Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPimentel, Izabella Regina Basso-
dc.contributor.advisor1Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee1Corbari, Clarice Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960312520904303por
dc.contributor.referee2Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee3Busse, Sanimar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.contributor.referee4Martiny, Franciele Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583369787690987por
dc.date.accessioned2018-05-22T14:24:59Z-
dc.date.issued2018-03-12-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Izabella Regina Basso. A abordagem da variação linguística no contexto da escola do campo. 2018. 146 f. Dissertação ( Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3674-
dc.description.resumoEste estudo discute a importância da abordagem da variação linguística no contexto da escola do campo e apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sobre o tema. A partir de estudos teóricos e de conhecimento empírico sobre a temática, traçou-se, como objetivo geral, elaborar uma proposta de intervenção para o Ensino Fundamental com o intuito de contribuir para o ensino de Língua Portuguesa em uma perspectiva sociolinguisticamente sensível. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se fundamentou nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística e da Sociolinguística Educacional, com contribuições principalmente de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Bagno (2007; 2008), Labov (2008), Mollica (2010) e Faraco (2011). Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa-ação, de cunho qualitativo, realizada em uma turma de 8º ano do Colégio Estadual do Campo Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, na comunidade de Jotaesse, no Município de Tupãssi, localizado no Oeste do Paraná. O levantamento de dados empíricos para a construção da unidade didática trabalhada com os alunos foi realizado por meio de observação direta e de aplicação de questionário e entrevista com pais e avós dos alunos envolvidos. O material elaborado se pauta na análise dos áudios das entrevistas e de trechos teóricos de várias fontes a respeito da variação linguística e normas linguísticas, bem como de interações orais dos próprios alunos envolvidos. Buscou-se, com a aplicação da unidade didática, a conscientização do aluno sobre a variação linguística, o reconhecimento da própria variedade e a desmistificação do preconceito linguístico, sem perder de vista a função da escola de proporcionar o gradativo domínio da norma culta, valorizada em alguns contextos de interação.por
dc.description.abstractThis study addresses the importance of approaching language variation in a country school and presents a proposition of pedagogical intervention on the subject. Based on theoretical studies and empirical knowledge on the subject, the main goal was to elaborate a pedagogical proposition for the Elementary School with the aim to contribute to the teaching of Portuguese under a sociolinguistically responsive perspective. In order to reach the proposed goal, research was based on theoretical-methodological assumptions of Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics, especially with contributions of Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2014), Bagno (2007; 2008), Labov (2008), Mollica (2010) and Faraco (2011). It is, therefore, a qualitative research, combining literature review and action research, carried out in an 8th grade class of Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado State Country School, in the community of Jotaesse, Tupãssi, West of Paraná. The empirical data for elaborating the didactic unit for the students were collected through direct observation, questionnaire survey and interview with parents and grandparents of the students involved. The material elaborated is based on the analysis of records of the interviews, theoretical excerpts from various sources regarding language variation and linguistic norms, as well as records of oral interactions between the students involved. The aim, with the application of the didactic unit, was to raise the student’s awareness on language variation, promote the identification of their own language variety and demystify language prejudice, without ignoring the role of schools in providing gradual mastery of the cultured norm, valued in some contexts of interaction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-22T14:24:59Z No. of bitstreams: 2 Izabella Regina Basso Pimentel.pdf: 2359278 bytes, checksum: b9ec0d090e559058ee10a456418b5a91 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-22T14:24:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Izabella Regina Basso Pimentel.pdf: 2359278 bytes, checksum: b9ec0d090e559058ee10a456418b5a91 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-03-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectVariação linguísticapor
dc.subjectNormas linguísticaspor
dc.subjectPreconceito linguísticopor
dc.subjectCountry schooleng
dc.subjectLanguage variationeng
dc.subjectLinguistic normseng
dc.subjectLanguage prejudice.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleA abordagem da variação linguística no contexto da escola do campopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Izabella Regina Basso Pimentel.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons