Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaccarini, Norma Barbosa Benedito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3674223168653417por
dc.contributor.advisor1Bello, Samuel Edmundo Lopez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4997543978760163por
dc.contributor.referee1Monteiro, Alexandrina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8722703688774966por
dc.contributor.referee2Brenneisen, Eliane Cardoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453484179910867por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:38Z-
dc.date.available2006-12-20-
dc.date.issued2006-03-03-
dc.identifier.citationMACCARINI, Norma Barbosa Benedito. Prática discursiva e ensino de matemática no processo de interação em sala de aula.. 2006. 93 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2532-
dc.description.resumoEste trabalho tem por fim socializar um estudo de caso realizado numa escola pública municipal de Cascavel-PR. Os sujeitos da pesquisa são a professora e os alunos de uma turma de quarta série do Ensino Fundamental. A investigação objetivou entender como, na teia de relações que se estabelecem em sala de aula, a prática discursiva da professora ao ensinar Matemática produz cultura matemática escolar. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. A reflexão pautou-se nos referenciais teóricos de Foucault, D Ambrosio, Silva, Veiga-Neto e outros pensadores da contemporaneidade, reflexão esta que apontou para as relações entre saber, poder e verdade que permeiam a prática discursiva da professora na interação com os alunos, ou na produção da cultura matemática escolar. Os resultados apontam para o fato de que o social é construído na pluralidade de discursos que se entrecruzam num complexo jogo de relações de poder. Este jogo em que o discurso não revela a autonomia de um sujeito sobre seu próprio pensamento, mas antes, o que se concretiza no discurso são posições-de-sujeito. Os sujeitos se manifestam nesse jogo conforme a situação que o lugar por eles ocupado lhes possibilita e, assim como as posições-de-sujeito se constituem dentro de uma formação social, estas determinam e são determinadas por práticas discursivas. Conclui-se que a produção da cultura matemática escolar está diretamente ligada às relações de poder, saber e verdade que permeiam a prática discursiva da professora na interação com seus alunos. Prática esta que determina e é determinada pela ordem do discurso da Matemática e da Educação Matemática a que está subordinada a professora, dada a posição de sujeito que ocupa na instituição escolar.por
dc.description.abstractThis paper aims to socialize a case study carried out in a municipal public school in Cascavel- PR, with the teacher and a group of students from fourth grade of elementary school. The research had the objective of investigating how the teacher s speech produces school math culture while teaching Math to students, taking into account the web of relations established in the classroom. A choice for a qualitative, ethnographic research was made for the development of the work. The considerations on the case was based on theoretical contributions of Foucault, D Ambrosio, Silva, Veiga-Neto, and some others contemporary theorists. Such considerations pointed to the relations among knowledge, power and truth that go through the teacher s discoursive practice in the interaction with the students in classroom, or in the production of school math culture. The results point to the fact that the social is built on a plurality of discourses that get intersectec in a complex game of power relations. In this game, speech does not reveal the individual s autonomy over his own knowledge; instead, individual-positions are noticed within the discourse. In this sense, the individuals express themselves in this game of power relations, according to the situation allowed by their social place, and in the same way individual-positions are built within a social formation, they determine and are determined by discoursive practices. From this, it was concluded that the production of school math culture is straightly connected to power, knowledge and truth relations that permeate the discoursive practices of Mariana, the Math teacher, in the interaction with her students. Her practice determines and is determined by the discourse order of Math and Math education to which the teacher is subordinated, given the position that the person has at the educational institution.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Norma Maccarini.pdf: 530785 bytes, checksum: 390e93b84b80cb1bec2a3ea7aadf5511 (MD5) Previous issue date: 2006-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPrática discursivapor
dc.subjectCultura matemáticapor
dc.subjectPoder-saberpor
dc.subjectDiscoursive practiceeng
dc.subjectMath cultureeng
dc.subjectPower-knowledgeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePrática discursiva e ensino de matemática no processo de interação em sala de aula.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Norma Maccarini.pdf518.34 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.