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dc.creatorPilatti, Patricia Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964637606456282por
dc.contributor.advisor1Dittrich, Ivo José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420421193388790por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:15Z-
dc.date.available2011-01-04-
dc.date.issued2011-11-23-
dc.identifier.citationPILATTI, Patricia Maria. Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2474-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar, com base na teoria Retórica, os mecanismos retóricos utilizados na publicidade impressa, atendo-se a anúncios em que as expressões metafóricas são usadas como estratégia argumentativa/persuasiva. O corpus da pesquisa constitui-se de anúncios publicitários de maior preferência entre o público jovem masculino e feminino, retirados de revistas de circulação nacional no ano de 2006. O referencial teórico que fundamenta e sustenta a análise do corpus apóia-se na teoria Retórica proposta por Aristóteles e Perelman, ancoradas nas teorias da publicidade de Sant Anna, Gomes, Gade e Carrascoza, juntamente com as teorias da metáfora postuladas por Ricoeur e Lakoff e Johnson, além de apoiar-se na teoria Semiótica de Barthes, Barros e Santaella. O estudo propõe levantar reflexões acerca da funcionalidade da retórica como um mecanismo de defesa e de atuação do sujeito, verificando que a argumentatividade está presente na atividade discursiva, assim como o caráter globalizante da retórica está presente nos anúncios da publicidade impressa.por
dc.description.abstractThe present study aims at analysing, based on the Rhetorical theory, the rhetorical arguments used in printed advertisements, focusing the ones in which metaphorical phrases are used as an argumentative/persuasive strategy. The corpus of this research constitutes of advertisements which deal with the most preferred topics by the young audience, both masculine and feminine, taken from nationwide magazines of 2006. The theoretical framework that supports the corpus analysis consists of the Rhetorical theory proposed by Aristotle and Perelman, the advertising theories by Sant Anna, Gomes, Gade and Carrascoza, the theories of metaphor postulated by Richards, Ricoeur, Lakoff and Johnson, as well as the Semiotic theory by Barthes, Barros and Santaella. This study has the purpose of promoting a reflection on the usefulness of Rhetorics as a device of self-defense and acting, verifying that the argumentativity is found in the discursive activity, as well as the globalizing character of Rhetorics is found in printed advertisements.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICIA MARIA PILATTI.pdf: 4095463 bytes, checksum: 8fa8a4315be023021a273f595b3ce4ce (MD5) Previous issue date: 2011-11-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectdiscurso publicitáriopor
dc.subjectmetáforapor
dc.subjectargumentospor
dc.subjectRhetoricseng
dc.subjectadvertising discourseeng
dc.subjectmetaphoreng
dc.subjectargumentseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleUm estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasivapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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