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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7081
Tipo do documento: Dissertação
Title: O contexto da inclusão nas produções de pós-graduação em educação das IES do Paraná de 2015 a 2022
Other Titles: The context of inclusion in postgraduate productions of higher education institutions in Paraná from 2015 to 2022
Autor: Morandi, Cassiana Patricia 
Primeiro orientador: Francischett, Mafalda Nesi
Primeiro membro da banca: Francischett, Mafalda Nesi
Segundo membro da banca: Mello, Alessandra de Fatima Giacomet
Terceiro membro da banca: Biz, Ana Claudia
Quarto membro da banca: Toffolo, Geliane
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida durante o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, na área de concentração: Educação, na linha de pesquisa Cultura,Processos Educativos e Formação de Professores, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. O objetivo principal foi avaliar o contexto da inclusão, enquanto fenômeno escolar, no modo como se apresenta nas produções científicas, desenvolvidas nos cursos stricto sensu em Educação nas Instituições Estaduais do Paraná (IES/PR),no período de 2015 a 2022. Apresentamos um breve histórico e a legalidade da educação inclusiva, naquilo que traz garantia ao direito à educação, conforme leis que tratam a inclusão como direito fundamental de todos, pauta defendida para todos, com base nos direitos humanos.Abordamos a educação inclusiva no Brasil e no Paraná, seguimos por esta linha de pensamento que, através das políticas públicas, tem o objetivo de incluir no ensino básico aqueles que possuem algum tipo de necessidade educacional especial. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e de metodologia bibliográfica. Buscamos pelos arcabouços nas dissertações e nas teses concluídasde 2015 a 2022, nas sete instituições públicas estaduais de Ensino Superior do Estado do Paraná que ofertam cursos de Pós-graduação stricto sensu em educação. Destas, cinco são as que têm dissertações e teses concluídas: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Os resultados obtidos permitem afirmar que a inclusão está sendo objeto de estudo das instituições de ensino superior do Paraná, em um contexto de discussão e reflexão de como está se efetivando essa inclusão e como esse desafio está sendo enfrentado no meio educacional
Abstract: This research was developed during the Master's program in the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education, in the concentration area: Education, in the research line Culture, Educational Processes and Teacher Training, at the State University of Western Paraná– UNIOESTE. The main objective is to evaluate the context of inclusion as a school phenomenon, in the way it is presented in scientific productions, developed in stricto sensu courses in Education at State Institutions of Paraná (IES/PR), in the period from 2015 to 2022. We present a brief history and the legality of inclusive education, ensuring the right to education according to laws that treat inclusion as a fundamental right for all, advocating for everyone based on human rights. We address inclusive education in Brazil and Paraná,following this line of thought that seeks, through public policies, to include in basic education those with some type of special educational needs. This qualitative research employs bibliographic methodology. We sought frameworks in dissertations and theses completed from2015 to 2022, in the seven public state Higher Education Institutions in the State of Paraná that offer stricto sensu postgraduate courses in education. Of these, five have completed dissertations and theses: State University of Londrina - UEL, State University of Maringá - UEM; State University of Ponta Grossa - UEPG; State University of the Midwest - UNICENTRO; State University of Western Paraná - UNIOESTE. The results obtained allow usto affirm that inclusion is the subject of study in higher education institutions in Paraná, in acontext of discussion and reflection on how this inclusion is being implemented and how this challenge is being addressed in the educational environment.
Keywords: Educação inclusiva
Produção científica
Revisão científica
Inclusive education
Scientific production
Scientific review
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MORANDI, Cassiana Patrícia. O contexto da inclusão nas produções de pós-graduação em educação das IES do Paraná de 2015 a 2022. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7081
Issue Date: 19-Dec-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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