Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2483
Tipo do documento: Dissertação
Title: Da aparência de crítica ao silenciamento: Veja e o discurso sobre o fracasso educacional.
Autor: Orsatto, Franciele Luzia de Oliveira 
Primeiro orientador: Cattelan, João Carlos
Resumo: O presente trabalho visa analisar, com base na perspectiva teórica da corrente francesa da Análise de Discurso (AD), a representação do ensino brasileiro construída pela revista Veja, na seção Ponto de Vista. A revista foi escolhida como objeto de estudo por se tratar de uma publicação representativa no mercado editorial brasileiro e mundial: Veja é a revista mais lida no país e a quarta revista de informação mais vendida no mundo. Devido à posição privilegiada do semanário, o que é publicado na revista acaba se tornando um discurso autorizado, como se fosse envolvido por uma aura de veracidade. Por meio de textos informativos e opinativos, a revista não apenas diz como é o ensino e o professor brasileiro, mas também faz ser o que diz. Ao mesmo tempo em que trata de temas importantes para o país, como a educação, a revista se coloca no importante papel de formadora de opiniões, capaz de influenciar decisivamente para que a população tome atitudes. Com esse poder reafirmado a todo o momento, Veja torna-se capaz de construir representações e estereótipos, muitas vezes aceitos pelo público leitor, que vai desarmado ao texto. Para analisar de que forma esse processo ocorre, foram selecionados dois artigos de opinião que versam sobre o ensino brasileiro. O objetivo é investigar a produção de sentidos, relacionando o linguístico com sua exterioridade constitutiva para, então, verificar os estereótipos sustentados. O conceito de formação discursiva, aliado a conceitos como o de sujeito e ideologia, serão utilizados para fundamentar a análise, que se baseia principalmente nos estudos de Pêcheux (1997), Maingueneau (1993) e Orlandi (2001). Acredita-se que investigar a representação construída pela grande mídia a respeito de questões referentes ao ensino é o primeiro passo para repensar a imagem das instituições e os motivos que levam o meio jornalístico e a opinião pública a sustentarem essas imagens. Atentar para as lutas simbólicas travadas no meio jornalístico é uma forma de tentar entender o complexo jogo da interpretação e os reflexos da ideologia; é também uma ferramenta para entender melhor a organização das esferas sociais, das instituições, enfim, da materialidade e de sua relação com o simbólico.
Abstract: The present work aims to analyze, based on the French Discourse Analysis approach, the representation of Brazilian education constructed by Veja magazine, in the section called Ponto de Vista. Veja was chosen because it is a representative magazine in the Brazilian, as well as in the world publishing market: Veja is the most read magazine in the country and the fourth information magazine most sold in the world. Due to the magazine s privileged position, what is published becomes an authorized discourse, as if it were involved by a veracity aura . Through informative and opinion texts, the magazine doesn t express how Brazilian education and teachers are, but it makes it happen. While Veja talks about relevant topics related to the country, like education, the magazine puts itself in the important place as an opinion former, able to significantly influence the people to adopt an attitude. With this power reaffirmed all the time, Veja is capable of constructing representations and stereotypes, which, many times, are accepted by the readers, who read the text disarmed . To analyze the way this process occurs, two opinion texts that talk about Brazilian education were chosen. The purpose is to investigate the effects of meaning, relating the language with its exteriority, and based on that, to verify the stereotypes that are supported. The concept of discursive formation, combined with concepts of subject and ideology are going to be used in the analysis, which is based on studies of Pêcheux (1997), Maingueneau (1993) and Orlandi (2001). To investigate the representation constructed by the mass media about educational issues is the first step to think about education s images and the reasons that lead Journalism and public opinion to support these images. To focus on the symbolic fights that happen on the journalist method is a way to try to understand the complex interpretation word game and ideology reflexes; it is also a tool to better understand the organization of social structures, of institutions and, finally, of the supplies and its relation with the symbolic.
Keywords: Análise de discurso
revista Veja
ensino brasileiro
discurso midiático
Discourse Analysis
Veja magazine
Brazilian education
mediatic discourse
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: ORSATTO, Franciele Luzia de Oliveira. Da aparência de crítica ao silenciamento: Veja e o discurso sobre o fracasso educacional.. 2009. 163 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2483
Issue Date: 11-Dec-2009
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
franciele_luzia.pdf751.75 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.