Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7060
Tipo do documento: Tese
Title: O Pensamento Computacional no Âmbito da Modelagem Matemática na Perspectiva da Aprendizagem Significativa
Other Titles: Computational Thinking in the context of Mathematical Modeling in the Perspective of Meaningful Learning
Autor: Kaminski, Márcia Regina 
Primeiro orientador: Boscarioli, Clodis
Primeiro coorientador: Klüber, Tiago Emanuel
Primeiro membro da banca: Pereira, Roberto
Segundo membro da banca: Maltempi, Marcus Vinicius
Terceiro membro da banca: Burak, Dionisio
Quarto membro da banca: Beber, Silvia Zamberlan Costa
Resumo: Dadas as crescentes discussões sobre a inserção de práticas que promovam o desenvolvimento do Pensamento Computacional nos contextos escolares desde 2006, e a similaridade dessas propostas com os trabalhos outrora desenvolvidos a partir das ideias de Seymour Papert por volta de 1980, surge a necessidade de refletir acerca de como articular o desenvolvimento do Pensamento Computacional aos componentes curriculares, uma vez que a ausência dessa relação contribuiu para a intermitência da proposta à época. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender a articulação do desenvolvimento do Pensamento Computacional com a Educação Matemática, fundamentada nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e no aporte metodológico da Modelagem Matemática. A pesquisa assumiu a visão qualitativa e multimetodológica e o formato multipaper de apresentação. Cada um dos artigos que compõem os diferentes capítulos da tese tem sua própria metodologia, de forma a atender aos objetivos específicos da investigação. Como parte do escrutínio para responder a interrogação “Que aspectos do desenvolvimento do Pensamento Computacional emergem a partir de práticas com Modelagem na Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa?” foram desenvolvidas práticas de Modelagem Matemática, seguindo os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, durante as quais se buscou identificar a articulação entre o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional e o ensino dos conteúdos matemáticos, sob a perspectiva da Educação Matemática, com estudantes de 4º e 5º anos, em uma escola pertencente à Rede Municipal de Ensino de Cascavel/PR. Os resultados da análise dos dados, na perspectiva da Grounded Theory, permitiram a construção da teoria emergente, com base em quatro categorias, tendo a Abstração como a categoria central e como a habilidade que está no cerne do desenvolvimento do Pensamento Computacional, sendo precedente e necessária às demais habilidades. Defendemos a ideia de que estas não são habilidades do Pensamento Computacional, mas para o seu desenvolvimento, que requer práticas pedagógicas que mobilizem o exercício da Abstração. Além disso, que a Modelagem Matemática desenvolvida na interação com os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa é uma possibilidade de articulação entre o desenvolvimento do Pensamento Computacional e a Educação Matemática.
Abstract: Given the increasing discussions about the introduction of practices that promote the development of Computational Thinking in school contexts since 2006 and the similarity of these proposals to the work previously developed based on the ideas of Seymour Papert around 1980, there is a need to reflect on how the development of Computational Thinking can be articulated with the curricular components, since the absence of this relationship contributed to the disruption of the proposal at that time. Therefore, the overall aim of this research was to understand the linkage of the development of computational thinking with mathematics education, based on the assumptions of the theory of meaningful learning and the methodological contribution of mathematical modeling. The study is qualitative and multi-method and has the format of a multi-paper presentation. Each of the articles that make up the different chapters of the thesis has its own methodology to achieve the specific objectives of the study. As part of the investigation to answer the question “What aspects of the development of computational thinking emerge from practices with modeling in mathematical education from the perspective of the theory of meaningful learning?” Mathematical modeling practices were developed that follow the assumptions of the theory of meaningful learning. It sought to identify the link between the development of the skills related to computational thinking and the teaching of mathematical content from the perspective of mathematical education with fourth and fifth grade students from a school belonging to the municipal education network of Cascavel/PR. The results of the data analysis from a grounded theory perspective enabled the construction of the emerging theory based on four categories, with Abstraction as the central category and as the skill at the center of computational thinking, preceding and necessary to other skills. We defend the idea that this is not about Computational Thinking skills, but about the development of Computational Thinking and that this requires pedagogical practices that promote the exercise of Abstraction. Moreover, mathematical modeling, developed under the influence of the theory of meaningful learning, is a way of linking the development of computational thinking and mathematical education.
Keywords: Educação Matemática
Pensamento Computacional
Modelagem Matemática
Aprendizagem Significativa
Ensino da Matemática
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Mathematical Education
Computational Thinking
Mathematical Modeling
Meaningful Learning
Teaching Mathematics
Elementary School.
CNPq areas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática
Campun: Cascavel
Citation: KAMINSKI, Márcia Regina. O Pensamento Computacional no Âmbito da Modelagem Matemática na Perspectiva da Aprendizagem Significativa. 2023. 245 f. Tese( Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7060
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcia Regina Kaminski.pdf10.41 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.