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dc.creatorOliveira, Gisele Cássia Tamparowsky de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9585679159434579por
dc.contributor.advisor1Candiotto, Luciano Zanetti Pessôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961997038673966por
dc.contributor.referee1Cunha, José Edezio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964163479344142por
dc.contributor.referee2Manosso, Fernando César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466197036074149por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:51:36Z-
dc.date.available2014-08-21-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gisele Cássia Tamparowsky de. Atividades de educação ambiental desenvolvidas no ensino fundamental em duas instituições do município de Assis Chateaubriand PR: entre o ideal da abordagem crítica e a realidade da corrente conservadora. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná Marechal Cândido Rondon, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1661-
dc.description.resumoQuando se propôs o trabalho de análise das atividades de Educação Ambiental no município de Assis Chateaubriand PR, objetivou aprofundar conhecimento em torno desta temática, emergindo a necessidade de conhecer também as práticas dos docentes e de outros atores sociais. A proposta de pesquisa considera aspectos históricos, econômicos, sociais, políticos e ambientais, baseando-se no contexto amplo e complexo sobre a prática de Educação Ambiental no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). A pesquisa justifica-se por permitir conhecimento do eventual destaque e resultados das práticas de Educação Ambiental de docentes de Geografia em duas instituições de ensino no município de Assis Chateaubriand PR, levando-se em conta a influência da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) e do Núcleo Regional da Educação de Assis Chateaubriand (NRE). Considerando-se a obrigatoriedade da Educação Ambiental segundo a Lei Federal nº 9.795/1999, objetiva-se com a pesquisa identificar quais são os conteúdos trabalhados, as metodologias e os recursos didáticos utilizados pelos docentes. Dessa forma, poderia-se compreender como se constituem as ações de Educação Ambiental no chamado Ensino Formal. O recorte temporal preestabelecido nesta pesquisa se dá no período de 2003 a 2011 e o recorte espacial é composto por duas instituições de ensino, nas quais buscou-se conhecer as diversas dinâmicas relacionadas ao processo de Educação Ambiental no Ensino Fundamental, sendo uma instituição escolar localizada na área urbana e outra na área rural. A Educação Ambiental que se propõe não pode ser mera prática corretiva das ações dos diversos grupos sociais em seu meio, ou ser lembrada como economia de dinheiro. Ao mesmo tempo, porém não se pode ignorar a forma como ocorre o direcionamento da temática de Educação Ambiental para os docentes e os discentes, dificultando a efetivação qualitativa. Entende-se que o docente é o elemento central nas atividades de Educação Ambiental. Portanto, apontou-se aspectos convenientes, relativos à análise da Educação Ambiental, nas instituições participantes do município de Assis Chateaubriand, da região oeste do Paranápor
dc.description.abstractAs we proposed to work analyzing Environmental Education in the township of Assis Chateaubriand PR, the necessity of knowing the professors and other social actors´ practice arises, in the sense of deepening the analysis around this theme. The proposal of the research considers historical, economics, socials, politics and environmental aspects, based on the ample and complex context about the practice of Environmental Education, at Elementary School (6º until 9º degree). The research is justified, allowing knowledge from the occasional highlight and practice results of Environmental Education, of Geography professors, at two higher education institutions in the township of Assis Chateaubriand- PR, considering the influence of the State Education Department of Paraná (SEED) and Regional Center of Education in Assis Chateaubriand (NRE). Considering it´s required the Environmental Education according to the Federal Law nº 9.795/99, we´ve intended to identify which worked contents, the methodologies and the didactic researches are used by the professors. This way, it will be possible to comprehend how the Environmental Education actions are constituted, in the Formal Education. The temporal cut established in this research is between the period of 2003 and 2011 and the spatial cut is composed by two education institutions, where we´ve tried to know the diverse dynamics related to the Environmental Education in the Elementary School, one institution is located in the urban area and the other in the countryside. The proposed Environmental Education, can´t be a remedial practice for the diverse social groups actions in their environment, or be remembered as money economy. However we can´t ignore the way the Environmental Education thematic is leaded for the professors and students, making it difficult the social sensitization. We understand that the professor is the main element for the Environmental Education activities. Finally, we point convenient aspects, related to the analysis of Environmental Education at the participating institutions, from the township of Assis Chateaubriand, west of Paranáeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:51:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gisele_Cassia_Tamparowsky_de_Oliveira.pdf: 1176878 bytes, checksum: 3ded8ff8caafefa370dcc7dee8662769 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectDiscentespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectProfessorseng
dc.subjectStudentseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleAtividades de educação ambiental desenvolvidas no ensino fundamental em duas instituições do município de Assis Chateaubriand PR: entre o ideal da abordagem crítica e a realidade da corrente conservadorapor
dc.title.alternativeEnvironmental education activities developed at elementary school in two schools of Assis Chateaubriand-PR: between the ideal of critical approach and the reality of the conservative sectoreng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondon-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (MCR)

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