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Tipo do documento: Dissertação
Title: A educomunicação e a divulgação científica sobre transgenia
Other Titles: The educomunication and cientific divulgation about transgenic
Autor: Alves, Selmar Becker 
Primeiro orientador: Lindino, Terezinha Corrêa
Primeiro coorientador: Lindino, Cleber Antônio
Primeiro membro da banca: Lindino, Terezinha Corrêa
Segundo membro da banca: Demétrio, Silvio Ricardo
Terceiro membro da banca: Nyamien, Francy Rodrigues da Guia
Resumo: Esta pesquisa parte da hipótese de que toda informação quando observada a diversidade das ideias e suas intenções se transforma em conhecimento. Assim, questiona-se se o jornalismo enquanto forma de conhecimento é capaz de desenvolver uma metodologia capaz de gerar conhecimento acerca de, ou conhecimento de, ou ainda de outra natureza; bem como, se o jornalismo como forma de conhecimento permite que o sujeito possa afastar-se dos fatos informados, posicionar-se perante eles e obter novos conhecimentos. Neste sentido, ela objetivou desenvolver uma ferramenta comunicativa baseando-se no Ecossistema Ecológico. Nela, apresenta-se a Educomunicação como uma estratégia que promove ao mesmo tempo o diálogo e o distanciamento das informações exibidas, e assim possa gerar conhecimentos novos. Como exemplificação, a temática transgenia intentou promover a observação, a quantificação, a descrição e a significação das informações disponibilizadas sobre ela pelos agentes que regulam sua exibição e aplicação no Brasil. Logo, baseado em situações-problema, este estudo procura explorar a legitimidade das pesquisas sobre o tema em ambientes comunicativos (editoriais, matérias, relatórios, cartas de apresentação e livros) por todos os envolvidos. Com base na técnica de análise de conteúdo, elaboraram-se indicadores (Discurso de Precaução; Discurso de Constatação; Discurso de Provocação), tendo a Educomunicação como balizador da divulgação da ciência nos meios midiáticos. Sob os canhões de Brecht (1978), a ferramenta Ecossistema Comunicativo conseguiu reconhecer os diversos conhecimentos presentes nos textos estudados e aproximou a Ciência à Sociedade.
Abstract: This study starts by the hipothesis that each information, when the diversity of ideas and its intentions is considered, becomes knowledge. So, we question that if journalism as a form of knowledge, is capable of developing knowledge about, or knowledge of, or other form of knowledge. We also question if journalism as a form of knowledge allows people to analyse very critically the facts, make its own opinions and get new knowlwdge. In this sense, it had the objective of developing a comunication tool based on the Ecological Ecosystem. We are showing Educomunication as a strategy that promotes at the same time the dialoge and the distancing from the information showed so it can create new knowledge. As an example, the transgenics theme tried to promove the observation, quantification, description and giving a meaning for the information about it gaved by the agentes that regulate its exibition and application in Brazil. Based on problem s ituations, this study intends to explore the legitimacy of the studies about transgenics on media (editorials, news articles, reports, cover letters and books) by everyone envolved. Based on the contente analysis technique, we made indicators (Precaution Speech, Confirmation Speech, Provocation Speech), using Educomunication as a beacon of scientific divulgation on media. Using Brecht’s cannons (1978), the Communicative Ecosystem tool has accepted the diverse knowledge on the studied texts and has approached Science and Society.
Keywords: Educomunicação
Jornalismo como forma de conhecimento.
Divulgação da ciência
Educomunication
Journalism as a form of knowledge
Scientific divulgation
CNPq areas: OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Campun: Toledo
Citation: ALVES, Selmar Becker. A educomunicação e a divulgação científica sobre transgenia. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3967
Issue Date: 15-Jun-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

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