Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCamargo, Lilian Sanches-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7184374386153903-
dc.contributor.advisor1Panek, Luciano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2407960550926577por
dc.contributor.advisor-co1Dechechi, Eduardo César-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232503428559756por
dc.contributor.referee1Panek, Luciano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2407960550926577por
dc.contributor.referee2Dechechi, Eduardo César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232503428559756por
dc.contributor.referee3Santos, Manoela Silveira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3160353255727010por
dc.contributor.referee4Trindade, Eduardo Marques-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5939795796788055por
dc.date.accessioned2018-05-08T14:30:49Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.identifier.citationCAMARGO, Lilian Sanches. Práticas sócioambientais em uma instituição de ensino superior estadual do Paraná. 2017. 63 f.. Dissertação Mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3598-
dc.description.resumoO surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável trouxe mudanças na maneira de agir das empresas, no sentido de adotar práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação com a natureza. Neste contexto de mudanças, inserem-se também as Instituições de Ensino Superior (IES), por possuírem um papel fundamental no processo de mudança da sociedade quanto às questões da sustentabilidade. Este estudo tem como objetivo fazer um diagnóstico das práticas socioambientais adotadas em uma instituição de ensino superior estadual, sob a ótica da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Quanto à abordagem do problema, esta pesquisa se classifica como qualitativa e quanto aos procedimentos metodológicos, é utilizado o estudo de caso. Ficou evidenciado no estudo que não existe na instituição uma política ambiental formalmente inserida em sua gestão e, que a Instituição atende parcialmente as diretrizes propostas pela A3P e que as ações existentes acontecem de maneira isolada e desarticuladas. A análise dos resultados indicou a necessidade de se criar uma agenda ambiental, a criação de um comitê para discutir a temática socioambiental com representações docente, discente e de agentes universitários, uma vez que a temática exige esforço de toda a comunidade acadêmica para que se obtenham os resultados esperadospor
dc.description.abstractThe emergence of the concept of sustainable development has brought about changes in the way companies act in order to adopt everyday practices that show respect and concern for nature. In this context of changes, Higher Education Institutions are also included as they play a fundamental role in the process of changing society, regarding sustainability issues. This study aims to make a diagnosis of socio-environmental practices adopted in a State Higher Education Institution, from the perspective of the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). Regarding the approach of the problem, this research is classified as qualitative and for methodological procedures, the case study is used. It was evidenced in the study that there is no environmental policy formally inserted in its management and also that the institution partially complies with the guidelines proposed by the A3P and that the existing actions occur in an isolated. It should be emphasized that the analysis of the results indicated the need to create an environmental agenda on the institution, the creation of a committee to discuss the socio-environmental theme in the institution with representations of teachers, students and university agents, once the theme requires effort of the entire community to achieve the expected results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Miriam Lucas (miriam.lucas@unioeste.br) on 2018-05-08T14:30:49Z No. of bitstreams: 2 Liliam_Sanches_2018.pdf: 1311191 bytes, checksum: 5e72082c4ba46bc38aa960310b062874 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-08T14:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Liliam_Sanches_2018.pdf: 1311191 bytes, checksum: 5e72082c4ba46bc38aa960310b062874 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectA3P - Agenda Ambiental na Administração Públicapor
dc.subjectIES - Instituições de Ensino Superiorpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectSocial and environmental responsibilityeng
dc.subject.cnpqADMNISTRAÇÃO : TECNOLOGIA E GESTÃOpor
dc.titlePráticas sócioambientais em uma instituição de ensino superior estadual do Paranápor
dc.title.alternativeSocio-environmental practices in a state higher educacion institution of Paranáeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliam_Sanches_2018.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons