Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOttonelli, Rosmere Adriana Vivian-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3077768060503123por
dc.contributor.advisor1Fleck, Gilmei Franscisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1060297750923928por
dc.contributor.advisor-co1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee1LattesOLIVEIRA, V. B. M.por
dc.contributor.referee2Andrade, Ligia Karina Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510589084086364por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:14Z-
dc.date.available2016-06-14-
dc.date.issued2015-08-06-
dc.identifier.citationOTTONELLI, Rosmere Adriana Vivian. Lecturas entre la ficción y la historia en el contexto escolar: caminos de la transdisciplinaridad con perspectivas de la Guerra del Paraguay (1864-1870). 2015. 151 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/944-
dc.description.resumoEste estudo, realizado na perspectiva metodológica de uma Pesquisa-ação (FRANCO, 2005; FOGAÇA, 2013), apresenta reflexões sobre o papel social da escola na promoção da leitura do texto literário (GERALDI, 1997; PETIT, 1999; MONTES, 2001; ZILBERMANN, 2004; OSÓRIO, 2010; NIEVA, 2013). Apoiados pelas visões teóricas revisitadas, apresentamos uma proposta de intervenção didática no intuito de incentivar a leitura literária no Ensino Fundamental público. Tal propósito tem enfoque transdisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORIN, 2007), considerando as relações entre Literatura e História, com discussões sobre as confluências entre estas duas áreas do conhecimento, mediadas pelas leituras da temática da Guerra do Paraguai (1864 1870). A implementação dessa proposta se organiza em oficinas, com base no Método Comparativo (FILLOLA, 1994), cujas bases são a Literatura Comparada e as teorias da recepção textual (BARTHES, 1976; TODOROV, 1976; ISER, 1979; LIMA, 1979; VARGAS LLOSA; 2002). As observações, registradas em forma de um Diário de Campo, permitem-nos refletir sobre a aplicação da proposta e tecer as respectivas análises, sob uma abordagem qualitativa (SADIN ESTEBAN, 2010; TEIS, 2013). As propostas estão fundamentadas também nos teóricos que estudam o gênero romance histórico em suas distintas modalidades: desde os romances históricos clássico e tradicional (LUKÁCS, 1977-2011), passando pelas modalidades críticas do gênero, como o novo romance histórico latino-americano (AÍNSA, 1988, 1991; MENTON, 1993; LARIOS,1997; LAJOLO, 2004), a metaficção historiográfica (HUTCHEON, 1991; PULGARÍN, 1995; CEIA, 2013), e o romance histórico contemporâneo de mediação (FLECK, 2008, 2011). A fundamentação teórica deste estudo, sua transposição didática em oficinas, a aplicação das mesmas, além da análise dos resultados, objetivam constituir meios de fornecer, sistematicamente, subsídios ao ensino de Literatura no Ensino Fundamental com ações transdisciplinarespor
dc.description.abstractEste estudio, realizado en la perspectiva metodológica de una Pesquisa Acción (FRANCO, 2005; FOGAÇA, 2013), presenta reflexiones sobre el papel social de la escuela en la promoción de la lectura del texto literario (GERALDI, 1997; PETIT, 1999; MONTES, 2001, ZILBERMANN, 2004; OSÓRIO, 2010; NIEVA, 2013). Apoyados por los planteamientos teóricos revisitados, presentamos una propuesta de intervención didáctica con el intuito de incentivar la lectura literaria en la Enseñanza Fundamental pública. Tal propósito se basa en un enfoque transdidisciplinar (NICOLESCU, 1999; MORIN, 2007), considerando las relaciones entre Literatura e Historia (LE GOFF, 1978; BURKE, 1992; MIRANDA, 2000), con discusiones sobre estas dos fuentes de conocimiento, mediadas por las lecturas de la temática de la Guerra del Paraguay (1864 1870). La implementación de esta propuesta se compone de clases didácticamente organizadas, fundamentadas en el Método Comparativo (FILLOLA, 1994), cuyas bases son la Literatura Comparada y las teorías de la recepción textual (BARTHES, 1976; TODOROV, 1976; ISER, 1979, LIMA, 1979; VARGAS LLOSA, 2002). Las observaciones, registradas en forma de un Diario de Campo, nos permiten reflexionar sobre la aplicación de la propuesta y implementar las respectivas análisis, sob un abordaje qualitativo (SADIN ESTEBAN, 2010; TEIS, 2013). Las propuestas están fundamentadas también en los teóricos que estudian el género novela histórica en sus distintas modalidades: desde las novelas históricas clásica y tradicional (LUKÁCS, 1977-2011), pasando por las modalidades críticas del género, como la nueva novela histórica latino-americana (AÍNSA, 1988, 1991; MENTON, 1993; LARIOS,1997; LAJOLO, 2004), la metaficción historiográfica (HUTCHEON, 1991; PULGARÍN, 1995; CEIA, 2013), y la novela histórica contemporánea de mediación (FLECK, 2008, 2011). La fundamentación teórica de este estudio, su transposición didáctica en clases, la aplicación de las mismas, además del análisis de los resultados, tienen como objetivo constituir medios de fornecer, sistemáticamente, subsidios al trabajo con Literatura en la Enseñanza Fundamental, con acciones transdisciplinaresspa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosmere V.pdf: 1092466 bytes, checksum: e4b7fb17d317915fba9b00e534ffb4ef (MD5) Previous issue date: 2015-08-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectRecepção textualpor
dc.subjectLiteratura e históriapor
dc.subjectRomance históricopor
dc.subjectMétodo comparativopor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subjectEnseñanza de Literaturaspa
dc.subjectRecepción textual, Literatura e historiaspa
dc.subjectNovela históricaspa
dc.subjectMétodo comparativospa
dc.subjectTransdisciplinaridadspa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLeituras entre a ficção e a história no contexto escolar: caminhos da transdisciplinaridade com perspectivas da Guerra do Paraguai (1864-1870)por
dc.title.alternativeLecturas entre la ficción y la historia en el contexto escolar: caminos de la transdisciplinaridad con perspectivas de la Guerra del Paraguay (1864-1870)spa
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosmere V.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.