Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKliemann, Marciana Pelin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7810310797222928por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Catapan, Araci Hack-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8542512634940524por
dc.contributor.referee2Costa, Maria Luisa Furlan-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836134905831335por
dc.contributor.referee3Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee4Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.date.accessioned2018-05-21T19:40:49Z-
dc.date.issued2018-02-05-
dc.identifier.citationKLIEMANN, Marciana Pelin. Autismo, tecnologia e aprendência: de ritornelo e de polifonia. 2018. 277 f. Tese ( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3671-
dc.description.resumoAs reflexões presentes nesta tese são de cunho exploratório e têm por finalidade explicitar metodologias adequadas para a intervenção dos professores junto aos estudantes autistas de quatro colégios estaduais da região periférica oeste do município de Cascavel – PR, escolhidos por possuírem laudo psicopedagógico, tendo em vista o disposto na lei de inclusão, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que lhes assegura o atendimento às especificidades individuais de compreensão e por possuírem uma condição financeira desfavorecida.O intuito desta Tese foi realizar uma Experimentação Pedagógica com cinco estudantes autistas e uma investigação sobre educação inclusiva e o emprego da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) com 62 professores, de modo a perceber se estas fomentam e instigam o processo de aquisição dos conhecimentos curriculares e, assim, levam os autistas a auferir avanços na interação e no seu desenvolvimento comunicativo e cognitivo. Esse propósito tem como via a utilização constante da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD), Levy, que, segundo nossa compreensão, apresenta-se como uma condição não linear, ou seja, idiossincrática, para o ensino e a aprendizagem, e por operar com a disponibilização da informação, convidando os partícipes a transformá-la em conhecimento, instigando o raciocínio lógico, a linguagem e a interação. O processo investigativo se ancora nos pressupostos da Linguística Aplicada, sustentado pela abordagem qualitativa da pesquisa em ação, em um estudo de caso. O arcabouço teórico é ancorado no conceito deleuziano de rizoma, ritornelo e experimentação pedagógica, açambarcando a transdisciplinaridade e a transversalidade de Assmann. Também estão presentes em nossa Tese o respeito à singularidade e à multiplicidade, que compõem o ato educativo, especialmente voltado ao desenvolvimento integral do autista com a presença da TCD como coadjuvante da experimentação pedagógica, compreendida, aqui, como Aprendência e relacionada com as inteligências múltiplas de Gardner.por
dc.description.abstractLas reflexiones presentes en esta tesis son de cuño exploratorio y tienen por finalidad explicitar metodologías adecuadas para la intervención de los profesores junto a los sujetos autistas de cuatro colegios públicos de Cascavel -Pr, elegidos por hacer parte de la región periférico oeste del municipio y por atender a autistas con laudo psicopedagógico, considerando el acuerdo con lo dispuesto en la ley de inclusión, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que les asegura la atención, por presentar especificidades individuales de comprensión y por poseer una condición financiera desfavorecida. Nuestra intención es hacer una experimentación pedagógica con el autista, empleando la tecnología para percibir si éstas fomentan e instigan el proceso de adquisición de los conocimientos curriculares y, así, aducen avances en la interacción y en el desarrollo comunicativo del autista. Este propósito se dará por el uso constante de la Tecnología de Comunicación Digital (TCD), del Levy, que, según nuestra comprensión, se presenta como una condición no lineal, o sea idiosincrática, para la enseñanza y el aprendizaje y, por operar con disponibilidad de la información, partícipes a transformarla en conocimiento, instigando el raciocinio lógico del sujeto con TEA. El proceso investigativo se ancla en las teorías de la Lingüística Aplicada, sostenido por el abordaje cualitativo de la investigación-acción en estudio de caso. El marco teórico es anclado en el concepto de crudo de rizoma, ritornelo y experimentación pedagógica, acaparando la inter y la transdisciplinariedad, y la transversalidad de Assmann. También están presentes en nuestra tesis el respeto a la singularidad ya la multiplicidad, que componen el acto educativo, especialmente, orientados al desarrollo integral del autista con la presencia de la TCD como coadyuvante de la experimentación pedagógica, comprendida aquí como Aprendência y relacionada con las inteligencias múltiples de Gardner.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Silva (rosangela.silva3@unioeste.br) on 2018-05-21T19:40:49Z No. of bitstreams: 2 Marciana Pelin Kliemann.pdf: 12222302 bytes, checksum: c06da19274050932456a3e334c303a76 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T19:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Marciana Pelin Kliemann.pdf: 12222302 bytes, checksum: c06da19274050932456a3e334c303a76 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAutismopor
dc.subjectTecnologia de Comunicação Digital/TCDpor
dc.subjectObjetos Digitais de Ensino e Aprendizagempor
dc.subjectAprendênciapor
dc.subjectTecnología de Comunicación Digital / TCDspa
dc.subjectObjetos Digitales de Enseñanza y Aprendizajespa
dc.subjectAprendizajespa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titleAutismo, tecnologia e aprendência: de ritornelo e de polifoniapor
dc.title.alternativeAutismo, tecnología y aprendencia: de ritornelo y de polifoníaspa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marciana Pelin Kliemann.pdf11.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons