Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartiny, Franciele Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583369787690987por
dc.contributor.advisor1Borstel, Clarice Nadir Von-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:27Z-
dc.date.available2011-08-08-
dc.date.issued2011-03-03-
dc.identifier.citationMARTINY, Franciele Maria. Studies on emerging genres in Portuguese classes as teaching strategies.. 2011. 145 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2503-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo apresentar uma estratégia de ensino-aprendizagem pautada na seleção de gêneros textuais emergentes na internet, bem como na linguagem específica do meio, o internetês, em relação aos gêneros anteriores às novas tecnologias, a partir de uma sequência de aulas, sendo as primeiras de observação in loco, para uma turma de 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino, localizada no município de Marechal Cândido Rondon. O intuito é desenvolver e observar, durante o estágio de docência, com base no atual contexto histórico-social das novas tecnologias, uma estratégia pedagógica que englobe a língua em seus diversos usos. Para tanto, como suporte teórico, há as reflexões da Sociolinguística, observando e analisando a diversidade linguística, e a concepção e o uso dos gêneros textuais em sala de aula. São dois fundamentos teóricos que se completam e que mostram as variadas linguagens do cotidiano, evidenciando diferenças e semelhanças entre os textos, as intenções, a situação de produção e as características do meio, enfim, os traços que denotam uma língua não unívoca e estática, mas dinâmica, mutável e construída socialmente devido à interação de seus falantes. Sob essa prerrogativa, desenvolve-se uma pesquisa interpretativa, com base na microetnografia, pela qual se pode explorar a observação de uma forma participante em sala de aula. Acredita-se que este estudo seja visto como uma prática de ensino-aprendizagem do que se pode fazer, quando se busca tratar cientificamente de um objeto de pesquisa de textos escritos, sobre a abordagem de gêneros textuais emergentes em sala de aula, a fim de mostrar ao aluno os diferentes contextos de situação de uso da língua e sua adequação às situações comunicativas. Por isso, como corpora de análise têm-se toda a sequência das aulas e as produções textuais feitas, uma em ambiente on-line por e-mail e a outra a partir do gênero textual: carta argumentativa, estudado pelos alunos e servindo, neste estudo, como uma forma de observar a compreensão dos alunos com relação à temática da internet e de verificar traços do internetês, se existem ou não na escrita formal dos alunos. Ao finalizar este estudo, acredita-se que adotar uma estratégia a mais para o ensino-aprendizagem a partir de textos emergentes em relação aos não emergentes, como uma prática pedagógica, pode auxiliar os alunos na compreensão da norma eleita padrão e o respeito à diversidade linguística.por
dc.description.abstractThis study aims to present a teaching and learning strategy from a selection of text genres emerging on the Internet, considering the specific language of the medium the Internet slang compared to previous genres of new technologies. This strategy is based on a sequence of classes, the first ones consisting of on-site observation, for third graders (high school) of a state school in Marechal Cândido Rondon. The purpose is to develop and observe, during the teaching internship period and based on the current socio-historical context of new technologies, an educational strategy that considers the language in its various uses. To achieve this goal, the theoretical and conceptual framework of this research comes from Sociolinguistics, for the analysis of linguistic diversity, and from the studies on the concepts and use of text genres in the classroom. These two theoretical bases are complementary and show the variety of the everyday language, highlighting differences and similarities between the texts, the intentions, the situation of production and the characteristics of the medium, in sum, the features that demonstrate that language is not univocal and static, but rather dynamic, changeable and socially constructed due to the interaction of its speakers. Under this prerogative, an interpretative study is carried out, based on microethnography, which permits to explore the participant observation in classroom. It is expected that this study may be seen as a teaching and learning practice of what can be done when dealing scientifically with a research object on written texts, regarding the approach of emerging text genres in the classroom, in order to show the students the different contexts of language use and its adequacy to the communicative situations. The corpora for analysis consists of the entire sequence of classes and the students text productions, based both on online environment through e-mail and on an argumentative letter, a genre already studied by the students and that constitutes, in this proposal, a way to observe the students' comprehensions related to the topic Internet and to examine traces of the Internet slang whether they exist or not in the students formal writing. At the conclusion of this study, it is believed that creating an alternative strategy for teaching and learning based on emerging texts in relation to the nonemerging ones may, as a pedagogical practice, help students understand the standard language variety and respect the linguistic diversity.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FrancieleMartiny.pdf: 1219911 bytes, checksum: 7c04d26910ee38bf5b774439a1ec0c54 (MD5) Previous issue date: 2011-03-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectDiversidade linguísticapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectLinguistic diversityeng
dc.subjectText genreseng
dc.subjectInterneteng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEstudos de gêneros emergentes em aulas de português como estratégias de ensino.por
dc.title.alternativeStudies on emerging genres in Portuguese classes as teaching strategies.eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
FrancieleMartiny.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.