Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3372
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Literatura Premiada: Possibilidades de Diálogo com o Público Adolescente |
Other Titles: | Awarded Literature: Possibilities of Dialogue with the Adolescent Audience |
Autor: | Johann, Gisela ![]() |
Primeiro orientador: | Lottermann, Clarice |
Primeiro membro da banca: | Fortes, Rita Felix |
Segundo membro da banca: | Pinheiro, Alexandra Santos |
Resumo: | A dissertação ora apresentada se pauta no estudo das possibilidades de diálogo entre obras Literárias Juvenis premiadas pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ – e o público adolescente, a quem estas se destinam, naturalmente. Há 42 anos a FNLIJ seleciona livros que são merecedores do Selo Altamente Recomendável, assim, analisa-se nesta pesquisa àqueles premiados entre 2010 e 2014: A espada e o novelo (Dionisio Jacob); Uma ilha chamada livro: contos mínimos sobre ler, escrever e contar (Heloisa Seixas); Com certeza tenho amor (Marina Colasanti); Marginal à esquerda (Angela Lago); Querida (Lygia Bojunga); O tempo de voo (Bartolomeu Campos de Queirós); O Mururu no Amazonas (Flávia Lins e Silva); A morena da estação (Ignácio de Loyola Brandão); Aquela água toda (João Anzanello Carrascoza); Aos 7 e aos 40 (João Anzanello Carrascoza). De fato, para identificar tais aspectos de diálogo (leitor-livro), este trabalho considerará a Literatura como um objeto social, desta forma, o leitor torna-se parte essencial para que o texto ganhe vida. Como suporte teórico, utiliza-se conceitos e discussões da Sociologia da leitura, os estudos de Bauman (2009) a respeito da Modernidade Líquida e, ainda, os conceitos de leitor modelo de Umberto Eco (1994) a partir daquilo que as obras em estudo pressupõem de seu leitor esperado. Dessa forma, este estudo procura indicar, também, a relevância dos aspectos socioculturais imbricados na construção deste leitor modelo. |
Abstract: | This master thesis is based in the study of the possibilities for dialogue between award-winning Youth Literary by the National Foundation of Infantile and Juvenile Book – NFIJB – and teen audience, whom these books are intended. Since 1975 the NFIJB selects books that are deserving of Highly Recommended Stam, thus, it is analyzed in this research to those awarded between 2010 and 2014: A espada e o novelo (Dionisio Jacob); Uma ilha chamada livro: contos mínimos sobre ler, escrever e contar (Heloisa Seixas); Com certeza tenho amor (Marina Colasanti); Marginal à esquerda (Angela Lago); Querida (Lygia Bojunga); O tempo de voo (Bartolomeu Campos de Queirós); O Mururu no Amazonas (Flávia Lins e Silva); A morena da estação (Ignácio de Loyola Brandão); Aquela água toda (João Anzanello Carrascoza); Aos 7 e aos 40 (João Anzanello Carrascoza). In fact, to identify such aspects of dialogue (reader-book), this work will consider Literature as a social object, in this way, the reader becomes an essential part for the text to come to life. As a theoretical support, concepts and discussions of the Sociology of Reading, Bauman's (2009) studies of Net Modernity and, also, the model reader concepts of Umberto Eco (1994), from what the works under study presuppose of their expected reader. Thus, this study also seeks to indicate the relevance of the sociocultural aspects imbricated in the construction of this model reader. |
Keywords: | Literatura Juvenil Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil Leitor Adolescente Youth Literature National Foundation of Infantile and Juvenile Book Reader Teenager |
CNPq areas: | LETRAS::TEORIA LITERARIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | JOHANN, Gisela. Literatura Premiada: Possibilidades de Diálogo com o Público Adolescente. 2017. 105 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3372 |
Issue Date: | 21-Jun-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gisela_Johann2017.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License