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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4281
Tipo do documento: Dissertação
Title: Proposta de um modelo de Customer-Based Brand Equity (CBBE) para aplicação em Atrativos Turísticos: um estudo no Complexo Turístico Itaipu
Other Titles: Proposal of a Customer-Based Brand Equity (CBBE) model for application in Tourism Attractions: a study at Itaipu Tourist Complex
Autor: Chibiaqui, Rodrigo 
Primeiro orientador: Hack Neto, Eduardo
Primeiro membro da banca: Damke Junior, Elói
Segundo membro da banca: Mondo, Tiago Savi
Resumo: Apesar da crescente importância do valor de marca nos mais variados segmentos, atrativos turísticos são normalmente analisados sob o enfoque da imagem, desconsiderando outras dimensões que compõe o Customer-Based Brand Equity (CBBE), ou valor de marca baseado no consumidor. Como não foi encontrada na literatura uma escala para mensuração de CBBE de atrativos turísticos, este trabalho propôs uma escala específica para o Complexo Turístico Itaipu (CTI), objeto deste estudo, com base na literatura de marcas e de escalas utilizadas em estudos de destinos turísticos. O modelo teórico foi testado empiricamente por meio de um survey com 409 visitantes. A validade da escala e o modelo teórico proposto foram analisados através de estatística descritiva, análise fatorial exploratória, correlações, análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais. Uma análise de cluster foi realizada a fim de detectar diferenças entre os grupos que avaliam melhor e pior o CBBE do CTI, bem como os impactos que diferentes níveis de lealdade podem gerar no modelo teórico. Os principais resultados do estudo foram a validação das quatro dimensões do CBBE propostas por Konecnik (2006); a reformulação das variáveis observáveis que compõem cada dimensão; a observação das correlações entre as dimensões, que sugere que imagem de marca (IM) é a dimensão com menor correlação entre as demais, bem como que o conhecimento de marca (CM) e a qualidade percebida (QP) são os fatores que mais influenciam o CBBE; a observação das relações de causa e efeito entre as dimensões, mostrando que a QP afeta positivamente a IM e a lealdade à marca (LM). Por fim, através da análise de cluster foi possível evidenciar que viajantes com muita experiência de viagem, alto nível de instrução e renda são os que pior avaliam o valor de marca do atrativo, principalmente nas dimensões lealdade e qualidade percebida, mostrando que este é um público mais difícil de encantar.
Abstract: Despite the increasing importance of brand value in a wide range of segments, tourism attractions are usually analyzed under the image approach, disregarding other dimensions that comprise the Customer-Based Brand Equity (CBBE). As a scale for the measurement of tourist attractions CBBE was not available in the literature, this work proposed a specific scale for the Itaipu Tourist Complex (CTI), object of this study, based on the brands literature and on scales used in tourism destination studies. The theoretical model was empirically tested through a survey with 409 visitors. The validity of the scale and the proposed theoretical model were analyzed through descriptive statistics, exploratory factorial analysis, correlations, confirmatory factorial analysis and structural equations modeling. A cluster analysis was performed in order to detect differences between the groups that better and worse evaluate the CTI CBBE, as well as the impacts that different levels of loyalty can generate in the theoretical model. The main results of the study were the validation of the four dimensions of the CBBE proposed by Konecnik (2006); the reformulation of the observable variables that set each dimension; the observation of the correlations between dimensions, which suggests that brand image (IM) is the dimension with less correlation among the others, as well as that brand knowledge (CM) and perceived quality (QP) are the factors that most influence the CBBE; the observation of cause and effect relationships between dimensions, showing that QP positively affects IM and brand loyalty (LM). Finally, through the cluster analysis it was possible to show that travelers with a lot of travel experience, high level of education and income are the ones that worst evaluate the attraction’s brand equity, mainly in the loyalty and perceived quality dimensions, showing that this public is harder to enchant.
Keywords: Customer-based brand equity
Valor de marca
Atrativos turísticos
Turismo
Foz do Iguaçu
Itaipu
Customer-based brand equity
Brand equity
Tourism attraction
Tourism
Foz do Iguaçu
Itaipu
CNPq areas: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: CHIBIAQUI, Rodrigo. Proposta de um modelo de Customer-Based Brand Equity (CBBE) para aplicação em Atrativos Turísticos: um estudo no Complexo Turístico Itaipu. 2019. 116 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4281
Issue Date: 1-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

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