Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/4069
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Leitura e literatura: uma proposta de combate ao racismo para os sextos anos do Ensino Fundamental |
Other Titles: | Reading and literature: a proposal to combat racism for sixth grade students |
Autor: | Macarini, Luciana Aparecida Bravim |
Primeiro orientador: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Primeiro coorientador: | Santos, Jefferson Fernando Voss dos |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Segundo membro da banca: | Santos, Jefferson Fernando Voss dos |
Terceiro membro da banca: | Schröder, Luciane Thomé |
Quarto membro da banca: | Coqueiro, Wilma dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivos desenvolver e analisar práticas de leitura que procuram responder às determinações legais instituídas pela implementação da Lei 10.639/03. Nesse sentido, não apenas oferece uma proposta de planejamento de atividades didáticas no intuito de responder a essas determinações, como, também, reflete sobre atuação do racismo na sociedade brasileira e suas consequências para a construção de identidades raciais positivas. Constitui-se de uma pesquisa bibliográfica aliada a uma proposta prática de atividades em sala de aula. Em seus procedimentos técnicos, remete-se à pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. A abordagem teórica está voltada à concepção de língua como prática social, amparada em Bakhtin (1997/2003/2010) e na leitura humanizadora (CANDIDO, 1995). As estratégias de leitura, com base no método recepcional proposto por Bordini e Aguiar (1993), fundamentam-se na Estética da Recepção segundo Jauss (1994). Dispõe, ainda, do uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: análise documental de atividades de produção textual – relato de experiências e comentários crítico-reflexivos – conforme Unidade Didática elaborada para esse fim. Espera-se, com essa proposta, incentivar o debate sobre o racismo em sala de aula e motivar professores de Língua Portuguesa e Literatura – possíveis leitores desta dissertação – a experimentarem tal possibilidade de abordagem pedagógica para a implementação da lei 10.639/03 e, com isso, aprofundar o tema desta pesquisa em outros vieses. |
Abstract: | This research aims to develop and analyze reading practices that seek to respond to legal determinations established by the implementation of Law 10.639/03. In this sense, not only does it offer a proposal of didactic activities planning in order to respond to those determinations, but it also reflects on the role of racism in the Brazilian society and its consequences for the construction of positive racial identities. This is a bibliographical research combined with a practical proposal of activities in the classroom. In its technical procedures, reference is made to Action Research, with a qualitative approach. The theoretical approach is focused on the conception of language as a social practice, supported by Bakhtin (1997/2003/2010) and the humanizing literature (CANDIDO, 1995). The reading strategies, from the Receptive Method, proposed by Aguiar and Bordini (1993), are based on the Reception Aesthetics, according to Jauss (1994). Standardized techniques of data collection are also used: documentary analysis of activities of textual production – experience report and critical-reflexive comments – according to the Didactic Unit produced for that purpose. With this proposal, we expect to encourage the debate about racism in the classroom and motivate Portuguese Language and Literature teachers – possible readers of this dissertation – to experience such a pedagogical approach to the implementation of Law 10.639/03, thereby expanding this research topic in other biases. |
Keywords: | Ensino de literatura Leitura Racismo Ensino Fundamental (anos finais) Literature teaching Reading Racism Elementary School (final years) |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MACARINI, Luciana Aparecida Bravim. Leitura e literatura: uma proposta de combate ao racismo para os sextos anos do Ensino Fundamental. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/4069 |
Issue Date: | 9-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luciana Aparecida Bravim Macarini.pdf | 10.1 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License