Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4139
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrança, Juliana de Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237331888381691por
dc.contributor.advisor1Cattelan, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9256916603102594por
dc.contributor.referee1Lopes , Maraísa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152621820012936por
dc.contributor.referee2Amarante, Maria de Fátima Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8898720522857304por
dc.contributor.referee3Soares , Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee4Garcia , Dantielli Assumpção-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4595437339696603por
dc.date.accessioned2019-03-12T17:33:02Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.citationFRANÇA, Juliana de Sá. O (não) lugar da América Latina em Cercanía Joven. 2018. 176 f. Tese( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4139-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar a imagem da América Latina no discurso da coleção didática de língua espanhola Cercanía Joven, adotada por escolas da rede pública do oeste do Paraná. Refletir sobre uma representação implica pensar em efeitos de sentidos possíveis e, sobretudo, no entendimento de que os sentidos não são fixos ou pré-determinados, mas construídos a partir do engendramento de processos discursivos: constitui-se, portanto, em um exercício de compreensão. Por ser uma disciplina cujo olhar se volta para a leitura e que se preocupa com aspectos sociais e ideológicos que constituem as práticas discursivas em suas diferentes naturezas, a Análise de Discurso de linha francesa, apresenta-se como terreno propício para as reflexões empreendidas. Compreende-se que são os discursos que circulam na sociedade que imprimem sobre a América Latina status simbólico e que o livro didático, ao pautar aquilo a que o estudante deve - ou não - ter acesso em seu percurso escolar, goza de certo poder de construção do imaginário coletivo. A escolha deste objeto de pesquisa se deve a duas razões: ao papel atribuído ao livro didático na esfera escolar e pelo fato de Cercanía Joven se constituir em uma coleção aprovada pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático e, portanto, ter seu discurso autorizado pelo governo brasileiro. Entendendo que a língua não é um instrumento dócil e manejável segundo intenções pré-determinadas de um sujeito “dono de seu dizer”, mas uma materialidade em que são tecidos discursos, sujeitos e memórias, partiu-se da hipótese de que a coleção didática em foco possui traços de acomodação a um discurso que, sob a defesa da bandeira da diversidade e da pluralidade, revela-se superficial, homogeneizante e fragmentado no tocante à América Latina. A constituição do corpus se deu a partir da seleção de sequências discursivas, recortadas das seções de fala, escuta, escrita e leitura da coleção didática. Como resultado desse processo de investigação, foi possível observar que há mais permanências na prática discursiva de Cercanía Joven, evocando já-ditos, do que rupturas de sentidos cristalizados.por
dc.description.abstractEsta investigación objetiva analizar la imagen de Latinoamérica en el discurso de la colección didáctica de lengua española Cercanía Joven, adoptada por escuelas de la red pública del oeste de Paraná. La reflexión sobre una representación implica pensar en efectos de sentidos posibles y, sobre todo, en el entendimiento de que los sentidos no están fijos o predeterminados, sino son construidos a partir de la elaboración de procesos discursivos: se constituye, por lo tanto, en un ejercicio de comprensión. Por ser una asignatura cuya mirada se vuelve a la lectura y que se preocupa por aspectos sociales e ideológicos que constituyen las prácticas discursivas en sus diferentes naturalezas, el Análisis de Discurso de línea francesa, se presenta como la dimensión teórica adecuada para las reflexiones emprendidas. Se entiende que son los discursos que circulan en la sociedad que imprimen sobre Latinoamérica estatus simbólico y que el libro didáctico, al pautar aquello a lo que el estudiante debe - o no - tener acceso en su vida escolar, goza de cierto poder de construcción del imaginario colectivo. La elección de este objeto de investigación se debe a dos razones: al papel atribuido al libro didáctico en la escuela y al hecho de que Cercanía Joven se constituye en una colección aprobada por el Programa Nacional del Libro y Material Didáctico y, por lo tanto, su discurso está autorizado por el gobierno brasileño. Entendiendo que la lengua no es un instrumento dócil y manejable según intenciones predeterminadas de un sujeto "dueño de su decir", sino una materialidad en la que son tejidos discursos, sujetos y memorias, se partió de la hipótesis de que la colección didáctica en cuestión tiene rasgos de acomodación a un discurso que, bajo la defensa de la diversidad y de la pluralidad, se revela superficial, homogeneizante y fragmentado en lo tocante a Latinoamérica. Para la constitución del corpus, fueron seleccionadas secuencias discursivas, recortadas de las secciones de habla, escucha, escritura y lectura de la colección didáctica. Como resultado de este proceso de investigación, fue posible observar que hay más permanencias en la práctica discursiva de Cercanía Joven, evocando ya dichos, que rupturas de sentidos cristalizadoseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-03-12T17:33:02Z No. of bitstreams: 2 Juliana_frança_2018.pdf: 1805923 bytes, checksum: 55beb5e01eaad1cd0eb9eaa40c2e1439 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-12T17:33:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Juliana_frança_2018.pdf: 1805923 bytes, checksum: 55beb5e01eaad1cd0eb9eaa40c2e1439 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAmérica Latinapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectCercanía Jovenpor
dc.subjectAmérica Latinaeng
dc.subjectLibro Didácticoeng
dc.subjectDiscursoeng
dc.subjectCercanía Joveneng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO (não) lugar da América Latina em Cercanía Jovenpor
dc.title.alternativeEl (no) lugar de Latinoamérica en Cercanía Joveneng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana_frança_2018.pdfArquivo completo1.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons