Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBaladeli, Ana Paula Domingos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7590021840796219por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Aparecida de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2238891866036822por
dc.contributor.advisor-co1Borstel, Clarice Nadir Von-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.contributor.referee1Jordão, Clarissa Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1569887797959125por
dc.contributor.referee2Mastrella-de-andrade, Mariana Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1271403534157586por
dc.contributor.referee3Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee4Costa-hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:56Z-
dc.date.available2016-06-08-
dc.date.issued2015-05-08-
dc.identifier.citationBALADELI, Ana Paula Domingos. Identity narratives of English Teachers: the legacy s of Pibid. 2015. 238 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2433-
dc.description.resumoA discussão sobre a identidade profissional de professores está diretamente relacionada à formação de professores, isso porque permite compreender as trajetórias, as expectativas e o papel central que os discursos desempenham no processo de identidade e diferença dos professores. A concepção de identidade que fundamentou esta tese é a de que os discursos socialmente veiculados sobre os professores de Língua Inglesa da educação básica e também sobre a profissão professor influenciam na (re)construção da identidade profissional de professores em formação inicial. Os sujeitos desta pesquisa narrativa foram dez pibidianos de Língua Inglesa, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid de três universidades públicas do Paraná. O objetivo foi identificar, nos discursos dos pibidianos, os sentidos construídos sobre a profissão professor. Para tanto, fundamentei a análise desta pesquisa narrativa nos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1995, 2014; KLEIMAN, 1995) e em estudos sobre identidade (HALL, 2003, 2009; SILVA, 2009; FERREIRA, 2014). O corpus incluiu os seguintes instrumentos: narrativas autobiográficas escritas, entrevistas em áudio, questionários, observação e anotações de campo durante visitas nas três universidades. Os resultados indicaram que a participação no Pibid tem contribuído na formação profissional dos pibidianos, no desenvolvimento de uma postura de professor pesquisador, na aprendizagem da profissão, na compreensão do papel do professor e na compreensão da função social do professor de Língua Inglesa. A inserção sistemática dos pibidianos no ambiente escolar, somada ao trabalho colaborativo da universidade com as escolas, tem proporcionado práticas de ensino e desenvolvimento de material didático mais significativos e ajustados aos documentos oficiais de ensino. Embora o programa tenha contribuído para problematizar a formação do professor de Língua Inglesa no contexto contemporâneo, nos discursos dos pibidianos, foi possível identificar facetas do discurso de identidade profissional com base na cultura familiar (faceta hereditária), na crença de vocação (faceta vocacional), no discurso idealizado (faceta romântica), nas práticas pedagógicas altamente motivadoras (faceta entusiasta) e, por fim, na crença missionária de profissão (faceta sacerdotal). Em linhas gerais, o Pibid tem representado uma relevante alternativa para que futuros professores aprendam a profissão, mas, por outro lado, tem trazido à tona a complexidade de se formar professores de Inglês interessados em atuar no contexto do ensino básico públicopor
dc.description.abstractThe debate on the professional identity of teachers is directly related to teacher education, because it allows us to understand their life stories, their expectations and the main role of discourses in the process of teachers identity and difference. The conception of identity that guides this thesis is that the socially conveyed discourses on English language teachers of basic education and on the teaching profession influence the (re)construction of professional identity of pre-service teachers. The subjects of this narrative research were ten students of the Teaching Initiation Scholarship Institutional Program (Pibid) from three public universities in the state of Paraná. The aim was to identify, in the students discourses, meanings regarding the teaching profession. To achieve this goal, I based the analysis of this narrative research on the New Literacy Studies (STREET, 1995, 2014; KLEIMAN, 1995), and studies on identity (HALL, 2003, 2009; SILVA, 2009; FERREIRA, 2014). The corpus included these instruments: written autobiographical narratives, audio interviews, questionnaire, observation and field research notes from the visits in the three universities. The results indicated that participation in the Pibid program has contributed to the students professional education, the development of a teacher-researcher profile, the learning of the profession, the understanding of the teacher s role, and the understanding of the English teacher s social role. The systematic integration of the Pibid students in the school environment, in addition to the collaborative work between the university and schools, has provided meaningful teaching practices and design of teaching materials in accordance with the education official guidelines. Although the program has contributed to the discussion of the English teacher education in the contemporary context, it was possible to identify, in the Pibid students discourses, facets of identity discourse based on the family culture (hereditary facet), the belief in vocation (vocational facet), the idealized discourse (romantic facet), the highly motivating teaching practices (enthusiast facet), and, finally, the missionary belief of profession (missionary facet). In general, the Pibid program has represented an important alternative for future teachers learn the profession, but, on the other hand, it has brought to light the complexity of educating English teachers interested in working in the context of public basic educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ana_ baladeli.pdf: 1175145 bytes, checksum: cb2661f743345de5e3c70a1325a7873e (MD5) Previous issue date: 2015-05-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectPibid.por
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectNarrativeseng
dc.subjectProfessional identityeng
dc.subjectPibideng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleNarrativas de identidade do professor de língua inglesa: o legado do Pibidpor
dc.title.alternativeIdentity narratives of English Teachers: the legacy s of Pibideng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
ana_ baladeli2015.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.