar um sarau com a turma para a comunidade escolar, com os gêneros discursivos propostos. O trabalho foi desenvolvido com alunos da rede pública estadual, do município de Cascavel, no ano de 2018. O eixo desse projeto de leitura foi uma proposta de leitura fruição (GERALDI, 2011). Para tanto, os encaminhamentos metodológicos foram embasados na perspectiva da leitura sem cobrança avaliativa formal, pois uma das grandes reclamações dos alunos é quanto à realização de atividades com fins avaliativos tradicionais, posteriores às leituras de textos da esfera literária. A abordagem teórico-metodológica deste trabalho teve como ancoragem a pesquisa qualitativa/etnográfica, seguindo as orientações também da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1997), aliados à perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012). Com vistas ao desenvolvimento de um Projeto de Multiletramentos, a pesquisa buscou desenvolver atividades que focalizassem as práticas de leitura e englobassem também a multiplicidade de culturas dos alunos e de semioses que constituem os textos, utilizando, para isso, os recursos disponibilizados pelas tecnologias, como celulares e internet para buscar uma aproximação entre as atividades da escola e as práticas sociais dos alunos. O trabalho foi baseado, entre outros autores, em: Lajolo (1997), Kleiman (2005), Rojo (2012) e Bortoni-Ricardo (2013). As atividades, que tiveram como centro a leitura de poemas e minicontos, englobaram também as TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). Atividades de oralidade foram ainda privilegiadas, pois se constituíram também como objetivos do trabalho, sendo que o ponto culminante do projeto foi a apresentação de um sarau para a comunidade escolar.
Abstract: This study aims at presenting the results of a teaching and research project developed at the Post-Graduation Program - Professional Master's in Letters/PROFLETRAS, whose main purpose was, due to the recorded difficulties at the studied school regarding reading stimulus, to prepare and apply activities, focusing on discursive genres, short stories and poems, that stimulated the reading practice of students from a 8th year of Elementary School; to plan, with the students, activities that could help on developing the joy for reading and that allowed a better achievement of such practice; as well as to develop, with the students, reading circles in different spots of the school. At the end of this project, a soirée was organized with the class for the school community, with the proposed discursive genres. The study was developed with students from a state public school, in Cascavel city, 2018. The main idea of this project was a reading enjoyment proposal (GERALDI, 2011). Thus, the methodological referrals were based on a reading perspective without formal evaluation, since one of the students’ greatest complaints is about the accomplishment of activities for traditional evaluation purposes, after text readings regarding literary area. The theoretical-methodological approach of this study was substantiated on a qualitative/ethnographic research, also according to action-research guidelines (THIOLLENT, 1997), associated to the perspective of multi-literacies (ROJO, 2012). In order to develop a Multi-literacy Project, this research aimed at developing activities that focused on reading practices and also covered the multiplicity of students' cultures and semioses that constitute the texts. So, the available resources by technologies were applied, such as mobile phones and internet to seek for some relation between the school activities and the social practices of students. This study was based, among others, in: Lajolo (1997), Kleiman (2005), Rojo (2012) and Bortoni-Ricardo (2013). The activities, which were mainly based on poems and short stories reading, also included DTIC (Digital Technologies of Information and Communication). Oral activities were still preferential, since they were constituted as goals of this study; and the most important part of this project was the soirée presentation for the school community.
Keywords: Roda de Leitura
Oralidade
Multiletramentos
Tecnologia
Minicontos e Poemas
Reading Circle
Orality
Multi-literacies
Technology
Short Stories and Poems
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: PELETTI, Elisangela Nunes dos Santos. Roda de leitura: gêneros discursivos minicontos e poemas. 2019. 104 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4447
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elisângela_Peletti_2019.pdfArquivo completo743.37 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons