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dc.creatorPereira, Daize Raquel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521209002997851por
dc.contributor.advisor1Busse , Sanimar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee1Busse , Sanimar-
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dc.contributor.referee2Corbari , Clarice Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee3Martiny , Franciele Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583369787690987por
dc.date.accessioned2019-08-22T13:15:14Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationPEREIRA, Daize Raquel. Representação escrita da fricativa velar e da vibrante alveolar, em início de palavra e entre vogais, no Ensino Fundamental. 2019.134 f. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4435-
dc.description.resumoApresentamos nesta dissertação, a pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, na linha de pesquisa: Teorias da linguagem e ensino, sobre a relação fala e escrita, no que se refere à representação gráfica da fricativa velar e vibrante alveolar em início de palavra e entre vogais. A investigação tem o objetivo de apurar os desvios de escrita, em especial a representação da fricativa velar e da vibrante alveolar em início de palavra e entre vogais, e em produções escritas de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um trabalho contextualizado e sistemático com a ortografia, tendo em vista a relação social, geográfica, cultural e econômica, e a influência da fala na escrita, partindo de análises realizadas sobre os processos fonológicos e os registros dos discentes do Ensino Fundamental. Nesta fase de escolarização, os alunos estão desenvolvendo conhecimentos sobre a codificação e decodificação da escrita e, muitas vezes, partem da sua experiência com a fala para criar hipóteses sobre a escrita. A codificação, transposição da fala para a escrita, é desafiadora, pois a oralidade é, nesta fase, a orientação mais segura. Inicialmente, buscamos refletir sobre a escrita e sua relação com a fala, em contexto de contato linguístico de línguas de imigração (dialetos de descendentes de alemães e italianos) e línguas de fronteira (o espanhol, falado na fronteira com a Argentina). As turmas investigadas pertencem a uma instituição pública de ensino de um município localizado no Sudoeste do Paraná, na fronteira com a Argentina, colonizado por grupos sulistas, descendentes de alemães e italianos. O método de investigação utilizado para o desenvolvimento da pesquisa é a pesquisa-ação, estando esta inserida no campo da Linguística Aplicada com análise qualitativa dos dados. Os dados sobre a influência dos dialetos de imigração e de fronteira da comunidade, coletados por meio de questionário sociocultural, auxiliaram a compreender os desvios e o trabalho desenvolvido com a consciência fonológica e a aquisição da escrita em uma proposta didática. A pesquisa toma as discussões, principalmente, de Cagliari (1989), Lemle (2000), Bortoni-Ricardo (2006) e Busse (2013), para refletir sobre os caminhos que o discente percorre na aprendizagem da escrita, a qual está relacionada a um contexto formal do uso da língua e à sua adequação às diferentes situações de interação, abordando a variação linguística e sua importância nesse processo. A partir dos resultados, é possível afirmar que um trabalho sistematizado com a língua é necessário desde os primeiros anos da alfabetização.por
dc.description.abstractIn this dissertation, we present the research carried out in the Postgraduate Program - Professional Master's Degree in Language Arts/PROFLETRAS, in the research line: Theories of language and teaching, about the relation between speech and writing, regarding the graphic representation of the velar fricative and the alveolar flap at the beginning of a word and syllable coda. The investigation aims to find out the spelling deviations, especially the representation of the velar fricative and the alveolar flap, at the beginning of a word and between vowels, in essays written by children in the first grades of elementary school, from a contextualized and systematic work with spelling, considering the social, geographical, cultural and economic aspects and the influence of speech in writing, starting from analyzing the phonological processes and the records of elementary school students. At this stage at school, students are developing their knowledge of the coding and decoding of writing, and often act from their experience with speech to create hypotheses about writing. Coding, transposition from speech to writing, is challenging, since orality at this stage is the safest orientation. Initially, we sought to reflect upon writing and its relation to speech, in contexts of linguistic contact of immigration languages (dialects of German and Italian descendants) and border languages (Spanish, spoken at the border with Argentina). The groups investigated belong to a public school located in the Southwest of Paraná, on the border with Argentina, colonized by southern groups, descendants of Germans and Italians. The investigation method used for the development of the research is the action research and it is inserted in the Applied Linguistics field with qualitative data analysis. The data on the influence of the immigration and border dialects of the community, collected by a sociocultural questionnaire, will help to understand the deviations and the work to be developed with the phonological awareness and the writing acquisition in a didactic proposal. The research considers mainly the discussions of Cagliari (1989), Lemle (2000), Bortoni-Ricardo (2006) and Busse (2013), to reflect on the student's processes to learn how to write, which is related to a formal context of language use, and its adaptation to different situations of interaction, regarding linguistic variation and its importance in this process. From the results it is possible to say that a systematized work with the language is necessary since the first years of alphabetizationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-08-22T13:15:14Z No. of bitstreams: 2 Daize_Pereira_2019.pdf: 3673228 bytes, checksum: c1e6fcc1febfd7c667a718206c213bc0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-22T13:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Daize_Pereira_2019.pdf: 3673228 bytes, checksum: c1e6fcc1febfd7c667a718206c213bc0 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-03-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDiversidade Linguísticapor
dc.subjectProdução Textual Escritapor
dc.subjectRepresentação da Fricativa Velar e da Vibrante alveolarpor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectLinguistic Diversityeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectRepresentation of Velar Fricative and Alveolar Flapeng
dc.subjectSpellingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleRepresentação escrita da fricativa velar e da vibrante alveolar, em início de palavra e entre vogais, no Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

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