Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Tonie Maria Gregory dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5393832818076265por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee2Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee3Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee4Roncarelli, Doris-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3584428194857312por
dc.date.accessioned2019-05-16T14:40:02Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Tonie Maria Gregory dos. Experimentação pedagógica no processo de aprendência: uma interconexão tecnológica, transdisciplinar e transversal. 2019. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4260-
dc.description.resumoO trabalho, intitulado Experimentação pedagógica no processo de Aprendência: Uma interconexão tecnológica, transdisciplinar e transversal, vinculado à linha de pesquisa Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, pretende trazer contribuições ao espaço escolar, à sala de aula, aos professores e aos estudantes, no que concerne ao domínio das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD), com a produção de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEA). A escolha por esse tema se justifica pela necessidade de produção de materiais didáticos digitais em sala de aula. As disciplinas que fizeram parte da presente Experimentação Pedagógica foram Arte, Língua Portuguesa e Literatura. Objetivamos, inicialmente, propiciar uma Experimentação em sala de aula, na qual estudantes também foram agentes centrais da atividade, fazendo uma interconexão tecnológica e pedagógica com a turma de 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica São Martinho–RS. Realizamos ações produzindo ODEA, em que o ensino e a pesquisa estavam interligados, ou seja, fizemos uma conexão entre a universidade e a escola. Os autores que dão suporte a este trabalho foram sendo escolhidos conforme se determinavam os temas de abrangência da pesquisa. Dentre eles estão, Aparecida Cruz (2010), Basarab Nicolescu (1999); Beatriz Helena Dal Molin (2003); Edgar Morin (2000); Félix Guattari (1995); Gilles Deleuze (1988, 2001); Hugo Assmann (2000, 2007); Marc Prensky (2001); Octavio Paz (2006); Pierre Lévy (1999, 2000). Discutimos neste trabalho sobre educação, tecnologia, rizoma, Experimentação, transversalidade, Filosofia da Diferença, Haicai, mídias de convergência, Aprendência, multiplicidades e hipertexto. O trabalho de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, é sustentado pela pesquisa-ação, a qual busca refletir sobre o emprego da Tecnologia de Comunicação Digital na escola a partir da atuação e reflexão da pesquisadora e dos pesquisados. Apresentamos os procedimentos de coleta e análise de dados e os ODEA produzidos nas disciplinas durante a Experimentação Pedagógica. Trazemos ainda, o discurso de fim de tarde e as referências utilizadas como aporte para este estudo. Constatamos, no decorrer da pesquisa, que se faz necessário ampliar o campo investigativo nessa área e que faltam estudos voltados para a prática e o cotidiano em sala de aula.por
dc.description.abstractThe work, called Pedagogical Experimentation in the Learning Process: A technological, transdisciplinary and transversal interconnection, linked to the research line Language: Linguistic, Cultural and Teaching Practices in the Master of Art from the State University of the West of Paraná, intends to bring contributions to the school space, to the classroom, to the teachers and to the students, in relation to the Digital Communication Technologies (DCT), with the production of Digital Learning Objects (DLO). The choice for this theme is justified by the need to produce digital didactic materials in the classroom. The subjects that were part of this Pedagogical Experimentation were Art, Portuguese Language and Literature. We initially intended to provide a classroom experimentation, in which students are also central agents of the activity, making a technological and pedagogical interconnection with the 2nd year class of High School from the São Martinho-RS State School of Basic Education. We carried out actions producing DLO, in which teaching and research were interconnected, that is, we made a connection between the university and the school. The authors who support this work were chosen according to the themes of the research scope. Among them are Aparecida Cruz (2010), Basarab Nicolescu (1999); Beatriz Helena Dal Molin (2003); Edgar Morin (2000); Félix Guattari (1995); Gilles Deleuze (1988, 2001); Hugo Assmann (2000, 2007); Marc Prensky (2001); Octavio Paz (2006); Pierre Lévy (1999, 2000). We discuss in this work about education, technology, rhizome, Experimentation, transversality, Philosophy of Difference, Haicai, convergence media, Learning, multiplicities and hypertext. The work of a qualitative and ethnographic approach is supported by action research, which seeks to reflect on the use of digital technology in school based on the performance and reflection of the researcher and the researched ones. We present the data collection and analysis procedures and the DLO produced in the subjects during the Pedagogical Experimentation. We also present the evening discourse and the references used as contribution for this study. We find, in the course of the research, that it is necessary to expand the field of research in this area and that there is a lack of studies focused on practice and daily life in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2019-05-16T14:40:02Z No. of bitstreams: 2 Tonie_Santos2019.pdf: 5097652 bytes, checksum: 4f812d26f71dd886bc8066e75bfc2504 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-16T14:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tonie_Santos2019.pdf: 5097652 bytes, checksum: 4f812d26f71dd886bc8066e75bfc2504 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2019-02-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectExperimentação Pedagógicapor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectAprendênciapor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectPedagogical Experimentationeng
dc.subjectTransversalityeng
dc.subjectTransdisciplinarityeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleExperimentação pedagógica no processo de aprendência: uma interconexão tecnológica, transdisciplinar e transversalpor
dc.title.alternativePedagogical Experimentation in the Learning Process: A technological, Transdisciplinary and Transversal Interconnectioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tonie_Santos2019.pdf4.98 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons