Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4137
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ana Paula dos-
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee1Leites Junior, Pedro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312276806206560por
dc.contributor.referee2Telles,Célia Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961505951749379por
dc.contributor.referee4Corbari,Clarice Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.date.accessioned2019-03-12T15:03:21Z-
dc.date.issued2018-06-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula dos. Pronomes do português brasileiro: contribuições para o trabalho com o ensino fundamental II. 2018. 87 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4137-
dc.description.resumoObjetiva-se, por meio desta pesquisa, propor unidade didática sobre o ensino dos pronomes pessoais do caso reto constituintes do Português Brasileiro em textos escritos. Enfoca-se a necessidade de refletir sobre o ensino do funcionamento dos pronomes pessoais de forma adequada às necessidades discursivas dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Para cumprir estes objetivos, procedeu-se à aplicação teórica no respectivo ano em uma escola púbica do Paraná, sendo que a orientação teórica reside na Sociolinguística, que é baseada no uso efetivo da língua, nos usos do cotidiano, quer na informalidade, quer na formalidade, em ambas modalidades de língua. Espera-se que os resultados obtidos possam contribuir com o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental, principalmente com o reconhecimento do Português Brasileiro, da distinção entre o texto oral-dialogado e escrito, do conceito de norma, e do papel dos pronomes pessoais no funcionamento da língua.por
dc.description.abstractWe aim, through this research, to propose a didactic unit about the teaching of the subject pronouns, constitutive of Brazilian Portuguese in written texts. We focus the need of reflecting about the teaching of the personal pronouns operation in an appropriate way to the discursive needs of seventh grade students of Elementary School. To accomplish these objectives, we proceeded to theoretical application in the respective grade in a public school of Paraná, being that the theoretical orientation is the Sociolinguistics, which is based on the effective use of the language, in the everyday uses, whether in informality or in the formality, in both language modalities. We expect that the results obtained can contribute to the Portuguese Language teaching in Elementary School, mainly with the acknowledgment of Brazilian Portuguese, of the distinction between the oral-dialogued and the written text, of the concept of norm and of the personal pronouns role in the language operation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-03-12T15:03:20Z No. of bitstreams: 2 Ana_Santos_2018.pdf: 1982405 bytes, checksum: 3a9bb087d036f6bb21e7bcdf055476e7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-12T15:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana_Santos_2018.pdf: 1982405 bytes, checksum: 3a9bb087d036f6bb21e7bcdf055476e7 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-06-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPronomespor
dc.subjectEnsino de Português Brasileiro.por
dc.subjectTexto escrito e oral-dialogadopor
dc.subjectPronounseng
dc.subjectBrazilian Portuguese Teachingeng
dc.subjectWritten and oral-dialogued texteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePronomes do português brasileiro: contribuições para o trabalho com o ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeBrazilian portuguese pronouns: contributions to elementary education work II. 2018eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Santos_2018.pdfArquivo completo1.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons