Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2373
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Helena Maria Medina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230951899608633por
dc.contributor.advisor1Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.date.accessioned2017-07-10T18:55:40Z-
dc.date.available2014-10-02-
dc.date.issued2013-03-05-
dc.identifier.citationMARQUES, Helena Maria Medina. The lyric Alice Ruiz S .: Poetic Images, Myth and Society. 2013. 189 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2373-
dc.description.resumoEsta pesquisa sobre a obra de Alice Ruiz S. fundamenta-se na crítica e na fenomenologia com abordagens teóricas sobre crítica e imaginário, isto é, analisa-se os símbolos, mitos e imagens poéticas recorrentes na poesia de Alice Ruiz S. Além disso, também será considerado o momento de sua produção e sua relação com o contexto social da época e com as influências na produção da poeta, com bases teóricas em Durand, nos estudos entre: o autor, o texto e o meio social - por ele denominado mitocrítica e o contexto sociocultural - mitoanálise. As noções teórico-críticas foram embasadas em Durand, Bachelard, Cassirer, Brunel, Chevalier; Gheerbrandt, Merleau Ponty, Nunes, Mello, dentre outros. A pesquisa engloba o estudo da lírica de Alice Ruiz S. com base nos métodos da mitoanálise e mitocrítica de Durand, na hermenêutica e na identificação e mitos, símbolos e imagens. O corpus é constituído das seguintes obras Os livros analisados são: Navalhanaliga (1980), Até 79, Paixão Xama Paixão (1983), Minimal, Pelos Pêlos (1984), Hai-Tropikai (1985), Rimagens (1985), Vice-versos (1988), Desorientais (1996), Haikai (1998), Alice Ruiz Série Paranaenses nº3. (1988), Poesia pra Tocar no Rádio (1999), Yuuka (2004), Salada de Frutas (2008), Conversa de Passarinhos (2008), Dois em Um (2010), Três Linhas (2009), Boa Companhia (2009), Jardim de Haijin (2010), Estação dos Bichos (2011). Através deste estudo foi possível identificar e analisar os principais símbolos, mitos e imagens, dentro da perspectiva da mitocrítica e mitoanálise, que permitiram compreender as influências do contexto sociocultural da época na lírica de Alice Ruiz S. Constatou-se o uso frequente de jogo de palavras e rimas; poemas que refletem crise existencial relacionada à posição da mulher e situação histórica; o orientalismo; a mitologia grega e a integração com eu-lírico com a natureza em sua poéticapor
dc.description.abstractThis investigation about the work of Alice Ruiz S. is founded in criticism and phenomenology with theoretical approaches on imaginary, so that the recurrent symbols, myths and poetic images can be analysed. In addition, the time of production is also considered, as well as its relationship with the social context, the age, and the influences on the production of the poet, with theretical foundations in Durand, studies of relationship between author, text and social environment that are calles mythcriticism and mythanalysis. The critical-theoretical notions were based on Durand, Bachelard, Cassirer Brunel , Chevalier; Gheerbrandt , Merleau Ponty, Nunes, Mello,among others. The research includes the study of the lyrics of Alice Ruiz S. by using Durand's methodologies of mythanalysis, mythochritics as well as hermeneutics and the identification and myths, symbols and images.The corpus consists of the following works: Navalhanaliga (1980), Até 79, Paixão Xama Paixão (1983), Minimal, Pelos Pêlos (1984), Hai-Tropikai (1985), Rimagens (1985), Vice-versos (1988), Desorientais (1996), Haikai (1998), Alice Ruiz Série Paranaenses nº3. (1988), Poesia pra Tocar no Rádio (1999), Yuuka (2004), Salada de Frutas (2008), Conversa de Passarinhos (2008), Dois em Um (2010), Três Linhas (2009), Boa Companhia (2009), Jardim de Haijin (2010), Estação dos Bichos (2011). Through this study it was possible to identify and analyze the main symbols, myths and images, from the perspective of mythocritics, mythoanalysis and that allowed us to understand the influence of the socio-cultural context on the lyrics of Alice Ruiz S. Ruiz It was noted the frequent use of word play and rhymes, poems that reflect existential crisis related to the position of women and historical situation; orientalism; greek mythology and integration with I-lyric with nature in her poetryeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T18:55:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Helena Marques.pdf: 3354452 bytes, checksum: ce0675d6006c65b08419bffa88cdaec5 (MD5) Previous issue date: 2013-03-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagem e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAlice Ruizpor
dc.subjectlíricapor
dc.subjectmitopor
dc.subjectsímbolospor
dc.subjectimagens poéticaspor
dc.subjectAlice Ruizeng
dc.subjectpoetryeng
dc.subjectmytheng
dc.subjectsymbolseng
dc.subjectpoetic imageseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA lírica de Alice Ruiz S.: Imagens Poéticas, Mito e Sociedadepor
dc.title.alternativeThe lyric Alice Ruiz S .: Poetic Images, Myth and Societyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Helena Marques.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.