Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWitzel, Ludmilla Kujat-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5090911761495661por
dc.contributor.advisor1Martins, Zeloi Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4062798556830780por
dc.contributor.referee1Demétrio, Silvio Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745952640622234por
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee3Kuiava, José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5505095957366212por
dc.date.accessioned2018-02-26T20:00:32Z-
dc.date.issued2017-09-01-
dc.identifier.citationWITZEL, Ludmilla Kujat. Poéticas de tempo-espaço: imagens em Nadja e La invención de Morel. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3432-
dc.description.resumoQuem sou? O questionamento inaugural do romance, cujo cenário é a cidade de Paris, Nadja (1928) expressa bem uma das principais preocupações do trabalho realizado a seguir que tem como base a relação entre essa obra do surrealista Andre Breton e La invención de Morel (1940) de Adolfo Bioy Casares, a qual tem como cenário uma ilha. Conexão que se forja principalmente a partir da observação dos imbricamentos entre masculino e feminino, os gatilhos acionados por este quando do encontro com aquele: De um lado Nadja e Breton – personagem do romance; de outro, Faustine e o anônimo habitante da ilha. Para tanto, as direções seguidas compreendem uma breve contextualização do século no qual as obras se inserem apontando questões relevantes para sua compreensão enquanto resultado de um momento histórico específico que não as limita, mas com o qual elas dialogam; um estudo das teorias que amparam a análise e por fim, a interlocução na perspectiva comparada entre os romances, observando proximidades e distanciamentos. Para tanto, foram fundamentais os autores a seguir: Jozef (1974, 2005); Komosinski (2001); Fuentes (1976); Breton (1924, 2007); Gombrich (1988); Deleuse & Guattari (1995-1997); Bachelard (1978-1998); Batchelor (1998), Fer (1998), Nichols (2001), Jung (1964-2008), Willer (2007-2016), Freitas (2006), Lispector (1998), Jaffé (1964), Franz (1964), Nietzsche (2002), Willer (2007-2016), Durand (2012), e por fim, Zourabichvili (2004).por
dc.description.abstractWho am I? The initial question from the novel, set in Paris, Nadja (1928) express well one of the main concerns of the following work, that sets in relationship the novel from the surrealist Andre Breton and La invención de Morel (1940) by Adolfo Bioy Casares, a narrative that takes place on an island. A connection that is done primarily by the observation of a series of interweaving between male and female, the triggers set by one when in touch with the other: by one side Nadja and Breton – character from the novel; from the other side, Faustine and the anonymous island inhabitant. Therefore, the following directions includes a brief contextualization about the novels century, pointing out some important aspects for the understanding of the novels as a result of a certain specific time in history that do not limit them, but with which the works dialogue; a study of the theories that sustain the present analysis and, ultimately, the intersection of the novels in the perspective of comparative studies, observing aspects of similarity and difference. For doing it, some authors and sources were fundamental, such as Jozef (1974, 2005); Komosinski (2001); Fuentes (1976); Breton (1924, 2007); Gombrich (1988); Deleuse & Guattari (1995-1997); Bachelard (1978-1998); Batchelor (1998), Fer (1998), Nichols (2001), Jung (1964-2008), Willer (2007-2016), Freitas (2006), Lispector (1998), Jaffé (1964), Franz (1964), Nietzsche (2002), Willer (2007-2016), Durand (2012) and Zourabichvili (2004).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-26T20:00:32Z No. of bitstreams: 2 Ludmilla_Witzel2017.pdf: 2931742 bytes, checksum: ca03cfe2a26a94c407a3428a013ade62 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-26T20:00:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ludmilla_Witzel2017.pdf: 2931742 bytes, checksum: ca03cfe2a26a94c407a3428a013ade62 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-09-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPersonagenspor
dc.subjectSimbólicopor
dc.subjectTarôpor
dc.subjectIndividuaçãopor
dc.subjectDevirpor
dc.subjectCharacterseng
dc.subjectSimboliceng
dc.subjectTaroteng
dc.subjectIndividuationeng
dc.subjectBecomingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpor
dc.titlePoéticas de tempo-espaço: imagens em Nadja e La invención de Morelpor
dc.title.alternativeThe poetics of space-time: Nadja and La invención de Morel imageseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ludmilla_Witzel2017.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons