Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchnorr, Lucilene Aparecida Spielmann-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2545915129258657por
dc.contributor.advisor1Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.contributor.referee1Cristóvão, Vera Lúcia Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1931255173410776por
dc.contributor.referee2Bottega, Rita Maria Decarli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331299495526036por
dc.contributor.referee3Busse , Sanimar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.date.accessioned2018-03-02T13:31:17Z-
dc.date.issued2016-11-08-
dc.identifier.citationSCHNORR, Lucilene Aparecida Spielmann. Avaliação e autoavaliação da produção escrita de alunos do 7º ano: avanços, tensões e desafios. 2016. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3463-
dc.description.resumoO texto do aluno frequentemente é visto como um produto pronto e acabado, para o qual se direciona um olhar que busca capturar "erros de português". Aspectos como conteúdo, coerência e atendimento à situação de produção recebem menos atenção do que os desvios da norma padrão. Enfatizar um determinado componente textual como o mencionado é necessário. Todavia, não podemos perder de vista a ideia de que um texto compreende um projeto de dizer. Tal projeto deverá se realizar por meio da escolha de um gênero de discurso, e se materializar por meio de um texto. Isso mostra a necessidade de focalizar outros aspectos, e também de avaliá-los para, em caso de dificuldades observadas na produção dos alunos, propor atividades para sua superação. Com esse entendimento, buscamos refletir sobre o processo de avaliação de textos escritos por alunos de um 7º ano de uma escola da rede pública estadual de ensino de um município do Oeste do Paraná, a fim de verificarmos se a aplicação de instrumentos com critérios de avaliação da produção escrita contribui para um melhor desempenho acadêmico dos alunos. A sala de aula foi o contexto de nosso estudo. Foi nele que surgiu o fenômeno em investigação: a avaliação da produção textual escrita. Como docente-pesquisadora, interessamo-nos em compreender tal fenômeno por meio da investigação de nossa própria prática pedagógica. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os efeitos da aplicação de instrumentos diagnósticos – tabela de diagnóstico e lista de controle/constatações – para a avaliação e autoavaliação da produção textual escrita e da utilização de diferentes formas de correção textual, entre elas, as formas propostas por Serafini (1998), Ruiz (2013[2001]) e Biasotto e Conceição (2015). Por isso, a reflexão compreendeu a discussão sobre critérios e instrumentos de avaliação e formas de correção, apresentados à turma por meio de diferentes estratégias de interação entre professora e alunos. Situada no campo da Linguística Aplicada, trata-se de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, com cunho etnográfico, caracterizada como pesquisa-ação. As análises realizadas permitiram verificar que os objetivos foram atendidos, pois a utilização de instrumentos de avaliação e autoavaliação e de diferentes formas de correção da produção textual escrita possibilitaram ao professor um reconhecimento mais exato dos aspectos dominados e não dominados na produção textual, sendo uma via de diálogo que conduziu os alunos, progressivamente, a um melhor desempenho acadêmico.por
dc.description.abstractA student‟s written work is often seen as a ready and finished product, which leads us to seek for “grammatical errors”. Aspects such as content, coherence and compliance of the paper are given less attention than the deviations from the standard form. It is required to emphasize a particular textual component, however we cannot lose sight of the idea that a text comprehends a dialogic project. Such project should be done by the choice of a discourse of genre and materialized through a text. This shows the need to focus on other aspects and to evaluate them in case of difficulties observed in the work of students and propose activities to overcome them. With this understanding, we intend to reflect on the process of evaluation of written texts by the students from the 7th grade of a State Public School in a County in the West region of Parana, in order to verify whether the application of such resources contributes to a better student‟s academic achievement. The classroom was the context of our study, which became the phenomenon in investigation: the evaluation of written textual production. As a teacher-researcher, we are interested in understanding this phenomenon through the investigation of our own pedagogical practice. Thus, the general objective of this research was to analyze the effects of the application of diagnostic tools for evaluation and self-assessment of textual writing production and the use of different forms of textual correction, including the proposed forms by Serafini (1998), Ruiz (2013[2001]) and Biasotto and Conceição (2015). Therefore, the reflection comprised the discussion of criteria, evaluation tools and ways of correction presented to the class through different strategies of interaction between the teacher and students. Located in the field of Applied Linguistics, it is a qualitative-interpretive research, with ethnographic, characterized as action research. The analyzes performed made possible to verify that the objectives of this research were achieved. The use of evaluation and self-assessment tools and different forms of correction of written textual production, allowed the teacher a more accurate recognition of the dominated and nondominated aspects in textual production, by ways of dialogue that led the students, progressively, to a better academic performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-03-02T13:31:17Z No. of bitstreams: 2 Lucilene_Schnorr2016.pdf: 5639767 bytes, checksum: ed66b20fc19335b7acb3541a16aab874 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-02T13:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Lucilene_Schnorr2016.pdf: 5639767 bytes, checksum: ed66b20fc19335b7acb3541a16aab874 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-11-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProdução textual escritapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectTextual production writingeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleAvaliação e autoavaliação da produção escrita de alunos do 7º ano: avanços, tensões e desafiospor
dc.title.alternativeEvaluation and self-assessment of written production 7th graders: advances, tensions and challengespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucilene_Schnorr2016.pdf5.51 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons