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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4438
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização |
Other Titles: | The development of the phonological conscience in the literacy process |
Autor: | Niedermayer, Luci Piletti |
Primeiro orientador: | Baumgartner , Carmen Teresinha |
Primeiro membro da banca: | Baumgartner , Carmen Teresinha |
Segundo membro da banca: | Busse , Sanimar |
Terceiro membro da banca: | Costa-Hübes , Terezinha da Conceição |
Resumo: | Este trabalho tem como tema o desenvolvimento da consciência fonológica no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Constitui-se a partir de pesquisa e discussão acerca do processo de alfabetização, seus pressupostos teórico-metodológicos e as lacunas perceptíveis neste caminho, em vista da constatação de que muitos estudantes não atingem os objetivos esperados, ou seja, não desenvolvem as competências de ler, produzir, compreender, interpretar e interagir com o texto, ao fazer uso da língua portuguesa, nas diversas situações sociais. Diante destas reflexões e entendendo o desenvolvimento das habilidades metafonológicas como percurso fundamental para o processo de aprendizagem da língua portuguesa, nossa pesquisa baseou-se no objetivo principal de avaliar as contribuições de um trabalho desenvolvido a partir de gêneros textuais, para o desenvolvimento da consciência fonológica, em classe de alfabetização. Para isso, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: uma unidade didática organizada em torno de gêneros textuais com foco nas relações grafofônicas contribui para o desenvolvimento da consciência fonológica, em sala de alfabetização? O estudo foi elaborado à luz da Psicologia Histórico-Cultural, cujas discussões sobre o desenvolvimento de conceitos e sobre aprendizagem foram tomadas como referência para a reflexão. Deu-se no âmbito da Linguística Aplicada, porque problematiza um aspecto da linguagem em uso em contexto escolar de ensino, sendo a pesquisa do tipo qualitativa interpretativista. Desenvolvemos a mediação por meio de uma unidade didática baseada na abordagem dos gêneros cantiga, poema, trava-língua, lista e parlenda. O levantamento de dados foi possível por meio de diário de campo e produções escritas de alunos de uma turma de 1.º ano do ensino fundamental. Como resultado desse processo de investigação, sustentamos a relevância do trabalho com consciência fonológica para uma aprendizagem mais consistente em relação aos conhecimentos da nossa língua e entendemos que tais gêneros textuais se mostraram produtivos para a percepção e para a assimilação das relações grafofônicas, com vistas ao desenvolvimento da leitura e da escrita, na fase de alfabetização escolar. |
Abstract: | This work concerns the development of phonological awareness in the process of appropriating the alphabetical writing system. It is based on a research and an investigation about the alphabetization process, its theoretical and methodological presuppositions and as perceptible gaps along the way, do not develop as competences to read, produce, understand, interpret and interact with the text, do use of the Portuguese language in the various social situations. In regard of these reflections and understanding the development of metaphonological skills as a fundamental course for the learning process of the Portuguese language, our research was based on the main objective of evaluating the contributions of a work developed from textual genres to the development of phonological awareness, in alphabetization class. For this, we start with the following research question: did a didactic unit organized around textual genres focusing on grapheophonic relations contribute to the development of phonological awareness in a alphabetization room? The study was constituted in the light of Historical-Cultural Psychology, whose discussions about the development of concepts and about learning were taken as a reference for reflection. It was in the scope of Applied Linguistics, because it problematizes an aspect of the language in use in a school context of teaching, being the research of the qualitative type interpretativist. We developed mediation through a didactic unit based on the approach of the genres of song, poem, tongue-latch, list and speech. The data collection was possible by means field diary and written productions of students from a class of 1st. year of elementary school. As a result of this research process, we maintain the relevance of the work with phonological awareness for a more consistent learning in relation to the knowledge of our language and we understand that such textual genres worked are very productive for the perception and assimilation of the grapophonic relations, with a view to development of reading and writing, in the school alphabetization phase. |
Keywords: | Alfabetização Letramento Consciência fonológica Ensino Alphabetization Literacy Phonological awareness Teaching |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | NIEDERMAYER, Luci Piletti. O desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização. 2019. 141 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4438 |
Issue Date: | 13-Mar-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
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