Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2453
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Andréia Cristina de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4980733334423133por
dc.contributor.advisor1Damke, Ciro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833866346335384por
dc.contributor.referee1Soares, Alexandre Sebastião Ferrari-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2323106437650213por
dc.contributor.referee2Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee3Loregian-penkal, Loremi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1766652516268724por
dc.contributor.referee4Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8608492668861352por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:03Z-
dc.date.available2017-01-16-
dc.date.issued2016-07-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Andréia Cristina de. The voices from globalized world: language, discourse and power in advertisements. 2016. 169 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2453-
dc.description.resumoO mundo globalizado possibilita o surgimento de novas relações sociais, políticas e econômicas. Estas mudanças, muitas vezes, resultam em conflitos identitários e culturais, modificando a compreensão de conceitos unificadores de língua, nação e cultura. Neste contexto, o gênero discursivo propaganda mostra-se cada vez mais inserido no cotidiano, adaptando-se às necessidades contemporâneas. Assim, pode-se verificar a ocorrência desses conflitos, a partir de representações de identidades nacionais, também no gênero propaganda. Sob esta perspectiva, o objetivo da pesquisa é analisar as representações de identidades nacionais em propagandas comerciais, no contexto da globalização. Para isto, partiu-se da articulação dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística e da Análise de Discurso Crítica. Com base nestas perspectivas, observou-se a utilização de aspectos linguísticos, identitários e culturais, além de averiguar com que objetivos ocorre a utilização da diversidade linguística e de identidades nacionais e evidenciar como são estabelecidas as relações de poder a partir da utilização destas identidades e da diversidade linguística e cultural. As análises das representações das identidades nacionais nas propagandas selecionadas evidenciaram diferentes narrativas do mundo globalizado e relações de poder em uma estrutura hierárquica entre as identidades nacionais apresentadas. Estas análises auxiliam na compreensão de elementos da sociedade contemporânea, possibilitando uma leitura mais crítica das propagandas. Assim, a pesquisa busca contribuir com a discussão de aspectos referentes à propaganda, enquanto um gênero que reflete as mudanças históricas e sociais pelas quais passa a sociedade e que constrói representações sociais, como as referentes à língua, à identidade e à cultura, além de buscar amadurecer a discussão teórica a partir da articulação entre as duas vertentes utilizadas, evidenciando que na contemporaneidade não cabe mais a divisão rígida entre as áreas de conhecimento.por
dc.description.abstractThe globalized world provides the appearance of new social, political and economic relations. These changes, many times, result in identity and cultural conflicts, which change the comprehension of unified concepts of language, nation and culture. In this context, the discourse genre advertisement is each time more present in the daily and adapted to the nowadays needs. In this way, It is possible to see the occurrence of these conflicts, from nation identity representation, also in the advertisements. In this way, the main goal of this research is to analyze the national identity representation in advertisements, in the context of globalization. For this, there was an association between sociolinguistics and critical discourse analyzes. Based on these perspectives, it was seen the use of linguistic, identity and cultural aspects, besides observing with which objectives the use of linguistic diversity and national identity happen and to evidence how the power relations are established from the use of this identities and from linguistic and cultural diversity. The analysis of national identity representation in the selected advertisement showed different views of the globalized world and power relations in a hierarchical structure between the presented national identities. These analyze help in the comprehension of some elements from nowadays society, making possible a critical comprehension of these advertisements. In this way, the present study wants to contribute with the discussion of some aspects related to advertisements as a genre that reflects the historical and social aspects related to the society and create social representations, as the ones related to language, to identity and to culture. Besides of this goal, this study wants to mature a theoretical discussion from the articulation between the used sheds, showing that nowadays the rigid division between knowledge areas are should not be so hard.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreia_ Souza.pdf: 1918871 bytes, checksum: 8040530ecf3ecb949eb384c2e9b7b62c (MD5) Previous issue date: 2016-07-25eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectRepresentação Discursivapor
dc.subjectIdentidades Nacionaispor
dc.subjectDiversidade Linguísticapor
dc.subjectGlobalization. Discursive representation. National identity. Linguistics Diversity.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs vozes do mundo globalizado: língua, discurso e poder em propagandas comerciaispor
dc.title.alternativeThe voices from globalized world: language, discourse and power in advertisementseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andreia_ Souza.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.