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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4186
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educador ambiental: construindo um perfil profissional para o sistema escolar
Other Titles: Environmental educator: building professional profile to school system
Autor: Oliveira, Debora Regina Marochi de 
Primeiro orientador: Lindino, Terezinha Corrêa
Primeiro membro da banca: Lindino, Terezinha Corrêa
Segundo membro da banca: Nyamien, Francy Rodrigues da Guia
Terceiro membro da banca: Vale, Júlio Daniel do
Resumo: Com o surgimento das questões ambientais como problemas que afetam o Ambiente, a Educação Ambiental se destaca como uma possibilidade de sensibilização e mudança de comportamentos. Sua inserção na escola se dá por meio do Educador Ambiental e para que a temática seja abordada de maneira satisfatória, este profissional necessita de contínua formação e capacitação. Segundo a Conferência Intergovernamental sobre Educação para o Meio Ambiente, em Tibilisi, no ano de 1977, é preciso um olhar constante para a abordagem da temática, buscando sempre aperfeiçoar métodos e conteúdos. Portanto, este estudo trata da discussão teórica da formação de Educadores Ambientais cujo propósito é delimitar o seu perfil profissional na educação básica. De cunho exploratório, a presente pesquisa baseou-se nas seguintes técnicas: levantamento bibliográfico e documental. A partir dos dados coletados em pesquisa bibliográfica foi possível obter informações sobre o histórico da EA, seus princípios fundamentais e suas vertentes. A pesquisa documental possibilitou averiguar a legislação ambiental e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas estaduais de Cascavel, por meio dos quais foi possível constatar quais práticas de Educação Ambiental estes profissionais vêm desenvolvendo nestas escolas. Após o levantamento das informações pertinentes, foram construídas hipóteses que resultaram nas categorias de significação a fim de analisar a prática ambiental docente e contribuir para a formação do Docente Educador Ambiental Formal. Concluiu-se que estes educadores vêm enfrentando dificuldades para trabalhar estas questões na escola. Apenas 23% destes profissionais realizam projetos de educação ambiental por escrito e a maioria destes desenvolvem atividades pontuais o que caracteriza a maneira equivocada com que se vem desenvolvendo a temática. Diante deste contexto, a escola requer um novo modelo de Educador Ambiental, um profissional formado e capacitado encarregado em direcionar as atividades de educação ambiental na escola.
Abstract: With the emergence of environmental issues as problems that affect the Environment, Environmental Education stands out as a possibility of sensitization and behavior change. Its insertion in the school takes place through the Environmental Educator and for that the subject is approached in a satisfactory way, this professional needs of continuous formation and qualification. According to the Intergovernmental Conference on Environmental Education in Tibilisi in 1977, it is necessary to take a constant look at approaching the theme, always seeking to improve methods and contents. Therefore, this study deals with the theoretical discussion of the formation of Environmental Educators whose purpose is to delimit their professional profile in basic education. From an exploratory perspective, the present research was based on the following techniques: bibliographical and documentary survey. Based on data collected in a bibliographic research, it was possible to obtain information about the history of EA, its fundamental principles and its aspects. The documentary research made it possible to ascertain the environmental legislation and the Pedagogical Political Projects of the state schools of Cascavel, through which it was possible to verify which Environmental Education practices these professionals have been developing in these schools. After the pertinent information was gathered, hypotheses were constructed that resulted in the categories of significance in order to analyze the environmental teaching practice and contribute to the formation of the Formal Environmental Educator Teacher. It was concluded that these educators are facing difficulties to work on these issues in school. Only 23% of these professionals carry out environmental education projects in writing, and most of them carry out specific activities that characterize the mistaken way in which the theme has been developed. Given this context, the school requires a new model of Environmental Educator, a trained and qualified professional in charge of directing environmental education activities in the school.
Keywords: Educação ambiental formal
Ambientalização curricular
Contexto escolar
Formal environmental education
Curricular ambientalization
Social context.
CNPq areas: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Campun: Toledo
Citation: OLIVEIRA, Debora Regina Marochi de. Educador ambiental: construindo um perfil profissional para o sistema escolar. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4186
Issue Date: 1-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

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