Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSabadin, Marlene Neri-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6606104734362066por
dc.contributor.advisor1Pereira, Maria Ceres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7076861432756697por
dc.contributor.referee1Riolfi, Claudia Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690952700584694por
dc.contributor.referee2Damke, Ciro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833866346335384por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:39Z-
dc.date.available2006-12-20-
dc.date.issued2006-03-03-
dc.identifier.citationSABADIN, Marlene Neri. O ensino de inglês em uma escola pública municipal do oeste paranaense: um estudo de caso etnográfico.. 2006. 192 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2534-
dc.description.resumoEsta pesquisa foi feita numa cidade no oeste do Estado do Paraná. Seu objetivo foi analisar a introdução do inglês como língua estrangeira para crianças das séries iniciais do ensino fundamental. Para alcançar este objetivo, algumas aulas foram gravadas e analisadas de forma a descrever a interação professor-aluno e as atividades em sala de aula. Além disso, algumas entrevistas foram feitas com a professora de inglês e a diretora da escola, de forma a reunir informações sobre o planejamento das aulas e os recursos escolares para aperfeiçoar o processo de aprendizagem de inglês. Para tanto, nas observações das aulas, diários de campo e outros documentos educacionais, foram utilizados a microanálise etnográfica. Para analisar a coleta de dados na língua inglesa foram lidos autores clássicos para realizar a pesquisa e compreender os dados. Foi percebido que a quantidade de insumo durante as aulas de inglês era ínfima, característica muito similar às aulas de inglês dos adolescentes de 5ª a 8ª séries. Ocorre que os professores não apresentam boa fluência em inglês, então costumam ensinar através de atividades de gramática e tradução com algumas atividades de repetição. Seria muito produtivo se os professores pudessem aperfeiçoar-se em suas próprias habilidades lingüísticas, igualmente na habilidade oral, através de cursos ofertados pela universidade. Estes cursos poderiam ser de graduação ou de formação continuada de forma a preparar os professores para encarar este novo desafio, que é ensinar inglês para crianças.por
dc.description.abstractThis research was carried out in a West city of Paraná State. Its goal was to analyze the introduction of English as a Foreign Language for children in elementary school. To reach this goal some classes had been recorded and analyzed in order to describe the teacher-student interaction and the activities in the classroom. Besides that some interviews had been done with the principal and the teacher of English as a way to collect information about the curriculum, language teaching planning and the school facilities to improve the English learning process. For this reason it was used ethnographic microanalysis as classes observation, field diaries and research of other educational documents. To analyze the data collected in the English Language classic authors had been read to accomplish the research and to comprehend the data. It was noticed that the quantity of input during the English class had been scarce, characteristic very similar to English classes to teenager students, from 5th grade to 8th grade, since teacher have not good fluency in English, then they use to teach through grammar and translation activities with some drills. It was very productive if teachers could improve their own languages abilities, even oral ability, by English courses provided by the University. These courses might pre service or in service in order to prepare teachers to face this new challenge teach English for kids.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marlene Neri Sbadin.pdf: 1066017 bytes, checksum: 0c75d13c62956d0f8cf85497b556e220 (MD5) Previous issue date: 2006-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInglês para criançaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino da língua estrangeirapor
dc.subjectEnglish for kidseng
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectForeign Language Teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO ensino de inglês em uma escola pública municipal do oeste paranaense: um estudo de caso etnográfico.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marlene Neri Sbadin.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.