Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2430
Tipo do documento: Dissertação
Title: Contribuições do PIBID de espanhol à formação inicial e ao uso das TIC
Other Titles: Contribuciones del PIBID de español a la formación inicial y al uso de las TIC
Autor: Breda, Regina 
Primeiro orientador: Castela, Greice da Silva
Primeiro membro da banca: Vergnano-junger, Cristina de Souza
Resumo: Esta investigação, que foi realizada com bolsistas do subprojeto de Espanhol do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela CAPES, realizado na UNIOESTE, campus Cascavel, e desenvolvido com alunos da licenciatura em Letras de Espanhol, busca responder às seguintes indagações: Qual a contribuição que o PIBID tem dado à formação inicial de seus bolsistas? Qual o papel do PIBID de Espanhol em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) por seus bolsistas? A escolha se justifica pelo PIBID ser um programa recente que prevê a promoção de experiências de aprendizagem inovadoras e significativas tanto para os bolsistas de iniciação à docência, quanto para os alunos da educação básica. Dentro desse cenário, sabemos que os alunos da geração pós-internet demandam a inserção das TIC nas práticas educativas (LARA, 2011), mas a formação inicial, por meio dos cursos de licenciatura, não tem dado conta de preparar os futuros professores para utilizar em suas aulas presenciais as TIC, explorando-as em todo seu potencial. Por essa razão, voltamos nosso olhar sobre as experiências que os acadêmicos bolsistas do PIBID tiveram com o uso das TIC em oficinas que ministraram em duas escolas públicas de educação básica. Sustentada pela Linguística Aplicada, na abordagem qualitativa e na análise documental, esta pesquisa verificou, por meio da aplicação de questionário, de gravação de falas e da análise de relatórios semestrais de 12 bolsistas do subprojeto de Espanhol, como eles avaliam sua participação no subprojeto em relação às experiências com as TIC e as contribuições que do PIBID para sua formação inicial. Tomamos como base os decretos que dispõem sobre o PIBID, a formação inicial docente, estudos da mídia educação e do letramento digital e estudos que evidenciam a urgente inserção das TIC na formação inicial e relatos de experiências com as TIC no ensino. A pesquisa revelou que os acadêmicos bolsistas consideram positivas as experiências que tiveram no PIBID, principalmente no que se refere ao maior contato com a escola, ao trabalho colaborativo propiciado pelo programa e grande parte relata que não teve outros momentos de sua formação para desenvolver atividades com as TIC. Além disso, eles consideram a importância dessas vivências, pois sabem a realidade que encontrarão quando chegarem às escolas públicas e sentem-se seguros para utilizar as TIC em suas práticas depois de formados após sua participação no subprojeto de Espanhol.
Abstract: Esta investigación, llevada a cabo con el subproyecto de Español del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Enseñanza (PIBID), financiado por la CAPES, realizado en la Universidad Estadual del Oeste del Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel, desarrollado con los académicos de la licenciatura en Letras/Español busca responder: ¿Qué contribución el PIBID ha dado a la formación inicial de sus becarios? ¿Cuál es el papel del PIBID de Español con respecto al uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) por sus becarios? La elección se justifica por PIBID ser un reciente programa que prevé la promoción de experiencias de aprendizaje innovadoras y significativas tanto a los becarios de iniciación a la enseñanza, cuanto a los estudiantes de educación básica. Sabemos que los estudiantes de la generación post-Internet requieren la inserción de las TIC en las prácticas educativas (Lara, 2011), pero la formación inicial, a través de cursos de grado, no se ha dado cuenta de preparar los futuros docentes a utilizar las TIC, en sus clases en el aula, las explorando a su máximo potencial, por lo tanto, volvemos nuestra mirada sobre las experiencias que los becarios académicos PIBID tuvo con el uso de las TIC en los talleres ministrado en dos escuelas públicas de educación básica. Con el apoyo de la Lingüística Aplicada, el enfoque cualitativo y el análisis de documentos, esa investigación ha verificado, mediante la aplicación de un cuestionario, discursos de grabación y análisis de los informes semestrales de 12 becarios del subproyecto de Español, como estos académicos evalúan su participación en el subproyecto en relación a las experiencias con las TIC y las contribuciones de PIBID a su formación inicial. Tomamos como base los decretos que establecen el PIBID, la formación inicial de los docentes, estudios de la mídia-educación y de la alfabetización digital y los estudios que demuestran la integración urgente de las TIC en la formación inicial del profesorado y los informes de experiencias con las TIC en la enseñanza. La investigación reveló que los académicos becarios consideran experiencias positivas que han tenido en PIBID, especialmente con respecto a un mayor contacto con la escuela, el trabajo de colaboración que ofrece el programa y una gran parte de ellos informó que no tuvo otros momentos de su formación para desarrollar actividades con las TIC. Tienen en cuenta la importancia de estas experiencias, porque conocen la realidad que encontrarán cuando llegaren a las escuelas públicas y se sienten seguros de usar las TIC en su práctica después de la graduación tras su participación en el subproyecto de Español.
Keywords: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na educação
Formação inicial de professores
PIBID
Língua Espanhola
Tecnologías de la Comunicación y de la Información (TIC) en la educación
La formación inicial del profesorado
PIBID
Lengua Española
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: BREDA, Regina. Contribuciones del PIBID de español a la formación inicial y al uso de las TIC. 2015. 192 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2430
Issue Date: 12-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Regina_ Breda2015.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.