Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPiano, Kalen Franciele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3843242609152553por
dc.contributor.advisor1Costa-Hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee2Lunardelli, Mariangela Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885114354058788por
dc.contributor.referee3Oliveira, Neil Armstrong Franco de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180161443722551por
dc.date.accessioned2018-11-12T12:29:18Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.identifier.citationPIANO, Kalen Franciele. A prática de Análise Linguística no livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental. 2018. 117 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/4013-
dc.description.resumoA prática de análise linguística (PAL) foi proposta para o ensino de língua portuguesa, na década de 1980, com o intuito de auxiliar os alunos a refletirem sobre os usos da língua em práticas de leitura e de produção textual. Desde então, passou a ser compreendida como um dos eixos de ensino da disciplina de Língua Portuguesa, conforme prescrito por documentos pedagógicos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e Diretrizes Curriculares Estaduais (PARANÁ, 2008). Os livros didáticos, de alguma forma, procuraram contemplar essa proposta, todavia, com compreensões diversas. Ao considerarmos esse contexto histórico, a pesquisa que apresento sustenta-se no tema A prática de análise linguística no livro didático, delimitando, especificamente, para o livro Araribá Plus Português – 7º ano do Ensino Fundamental II. A preocupação que deu origem à dissertação sustenta-se no questionamento: Que relação há entre o ensino de gramática, a PAL e o LD Araribá Plus Português – 7º ano? Com o intuito de responder a esse questionamento, o objetivo que move esta pesquisa é compreender, teórica e metodologicamente a PAL, analisando encaminhamentos de trabalho com a língua em um livro didático do ensino fundamental – anos finais. Trata-se de uma investigação ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, conforme preceitos de Moita Lopes, (2006); na abordagem qualitativa interpretativista, segundo Bortoni-Ricardo, (2008); e, metodologicamente, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, conforme Gil (1999), de revisão bibliográfica e documental. Como resultado, compreendemos que algumas atividades aproximaram-se da PAL, mas a maioria precisa ser desenvolvida pelo professor, porque o livro didático não propicia tal prática, para atingir um nível mais amplo e significativo da língua. Os alunos serão beneficiados em seu aprendizado a partir de nossa mediação, desenvolvendo atividades para além do livro didático, ao estender a reflexão da linguagem para o contexto do aluno.por
dc.description.abstractThe linguistic analysis practice (PAL) was proposed for the teaching of Portuguese language, in the 1980s, with the intention of helping students to reflect about the uses of the language in reading and textual production practices. Since then, it has been understood as one of the main cores of teaching the Portuguese language, according prescriptions by pedagogical documents such as the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998), and the State Curricular Guidelines (PARANÁ, 2008). The textbooks, in certain ways, try to contemplate this purpose, with various understandings, though. When considering this historical context, the research that I present sustains itself on the theme The linguistic analysis practice in textbooks, delimiting, especially, on the book Araribá Plus Portuguese – 7º grade of Fundamental School II. The concern which originated the dissertation sustains on the question: What is the relationship between the teaching of grammar, PAL and LD Araribá Plus Portuguese – 7º grade? Trying to answer that question, the objective that guides this research is to comprehend, theoretic and methodologically the PAL, analyzing the language working referrals in a textbook of the fundamental school – final years. It is an investigation based on the Applied Linguistic assumptions, according to Moita Lopes’ precepts, (2006); on the interpretative qualitative approach, in line with Bortoni-Ricardo, (2008); and, methodologically, we made an exploratory research, in accordance with Gil (1999), a bibliographic and documental revision. As a result, we understand that some activities have approached the PAL, but most need to be developed by the teacher, because the textbook does not provide such practice, to reach a wider and meaningful level of the language. The students will benefit in their learning from our mediation, developing activities beyond the textbook, by extending the reflection of the language to the context of the student.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-11-12T12:29:18Z No. of bitstreams: 2 Kalen _Piano_2018.pdf: 4499676 bytes, checksum: b105351175fc9f5321845d8d609a34fb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-12T12:29:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Kalen _Piano_2018.pdf: 4499676 bytes, checksum: b105351175fc9f5321845d8d609a34fb (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-08-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectPrática de análise linguísticapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectGramática Normativapor
dc.subjectLinguistic analysis practiceeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectNormative Grammareng
dc.subject.cnpqLETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.titleA prática de Análise Linguística no livro didático do 7º ano do Ensino Fundamentalpor
dc.title.alternativeThe Linguistic Analysis practice in text books of 7º grade of Fundamental School IIeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kalen _Piano_2018.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons