Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeira, Andréa Carla Guimarães de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6677962206551343por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Almeida, Benedita de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6798043160724034por
dc.contributor.referee2Teixeira, Edival Sebastião-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0826917150806263por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:28:05Z-
dc.date.available2016-08-22-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.identifier.citationMEIRA, Andréa Carla Guimarães de. A educação não formal e a prática educativa do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin - Realeza/PR. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/980-
dc.description.resumoA modalidade de educação não formal compõe o objeto principal desta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, na Unioeste - Campus Francisco Beltrão. Nela investigamos como ocorre a modalidade de educação não formal e a prática educativa do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin no município de Realeza PR. Caracteriza-se como estudo de caso, que se liga aos escritos de Freire (1997), Gohn (2001 e 2010), Caro e Guzzo (2004), Fernandes e Park (2005), Cendales e Mariño (2006), Libâneo (2007), Park, Fernandes e Carnicel (2007), Ghanem & Trilha (2008) e Saviani (2013) que, em comum, consideram a educação enquanto possibilidade de transformação social. Apresentamos o campo de atuação com as especificidades e princípios fundamentais da educação formal, informal e não formal. A coleta de dados da pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora atual da instituição Centro Juvenil Padre Ludovico Redin, com a Secretária Municipal de Educação do município de Realeza e com um psicólogo, este responsável por duas oficinas desenvolvidas na instituição e também por meio de observação in loco, da análise da Proposta Político-pedagógica e da descrição das principais atividades desenvolvidas no ano de 2014. Os demais dados da pesquisa foram coletados através de questionários com alunos, pais e profissionais e/ou professores do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin, apontando possíveis contribuições da modalidade em educação não formal e da prática educativa no desenvolvimento dos alunos. Através da pesquisa desenvolvida estabelecemos relação entre a modalidade de educação não formal e a prática educativa do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin, além de fazer constar possíveis contribuições no desenvolvimento de crianças e adolescentes.por
dc.description.abstractThe non formal education composes the main object of this research that has been developed during the Master Degree in Education, at Unioeste Campus of Francisco Beltrão. It has been investigated how the non formal education and the educational practices happen at the Padre Ludovico Redin Youth Center in the city of Realeza State of Paraná. It characterizes as case study all the writings that consider the education as possibility of social transformation written by Freire (1997), Gohn (2001 and 2010), Caro and Guzzo (2004), Fernandes and Park (2005), Cendales and Mariño (2006), Libâneo (2007), Park, Fernandes and Carnicel (2007) Ghanem & Trilha (2008) and Saviani (2013). It has been presented the work field with the specifications and basic principles of formal, informal and non formal education. The data collection for the research has been dealt through semi structured interviews with the current coordinator of the institution, with the city hall education secretary and with a psychologist, who was responsible for two workshops developed at the institution as well throw the observation in loco of the political pedagogical proposal and the description of the main activities developed in 2014. All further data of the research were collected throw questionnaires with the students, parents and professionals and/or teachers of the Padre Ludovico Redin Youth Center, pointing out possible contributions on non formal education and the educational practice in the students development. Through the research has been established relation between non formal education and educational practice of the Youth Center, besides the possible contributions in the adolescents and children development.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:28:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrea Meira.pdf: 3820392 bytes, checksum: b0fd901e4f60635596de051e96b4621a (MD5) Previous issue date: 2016-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectProposta educativapor
dc.subjectPrática educativapor
dc.subjectNon formal educationeng
dc.subjectEducational proposaleng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação não formal e a prática educativa do Centro Juvenil Padre Ludovico Redin - Realeza/PRpor
dc.title.alternativeThe non formal education and the educational practices happen at the Padre Ludovico Redin Youth Center in the city of - Realeza/PReng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andrea Meira.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.