Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGedoz, Sueli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8864125448002709por
dc.contributor.advisor1Costa-hübes, Terezinha da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5764532456858431por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Adair Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6884312497185259por
dc.contributor.referee2Perfeito, Alba Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6757863866100108por
dc.contributor.referee3Borstel, Clarice Nadir Von-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2766772809798206por
dc.contributor.referee4Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:48Z-
dc.date.available2016-01-19-
dc.date.issued2015-06-30-
dc.identifier.citationGEDOZ, Sueli. Practice of linguistic analysis in working with speech genres: in focus, production and textual rewritten. 2015. 275 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2402-
dc.description.resumoA pesquisa que apresento neste estudo refere-se à prática de análise linguística associada ao trabalho com a produção e a reescrita textual. Trata-se de uma investigação ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, na abordagem qualitativa interpretativista, recorrendo à perspectiva de cunho etnográfico e à pesquisa-ação como delineamento metodológico. A inquietação que deu origem ao trabalho sustenta-se na indagação sobre a forma que a prática de análise linguística, entendida como encaminhamento que vai além do trabalho com a gramática normativa, pode contribuir para o processo de produção e reescrita de textos na sala de aula. Com o intuito de responder a esse questionamento, o objetivo é investigar as contribuições do trabalho com a análise linguística para o processo de produção e reescrita de textos, focalizando uma turma do 7º ano do ensino fundamental. O recorte investigativo toma o texto, organizado num gênero discursivo, como ponto de partida e elemento norteador do ensino da Língua Portuguesa. A linha teórica ampara-se na Análise Dialógica do Discurso e no método sociológico para abordagem dos gêneros discursivos, conforme Bakhtin/Volochinov (2004 [1929]) e Bakhtin (2011 [1979]). Além disso, recorro a fontes que conferem às práticas de análise linguística, produção e reescrita textual um viés dialógico no trabalho com a linguagem. Pautando-me nessa orientação teórica e no contexto da sala de aula, percebi resultados que indicam a necessidade de associação entre todas as práticas discursivas que organizam o ensino da Língua Portuguesa. No que tange às práticas focalizadas (análise linguística, escrita, reescrita), considero que todas são perpassadas e subsidiadas pela análise linguística, pois produzir e reescrever textos requer, indiscutivelmente, a análise dos elementos linguístico-discursivos que compõem a produção escrita.por
dc.description.abstractThe research that I present in this study refers to the practice of linguistic analysis associated with the work with the production and textual rewritten. This is a research grounded on the assumptions of Applied Linguistics, in the interpretative qualitative approach, using the ethnographic perspective and the action research as methodological design. The unrest which led to the work rests on the question of how the practice of linguistic analysis, understood as routing that goes beyond the work with the grammar rules, can contribute to the process of production and rewriting texts in the classroom. In order to answer this question, the goal is to investigate the contributions of work and linguistic analysis to the process of production and rewriting texts, focusing on a group of 7th grade of elementary school. Investigative cut takes the text, organized a speech genre as a starting point and guiding element of the teaching of Portuguese Language. The theoretical framework that I use bolsters on the Dialogic Discourse Analysis and the sociological method of approach to genres as Bakhtin/Voloshinov (2004 [1929]) and Bakhtin (2011 [1979]). Also, turn to sources that give the linguistic analysis of practices, production and textual rewriting a dialogical bias at work with language. Guided me in this theoretical orientation and in the context of the classroom, I realized results that indicate the need for partnership between all discursive practices that organize the teaching of Portuguese. With respect to focused practices (linguistic analysis, writing, rewriting), I consider that all are pervaded and subsidized by linguistic analysis, for producing and rewrite texts requires arguably the analysis of linguistic and discursive elements that make up the written production.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Sueli Gedoz _parte 1.pdf: 1452484 bytes, checksum: ece64c4c4c6f49753d2706d7ad66acf9 (MD5) Previous issue date: 2015-06-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectpráticas discursivaspor
dc.subjectanálise linguísticapor
dc.subjectprodução escritapor
dc.subjectreescrita textualpor
dc.subjectgêneros discursivospor
dc.subjectdiscursive practiceseng
dc.subjectlinguistic analysiseng
dc.subjectwriting productioneng
dc.subjecttextual rewritteneng
dc.subjectspeech genreseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titlePrática de análise linguística no trabalho com os gêneros discursivos: em foco, a produção e a reescrita textualpor
dc.title.alternativePractice of linguistic analysis in working with speech genres: in focus, production and textual rewritteneng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tese - Sueli Gedoz _parte 1.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.