Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2450
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Susana Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801545367008340por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2238891866036822por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee2Costa-hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee3Jovino, Ione da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6714175723955949por
dc.contributor.referee4Oliveira, Míria Gomes de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707036544040784por
dc.contributor.referee5Busse, Sanimar-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6743779015422687por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:56:02Z-
dc.date.available2017-01-14-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.citationFERREIRA, Susana Aparecida. Social race s identities, multiliteracies and the pedagogical practice of english language teacher. 2016. 319 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2450-
dc.description.resumoO contexto desta pesquisa envolveu duas escolas públicas estaduais situadas no interior do estado do Paraná. Especificamente, envolveu duas professoras de Língua Inglesa (LI) de Ensino Fundamental, convidadas a participar da pesquisa durante uma oficina de formação continuada de 60 horas que refletiu a respeito de identidades sociais de raça e prática docente e os recursos de multiletramentos. As perguntas de pesquisa que permearam esse trabalho foram: ─Quais foram as percepções das duas professoras durante uma oficina de formação continuada a respeito da temática acerca de identidades sociais de raça e multiletramentos? ─Que percepções cada professora teve sobre a temática identidades sociais de raça e a própria prática pedagógica, a partir de uma formação continuada acerca de identidades sociais de raça e multiletramentos? ─Quais foram as percepções das professoras a respeito de como os multiletramentos podem contribuir para as reflexões acerca de identidades sociais de raça nas aulas de Língua Inglesa? A temática da pesquisa versou sobre as percepções dessas duas professoras a respeito de identidades sociais de raça, multiletramentos e prática docente durante e após a oficina de formação continuada. Para responder a tais questionamentos, a pesquisa foi sustentada pelo arcabouço teórico da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Além disso, foram consultadas várias fontes que versam sobre identidades sociais de raça (FERREIRA, 2012a), sobre letramentos (SOARES, 2003; KLEIMAN, 2005), sobre novos estudos do letramento (STREET, 2003), sobre multiletramentos (COPE, KALANTZIS, 2000) e sobre análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 2001; VAN DIJK, 2012). Essas consultas foram de suma importância para as reflexões registradas neste trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e alicerçada na LA, que trouxe uma proposta de pesquisa-ação/intervenção como metodologia, ao passo que as reflexões teóricas e práticas foram realizadas desde o início da oficina de formação de professores até o final da utilização da sequência didática elaborada pelas docentes visando ao aprimoramento da prática pedagógica. Os instrumentos de geração de dados foram: observação com diário de campo, relatos reflexivos, autobiografias, questionário, entrevista e gravação das aulas durante a utilização do material didático elaborado pelas duas professoras. Os resultados apontaram na direção de que os recursos de multiletramentos contribuíram para melhorar a prática das professoras e auxiliaram na reflexão sobre identidades sociais de raça. E que reflexões mais direcionadas para instrumentalizar docentes da área do ensino de Línguas, especialmente LI (Língua Inglesa), são necessárias. Salvo limitações teóricas/metodológicas, a conclusão apontou para percepções positivas das duas professoras a respeito da participação numa oficina de formação sobre identidades sociais de raça e multiletramentos e sua contribuição para reflexões sobre a temática racial nas aulas de LI.por
dc.description.abstractThe context of this research involved two State public schools located on the cowntryside of Paraná. Specifically, it involved two English language teachers of elementary school, invited to participate in the study during a workshop of continued training of 60 hours, in which it was reflected the social identities of race and teaching practice permeated by multiliteracies resources. The research questions that permeate this work are: ─what were the perceptions of each teacher during the workshop of continuing education on the subject of social identities of race and multiliteracies?- what were the perceptions of each teacher about how their own practice, through a formation course reflections, about the social identities of race and multiliteracies in English classes? ─what were the perceptions about how the multiliteracies theory can contribute to reflections about social identities of race and multiliteracies in English classes? ─ The theme of research is about perceptions of these two teachers about social identities of race, multiliteracies and teaching practice during and after the workshop of continuing education. To answer these questions, the research was supported by the theoretical framework of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). In addition, it was consulted many sources that deal with social identities race (FERREIRA, 2012a), about literacies (SOARES, 2003; KLEIMAN, 2005) new studies of literacy (STREET, 2003), multiliteracies (COPE, KALANTZIS, 2000) and critical discourse analysis (FAIRCLOUGH, 2001; VAN DIJK, 2012). These information were really important to the reflections of this work. Methodologically, it is a qualitative and grounded nature of research in Applied Linguistics, which presented a proposal for action- research / intervention as methodology, whereas the theoretical and practical reflections were held since the beginning of the teacher training workshop up to the end, which resulted in the use of didactic sequence elaborated by teachers in order to improve the teaching practice. The data generation tools were: observation diary, reflective accounts, autobiographies, questionnaire, interview and writing classes, while using the courseware developed by two teachers. The results point that the multiliteracies resources contributed to improve the practice of teachers and it helped in hinking about social identities race. This work also showed that more targeted reflections to equip teachers of Language teaching area, especially English Language, are necessary. Except theoretical/ methodological limitations, the conclusion points to positive perceptions of both teachers about the participation of a training workshop on social identities of race and multiliteracies and its contribution to reflections on the racial issue in English Language classes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:56:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Susana_ Ferreira.pdf: 4106070 bytes, checksum: 1044accb1700604b74985f1093a3a898 (MD5) Previous issue date: 2016-06-03eng
dc.description.sponsorshipFundação Araucária-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIdentidades sociais de raçapor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectPrática pedagógica em aulas de Língua Inglesapor
dc.subjectSocial Identities raceeng
dc.subjectMultiliteracieseng
dc.subjectPedagogical practice in English Language classeseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleIdentidades Sociais de Raça, Multiletramentos e a prática pedagógica do professor de Língua Inglesapor
dc.title.alternativeSocial race s identities, multiliteracies and the pedagogical practice of english language teachereng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Susana_ Ferreira.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.