Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2404
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVicente, Fernanda Pedrita-
dc.contributor.advisor1Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee1Bidarra, Jorge-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4214786666641182por
dc.contributor.referee2Dittrich, Ivo José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420421193388790por
dc.contributor.referee3Romualdo, Edson Carlos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7162320735851332por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:48Z-
dc.date.available2008-02-27-
dc.date.issued2007-03-20-
dc.identifier.citationVICENTE, Fernanda Pedrita. Predicado Nominal em Posição Temática: Papéis Modalizadores.. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2404-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa consiste em investigar o papel modalizador do predicado nominal em posição temática a partir da análise de recortes de nível frasal retirados de redações produzidas por candidatos ao vestibular da Unioeste em 2004. O interesse em promover uma análise neste contexto reflete uma tentativa de contribuir, mesmo que minimamente, com o ensino de língua portuguesa, considerando-se que atividades de escrita no ensino médio visam ao preparo de habilidades lingüístico-discursivas dos alunos para a produção da redação de vestibular. Durante o percurso traçado para o desenvolvimento deste trabalho, buscou-se demonstrar que a unidade predicado nominal + sujeito representa uma estrutura de teor asseverativo a partir da qual o produtor do texto expõe juízos de valor. A posição temática do predicado nominal serve de parâmetro para o reconhecimento, no plano sintático, de um tipo específico de organização semântica. O enfoque na descrição sintático-semântica acenou para uma avaliação que concilia a posição temática e o teor de modalização acionado pelo predicado nominal. Para tanto, a proposta de Halliday (1985), pautada na estrutura temática da oração, e os estudos sobre modalização realizados por autores como Parret (1988), Castilho e Castilho (1992), Neves (1996), entre outros, subsidiam a hipótese de que o predicado nominal, quando anteposto ao sujeito, possui caráter modalizador. A análise empreendida resultou no reconhecimento de que há uma relação entre o predicado nominal e o teor proposicional exposto no interior do sujeito. Nesse sentido, a proposta de classificação em foco, embora limitada, resume a interpretação obtida por meio de cotejos e contrastes da relação PN + sujeito .por
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the modalization role of the nominal predicate in thematic position from the analysis of textual portions at phrasal level, taken from texts produced by candidates to Unioeste entrance examination, in 2004. The interest in promoting an analysis in this context reflects an attempt to contribute, yet minimally, with the teaching of Portuguese, considering that the writing activities at high school aim to prepare the students linguistic-discursive abilities for the text production at the entrance examination. During the route traced for the development of this work, we tried to demonstrate that the unity nominal predicate + subject represents a structure of asseverative content from which the text producer exposes value judgments. The thematic position is used as a parameter for the recognition, in the syntactic plan, of a specific type of semantic organization. The delimitation of a syntactic-semantic description conducted an evaluation that joins the thematic position and the modalization content activated by the nominal predicate. For this reason, Halliday´s (1985) theory, based on the thematic structure of the clause, and the studies on modalization made by authors like Parret (1988), Castilho and Castilho (1992), Neves (1996), among others, support the hypothesis that the nominal predicate, when placed before the subject, plays a modalization role. The analysis carried out resulted in the recognition of a relationship between the nominal predicate and the propositional content exposed inside the subject. In this sense, the classification proposed in this work, although limited, summarizes the interpretation derived from comparisons and contrasts of the relationship PN + subject .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vicente.pdf: 540780 bytes, checksum: 804984f295882304087aae116e2676f5 (MD5) Previous issue date: 2007-03-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectpredicado nominalpor
dc.subjectposição temáticapor
dc.subjectmodalizaçãopor
dc.subjectnominal predicateeng
dc.subjectthematic positioneng
dc.subjectmodalizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePredicado Nominal em Posição Temática: Papéis Modalizadores.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vicente.pdf528.11 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.