Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGlasser, Adriane Elisa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094481855356943por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:32Z-
dc.date.available2012-07-11-
dc.date.issued2012-03-14-
dc.identifier.citationGLASSER, Adriane Elisa. The reader formation in an educational scenery of an intercultural border.. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2519-
dc.description.resumoPensando na realidade geográfica do Oeste do Paraná, espaço de convivência de várias culturas e línguas, percebo que essa realidade multilíngue / multicultural deve ser considerada ao trabalhar-se com o ensino de língua materna. Dessa forma, neste trabalho analiso um contexto de ensino de língua portuguesa, especificamente de aulas de leitura nessa língua, verificando o desenvolvimento dessas aulas, observando como os agentes sociais envolvidos interpretam as ações ali realizadas e como ocorre a formação de leitores neste contexto. Quanto à sua caracterização, esta é uma pesquisa qualitativa / interpretativista de cunho etnográfico, posto que se interessa pela interpretação das ações realizadas em um ambiente natural de ensino-aprendizagem, preocupando-se com o processo no qual os agentes sociais estão inseridos. Para a geração dos registros, optei por realizar gravações em áudio e vídeo das aulas assistidas e por desenvolver diários de campo. Tais registros foram analisados à luz dos pressupostos teóricos de Kleiman (1992, 1993, 1998 e 2004), Smith (1999), Martins (1994), Fairclough (2001), Moita Lopes(1998), Pires-Santos (2004, 2008, 2010), Vygotsky (2002), Zilberman (2001), Silverman (2009) e Silva (2009), entre outros, que me ajudaram a perceber como os participantes estão envolvidos na construção de sua realidade social através da linguagem. Com esta pesquisa, espero contribuir com futuras reflexões sobre o ensino de português em contextos onde o multilinguismo e o multiculturalismo são fatores que não podem ser ignorados.por
dc.description.abstractThinking of the geographic reality of Foz do Iguaçu, space of several ethnic acquaintanceship, cultures and languages, we realize that this multilingual / multicultural reality must be considered when working with teaching of mother tongue. This essay aims to analyse a teaching context of Portuguese language, specifically literature classes, checking the development of these classes, observing how the social agents involved interpret the actions carried out there and how the reader formation happens in this context. For this we well be going back and forward to the theoretical foundation, whenever we deem is necessary, to realize how these participants are evolved in the construction of social reality through the language. We will analyze the interation teacher-student, and, especially, we will investigate how the reader formation happens in this multilingual and multicultural context. These points shows the relevance of these research within the language and society. Because we are worried with the process in wich the social agents are inserted, we can say our research is qualitative, also ethnographic, once it will be developed in a natural environment, besides, is interpretive nature because we worry about to read the teaching learning context. The main estrategies adopted Will be the classes audio recording and video and the developing of field diaries. We will analyse the data collected based on theoretical assumptions of Kleiman (1992, 1993, 1998 e 2004), Smith (1999), Martins (1994), Fairclough (2001), Moita Lopes(1998), Pires-Santos (2004), Vygotsky (2002), Zilberman (2001), Silverman (2009) e Silva (2009), among others. The result expected with this research is the interpretation of Portuguese language teaching context understanding how the reader formation happens in this context.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriane.pdf: 695058 bytes, checksum: 3ea1a48cd38cfd0a024d71ca6846cfad (MD5) Previous issue date: 2012-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectformação do leitorpor
dc.subjectmultilinguismopor
dc.subjectmulticulturalismopor
dc.subjectidentidade e fronteirapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectreader formationeng
dc.subjectmultilingualismeng
dc.subjectmulticulturalismeng
dc.subjectidentity and frontiereng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA formação do leitor em cenário escolar intercultural de fronteira.por
dc.title.alternativeThe reader formation in an educational scenery of an intercultural border.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adriane.pdf678.77 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.