Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Debora Regina Marochi de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228507514404910por
dc.contributor.advisor1Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.referee1Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.referee2Nyamien, Francy Rodrigues da Guia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283384714727324por
dc.contributor.referee3Vale, Júlio Daniel do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175525256824314por
dc.date.accessioned2019-04-04T22:35:01Z-
dc.date.issued2019-03-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Debora Regina Marochi de. Educador ambiental: construindo um perfil profissional para o sistema escolar. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4186-
dc.description.resumoCom o surgimento das questões ambientais como problemas que afetam o Ambiente, a Educação Ambiental se destaca como uma possibilidade de sensibilização e mudança de comportamentos. Sua inserção na escola se dá por meio do Educador Ambiental e para que a temática seja abordada de maneira satisfatória, este profissional necessita de contínua formação e capacitação. Segundo a Conferência Intergovernamental sobre Educação para o Meio Ambiente, em Tibilisi, no ano de 1977, é preciso um olhar constante para a abordagem da temática, buscando sempre aperfeiçoar métodos e conteúdos. Portanto, este estudo trata da discussão teórica da formação de Educadores Ambientais cujo propósito é delimitar o seu perfil profissional na educação básica. De cunho exploratório, a presente pesquisa baseou-se nas seguintes técnicas: levantamento bibliográfico e documental. A partir dos dados coletados em pesquisa bibliográfica foi possível obter informações sobre o histórico da EA, seus princípios fundamentais e suas vertentes. A pesquisa documental possibilitou averiguar a legislação ambiental e os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas estaduais de Cascavel, por meio dos quais foi possível constatar quais práticas de Educação Ambiental estes profissionais vêm desenvolvendo nestas escolas. Após o levantamento das informações pertinentes, foram construídas hipóteses que resultaram nas categorias de significação a fim de analisar a prática ambiental docente e contribuir para a formação do Docente Educador Ambiental Formal. Concluiu-se que estes educadores vêm enfrentando dificuldades para trabalhar estas questões na escola. Apenas 23% destes profissionais realizam projetos de educação ambiental por escrito e a maioria destes desenvolvem atividades pontuais o que caracteriza a maneira equivocada com que se vem desenvolvendo a temática. Diante deste contexto, a escola requer um novo modelo de Educador Ambiental, um profissional formado e capacitado encarregado em direcionar as atividades de educação ambiental na escola.por
dc.description.abstractWith the emergence of environmental issues as problems that affect the Environment, Environmental Education stands out as a possibility of sensitization and behavior change. Its insertion in the school takes place through the Environmental Educator and for that the subject is approached in a satisfactory way, this professional needs of continuous formation and qualification. According to the Intergovernmental Conference on Environmental Education in Tibilisi in 1977, it is necessary to take a constant look at approaching the theme, always seeking to improve methods and contents. Therefore, this study deals with the theoretical discussion of the formation of Environmental Educators whose purpose is to delimit their professional profile in basic education. From an exploratory perspective, the present research was based on the following techniques: bibliographical and documentary survey. Based on data collected in a bibliographic research, it was possible to obtain information about the history of EA, its fundamental principles and its aspects. The documentary research made it possible to ascertain the environmental legislation and the Pedagogical Political Projects of the state schools of Cascavel, through which it was possible to verify which Environmental Education practices these professionals have been developing in these schools. After the pertinent information was gathered, hypotheses were constructed that resulted in the categories of significance in order to analyze the environmental teaching practice and contribute to the formation of the Formal Environmental Educator Teacher. It was concluded that these educators are facing difficulties to work on these issues in school. Only 23% of these professionals carry out environmental education projects in writing, and most of them carry out specific activities that characterize the mistaken way in which the theme has been developed. Given this context, the school requires a new model of Environmental Educator, a trained and qualified professional in charge of directing environmental education activities in the school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2019-04-04T22:35:01Z No. of bitstreams: 1 Debora_Oliveira_2019.pdf: 1740028 bytes, checksum: 5444efbf23862c1c3d4ef18b691f4002 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-04T22:35:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora_Oliveira_2019.pdf: 1740028 bytes, checksum: 5444efbf23862c1c3d4ef18b691f4002 (MD5) Previous issue date: 2019-03-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ambiental formalpor
dc.subjectAmbientalização curricularpor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectFormal environmental educationeng
dc.subjectCurricular ambientalizationeng
dc.subjectSocial context.eng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleEducador ambiental: construindo um perfil profissional para o sistema escolarpor
dc.title.alternativeEnvironmental educator: building professional profile to school systemeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Debora_Oliveira_2019.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.