Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEckstein , Rafaela Talita-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7148635429244605por
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee1Romualdo, Edson Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162320735851332por
dc.contributor.referee2Baumgartner, Carmen Teresinha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4125351448244478por
dc.date.accessioned2018-02-26T19:30:20Z-
dc.date.issued2017-08-21-
dc.identifier.citationECKSTEIN, Rafaela Talita. Uso do conector e em recortes de artigos científicos/adaptados de aluno da educação básica. 2017. 201 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3431-
dc.description.resumoObjetiva-se, com esta pesquisa, analisar os sentidos inerentes ao emprego do conectivo e em Artigos Científicos/Adaptados produzidos por aluno da Educação Básica. Para fins de análise, foram selecionadas duas versões de texto, elaboradas nos anos de 2011 e 2013, resultantes, respectivamente, dos projetos ART (Aplicação e reflexão teórica na sala de aula: análise linguística como suporte para a produção de textos dos alunos de uma escola pública do Estado do Paraná) e DAT (Diagnósticos e aplicação teórica em sala de aula: verificação de rendimento e avaliação do ensino de análise linguística e produção textual de alunos do ensino médio de uma escola pública do Estado do Paraná). A partir dessas produções, organizamos recortes em razão da ocorrência de e em que o sentido decorrente do conector fosse diferente do veiculado pela Gramática Tradicional. A proposta deste trabalho reside na análise do conectivo nos recortes, com base em teóricos como Quirk e Greenbaum (1987), Neves (2000; 2006) e Corbari (2005), com a finalidade de avaliar se os recortes acomodam usos do e em que se torna possível medir manifestações semânticas diversas da aditiva, considerando-se tratar de elemento linguístico que aciona relações semântico-argumentativas não previstas pela gramática tradicional, tais como causa, explicitação, conclusão, entre outras. Verificamos que, de fato, o e traduz possibilidades semânticas diversas da prevista pela Gramática Tradicional e que essas possibilidades podem se modificar em razão do gênero textual em que o conectivo se manifesta e do grau de engajamento que o produtor do enunciado escolhe demonstrar ou não.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the meanings inherent to the use of connective and Scientific Articles/Adapted produced by Basic Education student. For purposes of analysis, Two text versions were selected, prepared in 2011 and 2013, resulting respectively from Project ART (Application and theoretical reflection in the classroom: linguistic analysis as support for the text production of students from a public school in the State of Paraná) and DAT (Diagnostics and Theoretical Application in the Classroom: income verification and evaluation of the teaching of linguistic analysis and textual production of middle school students from a public school in the State of Paraná). From these productions, we organized cuts due to the occurrence of and in which the sense deriving from the connector was different from that conveyed by Traditional Grammar. The proposal of this work resides in the analysis of the connective in the cuts, based on theoreticians such as Quirk and Greenbaum (1987), Neves (2000; 2006) and Corbari (2005), with the purpose of evaluating whether the cutouts accommodate uses of and where it is possible to measure different semantic manifestations of the additive, considering that it is a linguistic element that triggers semantic-argumentative relations not foreseen by traditional grammar, such as cause, explication, conclusion, among others. We verified that, in fact, the e translates semantic possibilities different from those predicted by the Traditional Grammar and that these possibilities can be modified by reason of the textual genre in which the connective manifests and the degree of engagement that the producer of the statement chooses to demonstrate or not.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2018-02-26T19:30:20Z No. of bitstreams: 2 Rafaela_Eckstein2017.pdf: 3089869 bytes, checksum: f7dfbb9d87e4dda128f808b230ed1195 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-26T19:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rafaela_Eckstein2017.pdf: 3089869 bytes, checksum: f7dfbb9d87e4dda128f808b230ed1195 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectConectivo epor
dc.subjectProduções escritas na Educação Básicapor
dc.subjectArtigo científico/adaptadopor
dc.subjectTextopor
dc.subjectConnective andeng
dc.subjectWritten productions in Basic Educationeng
dc.subjectScientific articles/adaptedeng
dc.subjectTexteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEMpor
dc.titleUso do conector e em recortes de artigos científicos/adaptados de aluno da educação básicapor
dc.title.alternativeUse of the connector and in scientific / adapted articles from students of basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafaela_Eckstein2017.pdf3.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons