Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Selmar Becker-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834931589249298por
dc.contributor.advisor1Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.advisor-co1Lindino, Cleber Antônio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5882513103054906por
dc.contributor.referee1Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.referee2Demétrio, Silvio Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745952640622234por
dc.contributor.referee3Nyamien, Francy Rodrigues da Guia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283384714727324por
dc.date.accessioned2018-10-10T00:18:39Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationALVES, Selmar Becker. A educomunicação e a divulgação científica sobre transgenia. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3967-
dc.description.resumoEsta pesquisa parte da hipótese de que toda informação quando observada a diversidade das ideias e suas intenções se transforma em conhecimento. Assim, questiona-se se o jornalismo enquanto forma de conhecimento é capaz de desenvolver uma metodologia capaz de gerar conhecimento acerca de, ou conhecimento de, ou ainda de outra natureza; bem como, se o jornalismo como forma de conhecimento permite que o sujeito possa afastar-se dos fatos informados, posicionar-se perante eles e obter novos conhecimentos. Neste sentido, ela objetivou desenvolver uma ferramenta comunicativa baseando-se no Ecossistema Ecológico. Nela, apresenta-se a Educomunicação como uma estratégia que promove ao mesmo tempo o diálogo e o distanciamento das informações exibidas, e assim possa gerar conhecimentos novos. Como exemplificação, a temática transgenia intentou promover a observação, a quantificação, a descrição e a significação das informações disponibilizadas sobre ela pelos agentes que regulam sua exibição e aplicação no Brasil. Logo, baseado em situações-problema, este estudo procura explorar a legitimidade das pesquisas sobre o tema em ambientes comunicativos (editoriais, matérias, relatórios, cartas de apresentação e livros) por todos os envolvidos. Com base na técnica de análise de conteúdo, elaboraram-se indicadores (Discurso de Precaução; Discurso de Constatação; Discurso de Provocação), tendo a Educomunicação como balizador da divulgação da ciência nos meios midiáticos. Sob os canhões de Brecht (1978), a ferramenta Ecossistema Comunicativo conseguiu reconhecer os diversos conhecimentos presentes nos textos estudados e aproximou a Ciência à Sociedade.por
dc.description.abstractThis study starts by the hipothesis that each information, when the diversity of ideas and its intentions is considered, becomes knowledge. So, we question that if journalism as a form of knowledge, is capable of developing knowledge about, or knowledge of, or other form of knowledge. We also question if journalism as a form of knowledge allows people to analyse very critically the facts, make its own opinions and get new knowlwdge. In this sense, it had the objective of developing a comunication tool based on the Ecological Ecosystem. We are showing Educomunication as a strategy that promotes at the same time the dialoge and the distancing from the information showed so it can create new knowledge. As an example, the transgenics theme tried to promove the observation, quantification, description and giving a meaning for the information about it gaved by the agentes that regulate its exibition and application in Brazil. Based on problem s ituations, this study intends to explore the legitimacy of the studies about transgenics on media (editorials, news articles, reports, cover letters and books) by everyone envolved. Based on the contente analysis technique, we made indicators (Precaution Speech, Confirmation Speech, Provocation Speech), using Educomunication as a beacon of scientific divulgation on media. Using Brecht’s cannons (1978), the Communicative Ecosystem tool has accepted the diverse knowledge on the studied texts and has approached Science and Society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marilene Donadel (marilene.donadel@unioeste.br) on 2018-10-10T00:18:39Z No. of bitstreams: 1 Selmar_Alves_2018.pdf: 2202512 bytes, checksum: d3e3e5435e49084235ce11722b078b84 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-10T00:18:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Selmar_Alves_2018.pdf: 2202512 bytes, checksum: d3e3e5435e49084235ce11722b078b84 (MD5) Previous issue date: 2018-06-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectJornalismo como forma de conhecimento.por
dc.subjectDivulgação da ciênciapor
dc.subjectEducomunicationeng
dc.subjectJournalism as a form of knowledgeeng
dc.subjectScientific divulgationeng
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleA educomunicação e a divulgação científica sobre transgeniapor
dc.title.alternativeThe educomunication and cientific divulgation about transgeniceng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusToledopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (TOL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Selmar_Alves_2018.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.