Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSibin, Elizabete Arcalá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7010254557129752por
dc.contributor.advisor1Fortes, Rita das Graças Felix-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8283870910527945por
dc.contributor.referee1Alves, Lourdes Kaminski-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2502060350876295por
dc.contributor.referee2Lottermann, Clarice-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139220248275195por
dc.contributor.referee3Nery, Antonio Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807413340607401por
dc.contributor.referee4Santos, Adilson dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4749164793037145por
dc.contributor.referee5Fleck, Gilmei Francisco-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:07Z-
dc.date.available2017-04-09-
dc.date.issued2017-12-02-
dc.identifier.citationSIBIN, Elizabete Arcalá. The Baroque, the Time and the Death in the narrative of José Saramago and Autran Dourado. 2017. 169 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2457-
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada centrou-se em reflexões sobre a permanência do barroco e a representação ficcional do tempo nos romances Memorial do convento e As intermitências da morte, de José Saramago, e Os sinos da agonia e Ópera dos mortos, de Autran Dourado. A partir da leitura de romances dos referidos autores, surgiram os seguintes questionamentos que nortearam o estudo: como se dá o registro do tempo nos romances supracitados? Quais traços advindos do barroco subsistem em Memorial do convento e As intermitências da morte e em Os sinos da agonia e Ópera dos mortos? Quais características aproximam e distanciam o estilo de José Saramago e o de Autran Dourado? Com o propósito de encontrar respostas para tais questionamentos, objetivou-se estabelecer uma comparação entre os romances Memorial do convento, As intermitências da morte, Os sinos da agonia e Ópera dos mortos, com vistas a: apontar as características de cada romance e estabelecer as aproximações e os distanciamentos entre os textos dos dois autores; compreender as características barrocas presentes nas referidas obras e o tratamento dado à representação ficcional do tempo. Para atingir os objetivos propostos, utilizou-se como suporte teórico as reflexões de Santo Agostinho (1984), Paul Ricoeur (1994, 1995 e 1997), Philippe Ariès (2012), Edgar Morin, (1997), Alfredo Bosi (1977), Ana Paula Arnaut (2011), Flávio Kothe (1986), Aguiar e Silva (1976), Irlemar Chiampi (1980 e 1998), Omar Calabrese (1987), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que possibilitou concluir que, tanto Memorial do convento e As intermitências da morte quanto Os sinos da agonia e Ópera dos mortos, por meio da apropriação dos recursos estilísticos ou da abordagem temática, promovem a permanência do barroco na contemporaneidade. E, ainda, pelo fato de José Saramago e Autran Dourado retomarem o barroco como um novo objeto cultural, cujas inovações se constroem a partir da permanência do estilo do século XVIII, com a finalidade de promover a crítica social por meio da exposição dos problemas sociais e dos conflitos interiores das personagens, pode-se afirmar que os autores se aproximam da tendência neobarroca.por
dc.description.abstractThe research presented here was centered on reflections on the permanence of the baroque and the fictional representation of time in the novels Memorial of the Convent and The Intermittents of Death by José Saramago and The Bells of Agony and Opera of the Dead by Autran Dourado. From the reading of the novels of these authors, the following questions emerged that guided the study: how do we record the time in the novels mentioned above? What traces from the baroque remain in the memorial of the convent and The flashes of death and in The bells of agony and Opera of the dead? What characteristics approximate and distance the style of José Saramago and that of Autran Dourado? In order to find answers to such questions, a comparison was made between the novels Memorial of the Convent and The Intermittents of Death and The Bells of Agony and the Opera of the Dead, in order to: point out the characteristics of each novel and establish the Approximations and distances between the texts of the two authors; To understand the baroque characteristics present in the mentioned works and the treatment given to the fictional representation of the time. In order to reach the proposed objectives, the reflections of St. Augustine (1984), Paul Ricoeur (1994, 1995 and 1997), Philippe Ariès (2012), Edgar Morin, (1997), Alfredo Bosi (1977) Ana Paula Arnaut (2011), Flávio Kothe (1986), Aguiar e Silva (1976), Irlemar Chiampi (1980 and 1998), Omar Calabrese (1987), among others. It is, therefore, a bibliographical research that made it possible to conclude that both the Memorial of the Convent and The Intermittents of Death and the Bells of Agony and the Opera of the Dead, through the reappropriation of the stylistic resources or thematic approach, promote the permanence of the Baroque in contemporary times. And also because José Saramago and Autran Dourado retake the baroque as a new cultural object, whose innovations are built from the permanence of the style of the eighteenth century, with the purpose of promoting social criticism through the exposition of social problems And the internal conflicts of the characters, it can be said that the authors approach the neo-baroque tendency.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreia_ Souza.pdf: 1918871 bytes, checksum: 8040530ecf3ecb949eb384c2e9b7b62c (MD5) Previous issue date: 2017-12-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBarrocopor
dc.subjectTempopor
dc.subjectNeobarrocopor
dc.subjectBaroqueeng
dc.subjectTimeeng
dc.subjectNeo-baroqueeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO barroco, o tempo e a morte na narrativa de José Saramago e Autran Douradopor
dc.title.alternativeThe Baroque, the Time and the Death in the narrative of José Saramago and Autran Douradoeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Elizabete_Sibin2016.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.