Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4429
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Márcia Souza da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4586152516272259por
dc.contributor.advisor1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee1Costa-Hübes , Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee2Von Borstel , Clarice Nadir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.contributor.referee3Carlos , Valeska Gracioso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5305551484510716por
dc.contributor.referee4Gandra , Rinaldo Ferreira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550489676841150por
dc.date.accessioned2019-08-16T19:32:12Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationROSA, Márcia Souza da. Formação inicial docente e leitura: análise do programa PIBID. 2019. 205 P. Tese( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4429-
dc.description.resumoO cenário da formação inicial das licenciaturas no Brasil recebeu nos últimos anos apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), cujo intuito é a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Partindo deste contexto e considerando ainda o panorama delineado pelos resultados publicados pelos mecanismos de avaliação nacional e estudos na área da leitura, questionamos nesta investigação: De que forma o PIBID de Letras em duas Instituições de Ensino Superior abordou o trabalho com a leitura? O PIBID contribuiu ou não para a capacitação de seus bolsistas em relação à concepção de leitura que estes agora, enquanto professores possuem e para a prática dessa concepção nas atividades que propõem? Diante dessas inquietações, adotamos como tema a formação inicial docente e a leitura por meio do PIBID. Os sujeitos deste estudo são licenciados em Letras, egressos do programa, oriundos de duas IES do estado do Paraná, uma estadual e outra federal. Logo, este estudo apresenta dois objetivos gerais, o primeiro analisar o trabalho com a leitura desenvolvido na formação inicial dos egressos e ainda analisar a concepção de leitura e a prática adotada pelos ex-bolsistas em relação ao ensino-aprendizagem desta habilidade. Também adotamos como objetivos específicos: Caracterizar a formação inicial em leitura no PIBID, desenvolvida no subprojeto de Língua Portuguesa do IFPR de Palmas - PR e no subprojeto de Língua Espanhola da Unioeste de Cascavel - PR. (entre os anos 2007 e 2015); Verificar o perfil dos egressos do PIBID das IES analisadas; Reconhecer quais são suas concepções de leitura; Identificar os discursos dos egressos em relação ao que aprenderam sobre leitura nos subprojetos e a sua prática com a leitura. Para atender a esses objetivos, utilizamos as bases teóricas da concepção de linguagem como forma de interação, de acordo com Bakhtin (2003) e Bakhtin/Volochínov (2009), bem como as concepções de leitura, tratadas por autores como Geraldi (1996, 1997), Solé (1998), Leffa (1999), Kleiman (1999, 2002), Colomer e Camps (2002) entre outros. Optamos pela pesquisa de base qualitativa de cunho interpretativista e também usamos alguns recursos da pesquisa quantitativa. Assim, o enfoque metodológico foi desenvolvido a partir de Erickson (2001), André (2001), Denzin e Lincon (2006), Fabricio (2006), Gil (2008), Flick (2009), Angrosino (2009), De Grande (2011), Bortoni-Ricardo (2008, 2012, 2013) e outros. Nosso ponto de partida são os postulados da Linguística Aplicada, conforme Cavalcanti (1986, 2001) e Moita Lopes (1996, 2006). Os instrumentos e procedimentos de pesquisa foram a análise documental, a aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que houve muitas contribuições do PIBID, não só para formação inicial docente ao aproximar a universidade da escola, mas especialmente quanto ao trabalho com leitura. Conhecimentos estes que hoje fazem parte da prática dos ex-pibidianos.por
dc.description.abstractEl escenario de la formación inicial de las licenciaturas en Brasil ha recibido en los últimos años apoyo del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID), cuyo propósito es la valorización de la formación de profesores para la Educación Básica. A partir de este contexto y considerando el panorama delineado por los resultados publicados por los mecanismos de evaluación nacional y estudios en el área de la lectura, cuestionamos en esta investigación: ¿De qué forma el PIBID de Letras en dos Instituciones de Enseñanza Superior abordó el trabajo con la lectura? ¿El PIBID contribuyó o no a la capacitación de sus becarios en relación a la concepción de lectura que éstos ahora, mientras los profesores poseen y para la praxis de esa concepción en las actividades que proponen? Ante estas inquietudes, adoptamos como tema la formación inicial docente y la lectura a través del PIBID. Los sujetos de este estudio son licenciados en Letras, egresados del programa, oriundos de dos IES del estado de Paraná, una estadual y otra federal. Por lo tanto, este estudio presenta dos objetivos generales, el primero analizar el trabajo con la lectura desarrollado en la formación inicial de los egresados y aún analizar la concepción de lectura y la praxis adoptada por los ex becarios en relación a la enseñanza-aprendizaje de esta habilidad. Hemos establecido los siguientes objetivos: Caracterizar la formación inicial en la lectura en PIBID, desarrollado en el subproyecto de la IFPR portuguesa de Palmas - PR y Español Idioma subproyecto Unioeste de Cascavel - PR. (entre los años 2007 y 2015); Verificar el perfil de los egresados del PIBID de las IES analizadas; Reconocer cuáles son sus concepciones de lectura; Identificar los discursos de los egresados en relación a lo que aprendieron sobre lectura en los subproyectos y su praxis con la lectura. Para atender a estos objetivos, utilizamos las bases teóricas de la concepción del lenguaje como forma de interacción, de acuerdo con Bakhtin (2003) y Bakhtin / Volochínov (2009), así como las concepciones de lectura, tratadas por autores como Geraldi (1996, 1997) (1998), Leffa (1999), Kleiman (1999, 2002), Colomer y Camps (2002) entre otros. Optamos por la investigación de base cualitativa de cuño interpretativista y también usamos algunos recursos de la investigación cuantitativa. En este sentido, el enfoque metodológico se desarrolló a partir de Erickson (2001), André (2001), Denzin y Lincon (2006), Fabricio (2006), Gil (2008), Flick (2009), Angrosino (2009), De Grande (2009) (2011), Bortoni-Ricardo (2008, 2012, 2013) y otros. Nuestro punto de partida son los postulados de la Lingüística Aplicada, según Cavalcanti (1986, 2001) y Moita Lopes (1996, 2006). Los instrumentos y procedimientos de investigación fueron el análisis documental, la aplicación de cuestionario y realización de entrevista semiestructurada. Los resultados apuntan que hubo muchas contribuciones del PIBID, no sólo para formación inicial docente al aproximar la universidad de la escuela, pero especialmente en cuanto al trabajo con lectura. Conocimientos estos que hoy forman parte de la praxis de los ex-pibidianos.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-08-16T19:32:12Z No. of bitstreams: 2 MARCIA_ROSA_2019.pdf: 2298852 bytes, checksum: 9ed94c1138e3d0e13c8b22f852cd59bb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-16T19:32:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MARCIA_ROSA_2019.pdf: 2298852 bytes, checksum: 9ed94c1138e3d0e13c8b22f852cd59bb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-03-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectPIBIDpor
dc.subjectFormación inicialeng
dc.subjectLecturaeng
dc.subjectPIBID.eng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleFormação inicial docente e leitura: análise do programa PIBIDpor
dc.title.alternativeFormación inicial docente y lectura: análisis del programa PIBIDeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCIA_ROSA_2019.pdfArquivo completo2.24 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons