Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/940
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis, Danielle Bin dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092042072401586por
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee2Pereira, Diana Araujo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605656457870754por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:13Z-
dc.date.available2016-06-14-
dc.date.issued2015-08-08-
dc.identifier.citationREIS, Danielle Bin dos. The (re)signified of reading stories to young people and adults deprived of freedom. 2015. 154 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/940-
dc.description.resumoO tema desta dissertação surgiu de minhas inquietações como professora de Unidade Penal, lecionando Língua Portuguesa para alunos privados de liberdade na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inserida nesse contexto, reflito sempre sobre o tema da leitura e preocupo-me em como motivá-los a uma prática constante. Delimitei meu tema de pesquisa na leitura do gênero literário conto. Justifico a escolha pela narratividade, característica do conto, como diálogo permanente com a vida. O conto emociona e estimula discussões de ideias. O objetivo geral de pesquisa que proponho é a (re)significação da leitura de contos para jovens e adultos privados de liberdade. Como (re)significado, entendo uma nova leitura com posicionamentos e um significado que extrapole o discurso do texto e interaja com a vida e com as outras pessoas. Alguns questionamentos nortearam esta pesquisa: Como incluir, nas práticas pedagógicas, uma concepção sociointeracional da leitura como prática social? Como propor práticas pedagógicas que possibilitem ao aluno (re)significar o conto lido? Como, a partir da leitura dos contos, motivar a escrita, dando voz a esses alunos? Inicialmente, fiz um breve embasamento teórico sobre a literatura como direito humano, imprescindível no processo de humanização das pessoas, dialogando com autores como Candido (2004) e Cosson (2012). Na fundamentação teórica, busquei analisar as variadas concepções de leitura, baseando-me em Bakhtin (2003); Koch e Elias (2012); Solé (1998) e Geraldi (1997). Como concepção de leitura para respaldar tanto as aulas ministradas, como a análise dessas, elegi uma concepção sociointeracional e da leitura como prática social. Para tanto, os autores com que dialogo são: Rojo (2004); Kleiman; Moita Lopes (1995) e Fairclough (2001). O método de pesquisa centrou-se nas orientações da Linguística Aplicada, seguindo uma abordagem qualitativainterpretativista. Para tanto, realizei um projeto de intervenção didática na perspectiva proposta por Gasparin (2012), ou seja, o Plano de Trabalho Docente (PTD). A análise das aulas foi realizada por meio de meu diário de campo e das produções escritas dos alunos. Como resultado, a aplicação das aulas mostrou as vozes dos discentes tanto na oralidade (nos momentos de escuta de suas interpretações) como nos momentos de escrita em que os alunos produziram outros contos, poemas, frases e ilustrações. Os discentes puderam (re)significar a leitura dos contos lidos de acordo com as relações estabelecidas com suas impressões do mundo, assim como ouvindo os próprios colegas e percebendo que podemos tecer compreensões diferentes sobre o que lemos. Dessa forma, os alunos estendem essa continuidade de significados para fora da esfera escolar e isso implica na leitura como prática social.por
dc.description.abstractThe theme of this dissertation came from my concerns as a teacher of Criminal Unit, teaching Portuguese for private students of freedom in the form of Education of Young and Adult (EJA), always reflect on the theme of reading and worried me in how to motivate them a constant practice. The research topic was defined in reading the literary genre tale. Justify the choice of narrative, tale feature as a permanent dialogue with life. The tale excites and stimulates ideas in discussions. The research geral objective I propose is to (re)signification of reading stories to young people and adults deprived of freedom. How to (re)signified, I understand a new reading with positions and a meaning that goes beyond the text of the speech and interact with life and with others. Some questions guided this research: How to include in the pedagogical practices, sociointeractional reading conception as social practice? How to propose pedagogical practices that enable the student to (re)signify the story read? As from the reading of short stories motivate writing, giving voices to these students? Initially, I made a short theoretical base on literature as a human right, essential in the process of humanization of people, dialoguing with authors such as Candido (2004) and Cosson (2012). In theoretical basis, I sought to analyze the different conceptions of reading, based on Bakhtin (2003); Koch and Elias (2012); Sole (1998) and Geraldi (1997). As conception of reading to support both classes taught, as the analysis of these, I have chosen one sociointeractional and reading as a social practice design. For this purpose, the authors that dialogue are: Rojo (2004); Kleiman; Moita Lopes (1995) and Fairclough (2001). The research method focused on Applied Linguistics guidelines following a qualitative-interpretative approach. To this end, I performed a didactic intervention project in the perspective proposed by Gasparin (2012), in other words, the Plan for Teaching Work (PTD). Analysis of the classes was carried through my diary and student written productions. As a result, the application of lessons shows the voices of the students in both oral (in listening moments of his interpretations) as in times of writing in which students produce other stories, poems, phrases and illustrations. The students were able to (re)signify the reading of tales read in accordance with the relations established with their impressions of the world, as well as listening to their own colleagues and realizing that we can weave different understandings about what we read. Thus, students extend this continuity of meaning out of school sphere and this implies the reading as a social practiceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 danielle_ reis.pdf: 7959719 bytes, checksum: bf06798c802e51d061b74ec81c98b683 (MD5) Previous issue date: 2015-08-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject(re)significação da leiturapor
dc.subjectleitura de contospor
dc.subjecteducação prisionalpor
dc.subjectReading (re)significationeng
dc.subjectRead of tales, Prison educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO (re)significado da leitura de contos para jovens e adultos privados de liberdadepor
dc.title.alternativeThe (re)signified of reading stories to young people and adults deprived of freedomeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
danielle_ reis.pdf7.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.