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dc.creatorChiella, Antonio Carlos Bana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2276634704341654por
dc.contributor.advisor1Santos, Carlos Henrique Farias dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021977611161895por
dc.contributor.referee1Reginatto, Romeu-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166033914580991por
dc.contributor.referee2Kunz, Guilherme de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703018604279193por
dc.contributor.referee3Lages, Walter Fetter-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3995870391903682por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:11:49Z-
dc.date.available2015-07-15-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.citationCHIELLA, Antonio Carlos Bana. Controle por modos deslizantes global aplicado ao posicionamento dinâmico de veículos subaquáticos autônomos. 2015. 111 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas Dinâmicos e Energéticos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1079-
dc.description.resumoNos últimos anos, houve um crescimento no interesse da indústria e da comunidade científica por plataformas autônomas, entre essas os chamados AUVs (do inglês, Autonomous Underwater Vehicle). Parte deste interesse se deve ao avanço tecnológico, com a melhoria dos equipamentos eletrônicos e a diminuição de seu custo. Outra parte se deve a aplicação destes equipamentos em tarefas variadas, como inspeção e manutenção de estruturas subaquáticas em ambiente marinho (plataformas de óleo e gás) e recentemente inspeção de usinas hidrelétricas. Estes robôs permitem o afastamento do operador da região de realização da tarefa, reduzindo os riscos na execução da mesma. Na tentativa de deixar estas plataformas totalmente autônomas, diminuindo os esforços do operador, desafios relacionados ao seu controle de posição emergem. Neste trabalho, o problema do controle de posicionamento de AUVs é abordado. O modelo cinemático e dinâmico para os 6 graus de liberdade destes robôs, bem como a modelagem dos atuadores e das perturbações externas são apresentados. Características do modelo matemático são utilizadas no projeto do controlador, intitulado de CMDG (Controle por Modos Deslizantes Global). O controlador proposto, é baseado no controle por modos deslizantes, sendo sua superfície de deslizamento modificada, de forma a se eliminar a chamada fase de alcance. Simulações numéricas, mostram o bom desempenho do controlador proposto quando submetido a perturbações como correnteza, flutuabilidade não nula e erros de posição inicial.por
dc.description.abstractIn recent years, there has been a growth in the interest of industry and the scientific community for autonomous platforms, among these so-called AUVs (Autonomous Underwater Vehicle). Part of this interest is due to technological progress, with improved electronics and the reduction of its cost. Another part is due to application of this equipment in a variety of tasks such as inspection and maintenance of underwater structures in marine environment (oil and gas platforms) and recently inspection of hydroelectric plants. These robots allow the removal the operator of the region conducting task, reducing the risks in carrying it. In an attempt to make these fully autonomous platforms, reducing the efforts of the operator, challenges related to its control position emerge. In this work, the AUVs positioning control problem is addressed. The kinematic and dynamic models for the 6 degrees of freedom of these robots, as well as the modeling of the actuators and the external disturbances are presented. Characteristics of the mathematical model are used in the controller design, titled CMDG (Global Sliding Mode Control). The proposed controller is based on the sliding mode control, and its sliding surface was modified so as to delete the so called reaching phase. Numerical simulations show the good performance of the proposed controller when subjected to disturbances such as current, non-zero buoyancy and initial position errors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:11:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Antonio_Chiella.pdf: 1495489 bytes, checksum: c662fb0b19b070474b00c5dcbb37ba11 (MD5) Previous issue date: 2015-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectveículos subaquáticospor
dc.subjectposicionamento dinâmicopor
dc.subjectcontrole por modos deslizantespor
dc.subjectestrutura variávelpor
dc.subjectunderwater vehicleseng
dc.subjectdynamic positioningeng
dc.subjectsliding mode controleng
dc.subjectvariable structureeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA:MATEMATICA:GEOMETRIA E TOPOLOGIA:SISTEMAS DINAMICOSpor
dc.titleControle por modos deslizantes global aplicado ao posicionamento dinâmico de veículos subaquáticos autônomospor
dc.title.alternativeGlobal sliding mode control applying to dynamic positioning of autonomous underwater vehicleseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Sistemas Dinâmicos e Energéticos (FOZ)

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