Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2443
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os significados culturais em canções da banda de rock brasileiro Capital Inicial
Other Titles: The cultural meanings in songs of the Brazilian rock band Capital Inicial
Autor: Acosta, José Luiz da Silva 
Primeiro orientador: Santos, Maria Elena Pires
Primeiro membro da banca: Jung, Neiva Maria
Segundo membro da banca: Molin, Beatriz Helena Dal
Terceiro membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Resumo: O presente trabalho versa sobre o tema do rock brasileiro com ênfase nos significados culturais que podem ser construídos em seu discurso. O objetivo da pesquisa é investigar esses significados culturais do grupo social roqueiro, a partir de canções do gênero musical rock produzido no Brasil. Para tanto, foram formuladas perguntas de pesquisa cuja finalidade é nortear essa investigação, são elas: a) Como podem ser construídos os significados culturais do grupo roqueiro? b) De que forma as significações culturais globais ou locais se entrelaçam? c) Os significados culturais encontrados corroboram ou negam o estereótipo construído sobre o roqueiro? A pesquisa se inscreve no âmbito da Linguística Aplicada por tratar da linguagem em suas condições reais de uso (CAVALCANTI, 1986; ALMEIDA FILHO, 1991, 2001; MOITA-LOPES, 1998, 2006), caracterizada pelo seu cunho qualitativo-interpretativista em que a preocupação não é estabelecer verdades universais, mas sim, estudar situações específicas (DENZIN e LINCOLN, 20006; BORTONI-RICARDO, 2009). A fundamentação teórica para o desenvolvimento da pesquisa é oriunda de estudos da Antropologia (CANCLINI, 2009, 2011), do campo dos Estudos Culturais (BHABHA, 1998; HALL, 2000) e dos Estudos Feministas (BUTLER, 1988, 1994, 2003). Compõem os registros dessa pesquisa as canções da banda Capital Inicial Veraneio Vascaína , de 1986; Cai a noite , de 1991; Quatro vezes você , de 2002; e Coração Vazio , de 2014, estas que são provenientes de portais específicos de música na internet. Para a geração de dados foi utilizado o método sociológico de análise da língua, relacionado à teoria bakhtiniana (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1997; BAKHTIN, 1998, 2003; FIORIN, 2008; BRAIT, 2005; SILVEIRA, 2012) em que as canções são tomadas enquanto gêneros discursivos, compostos por um conteúdo temático, uma estrutura composicional e um estilo, todos submetidos a um campo comunicacional. A partir dessa pesquisa, os resultados alcançados foram que os significados culturais são construídos socialmente, por meio de processos históricos, e que podem ser percebidos pelos interlocutores a partir da união dos elementos presentes nos textos, ou seja, todas as semioses, com as informações sobre as condições de produção, circulação e recepção das canções. Além disso, existe a presença de significações mais relacionadas ao contexto brasileiro em determinadas canções, enquanto que em outras não, o que evidencia um balanço entre as significações locais e globais. Por fim, a complexidade da formação identitária de um sujeito impede que se possa dizer categoricamente que o estereótipo do roqueiro foi reforçado ou negado diante das canções analisadas, uma vez que algumas características relacionadas a esse grupo foram encontradas e outras delas não.
Abstract: This research talks about the brazilian rock, focused on the cultural meanings that can be built in its discourse. The main point of this research is to investigate this effects in social groups as the rock, starting from the songs of this genre that were produced in brazil. Therefore, some questions were formulated for which objective, is to find a north, they are: a) How can be built the cultural meanings of the rockers group? b) How can the global or local cultural meanings be blended? c) the cultural meanings found confirm or deny the stereotype built about Rockers? The research is contained in the field of Applies Linguistics which is about the language in real conditions of use (CAVALCANTI, 1986; ALMEIDA FILHO, 1991, 2001; MOITA-LOPES, 1998, 2006), caracterized by his qualitative and interpretative nature which the concern is not stablish universal verity, but study specific situations (DENZIN e LINCOLN, 20006; BORTONI-RICARDO, 2009). The theoritical foundation for the development of this apply came from the Antropology studies (CANCLINI, 2009, 2011), from the Cultural Study's camp (BHABHA, 1998; HALL, 2000) and the Feminist Studies (BUTLER, 1988, 1994, 2003). Are included in this paper the songs of the band Capital Inicial Veraneio Vascaína , 1886; Cai a noite . 1991; Quatro vezes você , 2002; and Coracao vazio , 2004. These sources come from especific music portals on internet. For making the data, the sociologic method of the language was applied, related to the bakhtinian theory (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1997; BAKHTIN, 1998, 2003; FIORIN, 2008; BRAIT, 2005; SILVEIRA, 2012) which the songs are taken while the discursive genres, composed by tematic theme, composicional estructure, and style, they are all submissive to a comucational area. From this research, the results found are that the cultural meanings are made up socialy, for historical process, and can be noticed for the collocutor from the point of the united elements in the text, with the informations about the prodution conditions, circulation and reception of the songs. More than that, there exists a presence of meanings related to the brazilian context of determined songs, while other do not, that clarifies a balance between the global and locals meanings. To be finished, the complexity of the person identity formation of someone prevents that can be told categoricaly that the stereotype of rockers was forced, or denyed, up the analized songs, once that some marks are linked to this groupd were found and some did not.
Keywords: Rock brasileiro
Cultura
Significados culturais
Canções
Brazilian rock
Culture
Cultural meaning
Songs
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: ACOSTA, José Luiz da Silva. The cultural meanings in songs of the Brazilian rock band Capital Inicial. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2443
Issue Date: 13-Apr-2016
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jose _Luiz.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.