Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/2513
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Dallastra, Luciano | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1365737471041676 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bidarra, Jorge | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4214786666641182 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T18:56:30Z | - |
dc.date.available | 2012-07-10 | - |
dc.date.issued | 2011-03-21 | - |
dc.identifier.citation | DALLASTRA, Luciano. Entre letra e música: aspectos de modalização na canção Palhaço (Mais Clara, Mais Crua). 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2513 | - |
dc.description.resumo | O objetivo principal deste trabalho é verificar como se dão os processos de modalização inseridos na letra e no arranjo musical da canção intitulada Palhaço (Mais Clara, Mais Crua), com letra de Geraldo Carneiro e música de Egberto Gistmonti. O problema de pesquisa central é verificar se há compatibilidade entre o material linguístico e o componente musical processados para essa canção, ou seja, verificar a confluência entre esses dois elementos. Para proceder à pesquisa, buscou-se apoio teórico em trabalhos de linguistas, com foco na modalização linguística, bem como em obras de autores que lidam com o texto poético, pois a letra da canção compreende um poema. Também se recorreu a obras de teóricos da música devido ao interesse pelo processo de sentido que resulta do arranjo musical. Inicialmente, verificam-se teorias sobre modalização linguística e sobre alguns aspectos da música para, posteriormente, passar à análise da obra, com amparo nas teorias estudadas. Observou-se que, na canção avaliada, existe compatibilidade entre a letra e a composição musical processada para a obra e, ainda, que esses dois elementos influenciam no processo de construção dos sentidos despertados pela canção. Portanto, pode-se concluir que o arranjo musical produz circularidade e paradoxia, características verificadas também na letra, as quais são demarcadas por elementos linguísticos que acenam para um tom epistêmico, do mais acentuado até o mais leve. Esse movimento imprime aproximação e distanciamento, o que fica marcado na forma como o narrador retrata a solidão expressa no poema e sentida na composição musical. | por |
dc.description.abstract | L obiettivo principale di questo studio è verificare come i processi di modalizazione avvengono inseriti nella lettera e l arrangiamento musicale della canzone intitolata Palhaço (Mais Claro, Mais Crua), con testo de Geraldo Carneiro e musica di Egberto Gismonti. Il problema centrale è verificare se c è compatibilità tra il materiale linguístico e il componente musicale preparate per questa canzone, o sia, verificare la confluenza tra questi due elementi. Per svolgere questa ricerca, abbiamo cercato supporto teorico in lavori di teorici in linguistica, concentrandosi sulla modalizazione linguistica; in opere di autori che si occupano con il testo poetico, perchè la canzone viene da una poesia. Anche a opere di teorici della musica, dovuto l interesse per il processo di senso originato per l arrangiamento musicale. Inizialmente, abbiamo cercato le teoria sulla modalizazione linguistica e su alcuni aspetti della musica per, più tardi, passare al esame della opera, con il sostegno nelle teorie studiate. È stato osservato che, nella canzone valutata, c è compatibilità tra il testo e la composizione musicale processati per la opera, e che questi due fattori influenzano il processo di costruzione dei sensi svegliati nella canzone. Così, si può concludere che l arrangiamento musicale produce circolarità e paradossi, caratteristiche verificati nella lettera anche, che sono delimitate per elementi linguistici che si avvicinano da un tono epistemico del il più accentuato fino il più leggero. Questo movimento imprime avvicinamento e allontanamento, che è segnato nel modo in cui il narratore descrive la solitudine espressa nella poesia e sentita nella composizione musicale. | ita |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-10T18:56:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luciano.pdf: 424958 bytes, checksum: 6c4e3add9e8e8e590669d66234e068d2 (MD5) Previous issue date: 2011-03-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Parana | por |
dc.publisher.department | Linguagem e Sociedade | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Modalização linguística | por |
dc.subject | Música - Letra | por |
dc.subject | Composição musical | por |
dc.subject | Dialogia | por |
dc.subject | Modalizzazione Linguistica | ita |
dc.subject | Testo di Musica | ita |
dc.subject | Composizione Musicale | ita |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
dc.title | Entre letra e música: aspectos de modalização na canção Palhaço (Mais Clara, Mais Crua) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
luciano.pdf | 415 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.