Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/2485
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Imaculada Concepción: A construção de imagens-corpos femininos em La Femme et le Pantin |
Autor: | Edoardo, Laysmara Carneiro ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Acir Dias da |
Resumo: | Este estudo tem como mote a reflexão sobre a construção do corpo feminino no interior de algumas formas ficcionais que remetem a diferentes elaborações estéticas da imagem. Já que a narração literária também afirma descrições imagéticas de personagens, ambientes e estados psicológicos, tomou-se a personagem Conchita, do romance La femme et le pantin (1898), de autoria de Pierre Louÿs, no intento de discutir as diferentes representações do feminino, recorrendo-se à mitologia, à pintura, ao cinema e à fotografia, intermediados pela iconografia e iconologia, bem como por personagens-chave do imaginário ocidental, sustentando-se que tais representações são parte da construção imagética, não só do corpo, como também do desejo e da sedução. Neste sentido, as relações entre as traduções fílmicas do romance The devil is a woman (Von Sternberg, 1935), La femme et le pantin (Duvivier, 1959) e Cet obscure object du desir (Buñuel, 1977) e as interpretações sobre o contexto da obra literária de Louÿs remetem ainda aos escólios esquizo-analíticos de Deleuze e Guattari, no intuito de problematizar as afinidades e incursões do desejo no interior das representações sobre o feminino no decorrer dos tempos abarcados neste trabalho. |
Abstract: | This study is focus for reflection on the construction of the female body within a few fictional forms that refer to different aesthetic elaborations of the image. Since the literary narrative also says descriptions of the image of characters, environments and psychological states, took up the character Conchita, the novel La femme et le Pantin (1898), written by Pierre Louÿs, in an attempt to discuss the different representations of the female , resorting to mythology, painting, cinema and photography, mediated by the iconography and iconology, as well as key-caraters in the ocidental imaginary, arguing that such representations are part of the building imagery, not only the body, as also of desire and seduction. In this sense, the relationships between the filmic translations of the novel - The Devil Is a Woman (Von Sternberg, 1935), La femme et le Pantin (Duvivier, 1959) and Cet obscure object du désir (Buñuel, 1977) - and the interpretations of the context of the literary work of Louÿs, also refer to Lacan's psychoanalytic scholia and schizo-analytical Deleuze and Guattari, in order to problematize the affinities and incursions of desire within the representations of the female during the time covered in this work. |
Keywords: | corporalidade literatura comparada female image embodiment comparative literature |
CNPq areas: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Linguagem e Sociedade |
Program: | Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras |
Citation: | EDOARDO, Laysmara Carneiro. Imaculada Concepción: A construção de imagens-corpos femininos em La Femme et le Pantin. 2010. 52 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2485 |
Issue Date: | 16-Mar-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
laysmara_Edoardo.pdf | 7.1 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.