Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4106
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVital, Zilda Pereira dos Santos Neta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377118408754047por
dc.contributor.advisor1Szymanski, Maria Lidia Sica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9237911847876411por
dc.contributor.referee1Sforni , Marta Sueli de Faria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9919089239265864por
dc.contributor.referee2Baumgartner , Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee3Iacono , Jane Peruzo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508456648541332por
dc.date.accessioned2019-02-20T19:31:44Z-
dc.date.issued2018-10-02-
dc.identifier.citationVITAL, Zilda Pereira dos Santos Neta. Concepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre a leitura e as funções psicológicas superiores. 2018.162 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4106-
dc.description.resumoEste estudo, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, com base em Vigotski, Leontiev e Luria, tem como objetivo investigar as concepções dos professores dos anos iniciais sobre a relação entre leitura – elemento que compõe a linguagem escrita – e as funções psicológicas superiores (FPS), no entendimento de que existe uma reciprocidade entre esses processos. Elegeram-se como objetivos específicos: enfatizar a leitura como prática social que associada à escrita permite a comunicação entre os indivíduos; apresentar a leitura como instrumento que contribui com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores; destacar o papel da leitura enquanto instrumento necessário para a apropriação dos conhecimentos científicos; abordar as funções psicológicas superiores segundo os pressupostos da Psicologia Histórico-cultural; analisar os processos funcionais apontando entrelaçamentos com a leitura; verificar como ocorre a formação continuada ofertada aos professores de uma rede municipal de ensino que trabalha na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural há mais de 10 anos. A pesquisa sobre o Estado do Conhecimento, junto à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações envolvendo as palavras: leitura e Funções Psicológicas Superiores, revelou ausência de pesquisas nessa perspectiva, ampliando a relevância desta investigação. Na pesquisa de campo, entrevistaram-se 51% dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a Secretária de Educação. Os dados coletados revelaram quatro níveis de compreensão docente: a) um nível reconhece que há relação entre as FPS e a aprendizagem da leitura, mas não a explicita espontaneamente (44 %); b) outro grupo reconhece essa relação mas põe a ênfase do processo no desenvolvimento das FPS, como pré-requisito para a aprendizagem da leitura (22 %); c) no terceiro grupo, os professores investigados atribuem uma ligação íntima e recíproca entre a aprendizagem da leitura e o desenvolvimento das FPS (6%);d) e finalmente 28% dos professores consideram que há reciprocidade entre os processos de aprendizagem da leitura e o desenvolvimento das FPS, entretanto compreendem que é a aprendizagem da leitura que promoverá esse desenvolvimento. Os professores reconhecem que a partir do momento que a criança aprende a ler, ocorrem saltos qualitativos que contribuem para avanços significativos na sua aprendizagem e desenvolvimento, na medida em que lhes possibilita mais autonomia para execução das atividades em sala de aula. Afirmaram que a leitura oportuniza a ampliação dos processos funcionais superiores das crianças, a exemplo da memória, abstração, atenção, raciocínio, linguagem e pensamento, favorecendo o aumento de suas capacidades e potencialidades. Desse modo, a leitura é uma forma de apropriação cultural que possibilita à criança desenvolver sua consciência na busca do controle da sua conduta, e desse modo, humanizar-se. Tanto os professores quanto a Secretaria de Educação afirmam que a formação continuada pauta-se no reconhecimento e valorização do trabalho docente em toda sua complexidade, buscando superar o imediatismo, os procedimentos engessados e desligados dos fundamentos teóricos. No entanto, os depoimentos dos participantes da pesquisa revelam que, ainda existem muitas barreiras e dificuldades a serem ultrapassadas, as quais são reconhecidas pela representante da SEMED, que compreende a necessidade de persistir com a proposta de um trabalho educativo que garanta a formação integral de alunos e professores, reconhecendo suas características históricas, culturais e sociais.por
dc.description.abstractThis study, from the perspective of Historical-Cultural Theory, based on Vygotsky, Leontiev and Luria, aims to investigate the teachers of the early years about their conceptions concerning the relation between reading - element that composes written language - and the higher mental functions (HMF), on the understanding that there is a reciprocity between those processes. They were chosen as specific objectives: to emphasize the reading as social practice that associated with the writing allows the communication between the individuals; to present reading as an instrument that contributes to the development of HMF; highlight the role of reading as a necessary tool for the appropriation of scientific knowledge; to approach the HMF according to the assumptions of Historical-cultural Psychology; to analyze the functional processes pointing to interfacings with the reading; to verify how the continuous formation offered to the teachers of a municipal school network that works in the perspective of Historical-cultural Psychology occurs since more than 10 years. The research on the State of Knowledge, in the Digital Library of Theses and Dissertations involving the words: reading and higher mental functions, revealed the absence of research in this perspective, increasing the relevance of our research. In the field research, the Secretary of Education and 51% of the teachers of the initial years of Elementary School were interviewed. The data collected revealed four levels of teacher understanding: a) one level recognizes that there is a relationship between HMF and learning how to read, but does not spontaneously state it (44%); b) another group recognizes this relationship but puts the emphasis of the process on the development of HMF as a prerequisite for learning how to read (22%); c) the third group teachers investigated attribute an intimate and reciprocal link between reading learning and the development of HMF (6%); d) and finally 28% of the teachers consider that there is a reciprocity between the processes of reading learning and the development of HMF, however they understand that it is the learning of reading that will promote this development. Teachers recognize that from the moment the child learns to read, there are qualitative leaps that contribute to significant advances in their learning and development, as it allows them more autonomy to carry out the activities in the classroom. They pointed out that reading allows the expansion of children's higher functional processes, such as memory, abstraction, attention, reasoning, language and thought, favoring the increase of their capacities and potentialities. In this way, reading is a form of cultural appropriation that enables the child to develop his or her conscience in the pursuit of control of his or her conduct, and thereby humanize himself. Both the professors and the Department of Education affirm that continuing education is based on the recognition and valorization of teaching work in all its complexity, seeking to overcome the immediacy, the procedures disconnected from the theoretical foundations. However, the testimonies of the participants of the research reveal that there are still many barriers and difficulties to overcome, recognized by the SEMED representative, who understands the need to persist with the proposal of a training that enables an educational work that guarantees the integral formation of students and teachers, recognizing their historical, cultural and social characteristics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2019-02-20T19:31:44Z No. of bitstreams: 2 Zilda_Vital_2018.pdf: 4199550 bytes, checksum: 05c29c1bb54605a7feb3883839128414 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-20T19:31:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Zilda_Vital_2018.pdf: 4199550 bytes, checksum: 05c29c1bb54605a7feb3883839128414 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectFunções psicológicas superiorespor
dc.subjectProcessos de ensino e de aprendizagempor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectHigher mental functionseng
dc.subjectTeaching and learning processeseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a relação entre a leitura e as funções psicológicas superiorespor
dc.title.alternativeConceptions of teachers from the initial years of elementary education on the relation between reading and higher mental functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zilda_Vital_2018.pdfArquivo completo4.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons