Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2469
Tipo do documento: Dissertação
Title: O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica e passagem de conteúdos: a linguagem do professor em sala de aula face aos alunos com deficiência visual
Autor: Lavarda, Santa Terezinha Falcade 
Primeiro orientador: Bidarra, Jorge
Primeiro membro da banca: Dittrich, Ivo José
Segundo membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar os facilitadores e os complicadores no discurso do professor, quando da exposição do conteúdo, ao usar o quadro, numa turma de inclusão com a presença de alunos com deficiência visual. Dentre os complicadores, destaca-se o uso de expressões indiciais com a presença dos dêiticos, principalmente os espaciais, nos momentos em que se utilizam os recursos visuais para a decodificação dos referenciais. E como facilitadores, destaca-se a complementação verbal desses referentes indiciais apontados, ao trazer para a oralidade o objeto que se quer atenção. Para a realização deste estudo, foram selecionadas três escolas de ensino médio e aplicados questionários aos professores, bem como observadas aulas em pesquisa do tipo etnográfica. Após a transcrição das aulas observadas, foram feitas análises e discutidos encaminhamentos possíveis para a efetivação do ensino-aprendizagem. Como pano de fundo para as análises e discussões, desenvolveu-se um estudo sobre a dêixis, bem como sobre quem é a pessoa com deficiência visual (cego ou com baixa visão) e os espaços ocupados por elas na sociedade e na escola.
Abstract: This research was carried out with the aim to investigate the facilitators and the inhibitors in the teacher‟s speech, when he/she exposes the content on the board, in an inclusive class with the presence of visually disabled students. Among the barriers is the use of deictic expressions, mainly spatial deictics, when visual resources are used to decode the referents. As for the facilitators, the most important is the verbalization of those referents pointed by the teacher, that is, when the teacher brings the object under focus to orality. For this study, three secondary education schools were selected, questionnaires were applied to the teachers and some classes were observed, characterizing an ethnographic research. After data transcription, analyses were carried out, and we discussed some possible ways to conduct the teaching-learning process in a successful way. For supporting our discussions, we carried out a study on deixis, as well as on the person with visual disability (blind or with low vision) and the spaces occupied by him/her in the society and at school.
Keywords: aluno com deficiência visual
professor do ensino regular
elementos dêiticos
educação especial
student with visual disability
teacher of regular education
deictics
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: LAVARDA, Santa Terezinha Falcade. O problema dos dêiticos na interação didático-pedagógica e passagem de conteúdos: a linguagem do professor em sala de aula face aos alunos com deficiência visual. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2469
Issue Date: 18-Mar-2008
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santa_Terezinha.pdf684.45 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.