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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3401
Tipo do documento: Dissertação
Title: Algoritmo híbrido aplicado ao planejamento da expansão de redes aéreas de média tensão
Other Titles: Hybrid algorithm applied to the plannning of the expansion of mediun voltage aerial networks
Autor: Cuno, Miguel Angel Sánchez 
Primeiro orientador: Rocha , Carlos Roberto Mendonça da
Primeiro membro da banca: Rocha, Carlos Roberto Mendonça da
Segundo membro da banca: Freitas, Ricardo Luiz Barros de
Terceiro membro da banca: Romero Lázaro, Rúben Augusto
Resumo: Neste trabalho é apresentado um Algoritmo Híbrido para resolver o problema de Planejamento da Expansão de Redes Aéreas de Média Tensão. O Algoritmo Híbrido utiliza duas estratégias para resolver o problema. A primeira utiliza um Algoritmo Heurístico Construtivo que procura trabalhar com parâmetros ao invés de trabalhar com variáveis, com o objetivo de reduzir o tempo de convergência do processo de busca procurando não prejudicar a qualidade da solução. A segunda estratégia é baseada em um Algoritmo do tipo Branch and Bound, que utiliza a solução do problema obtida durante a execução da primeira estratégia como um ponto de partida. Assim, esta solução é usada como incumbente neste segundo processo. Neste contexto, o Algoritmo Híbrido desenvolvido e implementado neste trabalho, aproveita a vantagem de reduzir o tempo de convergência do Algoritmo Heurístico Construtivo e a vantagem de garantir que a solução seja a de melhor qualidade, que são as soluções produzidas por algoritmos do tipo Branch and Bound. O Algoritmo foi testado em três sistemas testes, sendo estabelecido um plano para a expansão de redes aéreas de média tensão para cada sistema
Abstract: This work presents the development of a Hybrid Algorithm to solve the problem of Planning the Expansion of Medium Voltage Overhead Networks. The Hybrid Algorithm uses two strategies to solve the problem. First uses a Constructive Heuristic Algorithm that tries to work with parameters instead of working with variables, with the objective of reducing the convergence time to the research process trying not to impair the quality of the solution. The second strategy is based in a Branch and Bound Algorithm, that uses the solution of the problem obtained as a starting point while the first strategy is running. Thus, this solution is used like incumbent in the second process. In this context the hybrid algorithm developed and implemented in this work, takes advantage of reducing the convergence time of the Constructive Heuristic Algorithm and the advantage of guarantee that the solution has the best quality, which are the solutions produced by algorithms type Branch and Bound. The Algorithm has been tested in three test systems, being established a plan to expand overhead medium voltage networks for each system.
Keywords: Algoritmo híbrido
Planejamento de sistemas de distribuição
Algoritmo heurístico construtivo
Algoritmo branch and bound
Hybrid algorithm
Distribution system planning
Constructive heuristic Algorithm
Branch and bound algorithm
CNPq areas: ENGENHARIA ELETRICA : SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: CUNO, Miguel Angel Sánchez. Algoritmo híbrido aplicado ao planejamento da expansão de redes aéreas de média tensão. 2016. 47p. Dissertação (Mestrado em engenharia Elétrica e Computação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3401
Issue Date: 16-Aug-2016
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação (FOZ)

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