Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/2358
Tipo do documento: Dissertação
Title: A diversidade linguística e suas implicações no processo de letramento em situação escolar
Other Titles: Linguistic diversity and its implications in the process of literacy in the school situation
Autor: Souza, Márcia 
Primeiro orientador: Borstel, Clarice Nadir Von
Resumo: O presente estudo possui como tema a diversidade linguística sob a abordagem do discurso e suas implicações no processo de letramento em situação escolar, a partir de uma análise pormenorizada do contexto sócio-histórico do município pesquisado, Ouro Verde do Oeste. Localizada no Oeste do Estado do Paraná, esta cidade encontra-se engajada no projeto de pesquisa e extensão Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região oeste do Paraná , desenvolvido por um grupo de pesquisadores da UNIOESTE, por meio de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Instituição, a CAPES e o INEP, mediante o Programa Observatório da Educação. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a diversidade linguística e suas implicações no processo de letramento em situação escolar, sob a abordagem da formação continuada, aspectos da discursividade sociocultural e das variáveis linguísticas utilizadas em textos escritos. Logo, o escopo teórico parte do interacionismo, tomando as concepções de língua e de linguagem como processo dialógico, respectivamente, presentes nos estudos de Bakhtin/Volochínov (2009), Bakhtin (2003) e Geraldi (1984, 1996, 1997). O processo de letramento é aqui conceituado como práticas sociais, em situações específicas e ainda com finalidades específicas, conforme Kleiman (1995) e Soares (2000, 2004), sendo, nesse sentido, não passível de uma definição estática. Abordamos os estudos sobre a Sociolinguística, de acordo com Labov (1972/2008), Mollica (1998, 2003, 2011), Bortoni-Ricardo (2004, 2008, 2011) e von Borstel (2002/2003, 2007), subsidiados pelos conceitos de língua e cultura em uma relação intrínseca com os fatos sociais, a partir de Calvet (2002) e Certeau (2008). Assim, realizamos reflexões a fim de compreender e aplicar os estudos da Sociolinguística, com enfoque na pesquisa qualitativa e interpretativista de Gumperz (1991, 1998) e de Erickson (2001), bem como os postulados da Linguística Aplicada conforme Moita Lopes (2006) e Cavalcanti (2001, 2006), entre outros. Para tanto, desenvolvemos o resgate do contexto histórico da cidade a partir da análise documental, realizamos encontros de formação continuada com os docentes e analisamos a prática de análise discursiva e linguística da escrita de alunos, quando houve a aplicação de duas propostas de produção textual e da observação participante. A partir dos resultados, verificamos que, no trabalho com letramento, a existência de status entre dois ou mais falares, ou seja, o bidialetalismo ou plurilinguismo do português brasileiro, especialmente advindos da base regional, deve ser priorizada para o ensino de Língua Portuguesa, uma vez que os resultados apontam transferências linguísticas na escrita dos alunos e, consequentemente, a necessidade da proposição de atividades que compreendam esse aspecto
Abstract: The study here presented has as theme the linguistic diversity in the discourse approach, reflecting about its implications in the process of literacy in a school situation, from a detailed analysis of the social and historical context of the city where the research took place, Ouro Verde do Oeste. Located in the West of Paraná State, this city is engaged with the research project named Continuing education for teachers of basic education in the first grades: actions aimed at literacy in cities with a low index of development of basic education (IDEB) in the West zone of Paraná , developed by a researchers group of Unioeste, a result of a partnership among the Stricto Sensu Post-Graduation Program of Arts/Letters of that institution, CAPES and INEP, through the Observatório da Educação [Education Observatory] Program. This research has the main objective of analyzing and interpreting the linguistic diversity, determined by the regional variations in the process of literacy. Therefore, the theoretical purpose goes from interactionism as synonym of dialogicity, from the conception of language as a dialogic process, respectively present in the studies of Geraldi (1984, 1996, 1997), Bakhtin (2003) and Bakhtin/Volochínov (2009). The process of literacy is here appraised as social practices, in specific situations and also with specific purposes, according to Kleiman (1995) and Soares (2000, 2004), being not passible of a static definition, in this sense. We bring the studies about the Variational Theory, according to Labov (1972/2008), Mollica (1998, 2003, 2011), Bortoni-Ricardo (2004, 2008, 2011) and von Borstel (2002/2003, 2007), aided by the concepts of language/culture from Calvet (2002) and Certeau (2008), which allowed us to visualize the language study in an inner relation with the social facts and, consequently, with the school context. Thus, we developed reflections so that we could understand and apply the Sociolinguistics studies, with aim at the qualitative and interpretative research of Gumperz (1991, 1998) and of Erickson (1989, 2001), as well as the Applied Linguistics postulates according to Moita Lopes (2006) and Cavalcanti (2001, 2006), among others. To do so, we brought the historical context of the city from the documental analysis of elements that outline the history of the city and from the analysis of students written texts, when there was an application of the proposals of textual production, and the participant observation followed by an interview script, both realized at Padre Arnaldo Janssen School. In this research, we verified that in the work with literacy, the existence of status between two or more ways of speaking, that is, the bidialetalism or the plurilingualism of Brazilian Portuguese, especially come from a regional basis, must be a priority for the teaching of the Portuguese language, since the results of this research point out that there is interference in the writing of the students and that there is a necessity of proposing activities that comprehend this aspect
Keywords: formação continuada
letramento
ensino e a aprendizagem
diversidade linguística
variações bidialetais
Continuing education
Literacy
Teaching and learning
Linguistic diversity
Bidialetal variations
CNPq areas: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Linguagem e Sociedade
Program: Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
Citation: SOUZA, Márcia. Linguistic diversity and its implications in the process of literacy in the school situation. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2358
Issue Date: 11-Mar-2014
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcia Souza.pdf6.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.