Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7047
Tipo do documento: Dissertação
Title: As concepções dos(as) professores(as) de Dois Vizinhos sobre a temática da sexualidade em sala de aula
Other Titles: The conceptions of Dois Vizinhos teachers on the topic of sexuality in the classroom
Autor: Souza, Andréia de 
Primeiro orientador: Gagliotto, Giseli Monteiro
Primeiro membro da banca: Gagliotto, Giseli Monteiro
Segundo membro da banca: Sbardelotto, Vanice Schossler
Terceiro membro da banca: Kemmelmeier, Veronica Suzuki
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender a concepção dos(as) professores(as) dos colégios estaduais do município de Dois Vizinhos no sudoeste do Paraná; partindo da leitura e análise de algumas pesquisas correlacionadas com a temática aqui destacada, bem como a análise de alguns documentos que regulamentam os currículos das escolas e aplicação de questionários para entender o que os professores relatam sobre o desenvolvimento da temática da sexualidade em sala de aula. Para isso realizamos uma pesquisa bibliográfica, documental, descritiva e de campo de cunho qualitativo e quantitativo com base na teoria marxista, tomando como ponto de partida para o referencial teórico – metodológico o materialismo histórico – dialético, a fim de analisar as contradições, possibilidades e limitações da sexualidade em sala de aula. Visto que a problema central desta pesquisa estava em investigar, qual a concepção dos(as) professores(as), do ensino de ciências, dos oitavos anos dos colégios estaduais do município de Dois Vizinhos no Sudoeste do Paraná ao necessitar trabalhar questões voltadas para a sexualidade do educando e como tem sido este cenário depois do período político de 2018? e para analisarmos esta problemática, delimitamos três objetivos específicos, os quais foram compreender e contextualizar historicamente a sexualidade, analisar como a sexualidade aparece nos documentos da escola (BNCC, PCNs, PPPs e livro didático) e identificar a concepção dos(as) professores(as) participantes da pesquisa sobre a sexualidade ser trabalhada no contexto da sala de aula, através das respostas obtidas pelo questionário aplicado. Sendo que a nossa justificativa social estava em compreender a sexualidade de forma ampla, bem como apontar a importância da temática ser discutida em sala de aula, como possibilidades de reflexão, diálogos e conhecimento para professores, alunos e a sociedade em geral. Assim ancoradas na pesquisa bibliográfica, verificamos a grande importância que se tem em falar sobre a sexualidade em sala de aula, principalmente, na adolescência, período de muitas descobertas. No entanto, ao verificarmos na pesquisa documental a forma sucinta como a sexualidade aparece nos documentos utilizados pela escola para sua base curricular, acreditamos que esses documentos não chegam nem perto de dar conta de atender tudo o que envolve a sexualidade. Mas percebemos também que, mesmo em meio a tantos desafios, quando se trata de sexualidade, existem muitos professores e instituições que se preocupam em tratá-la em sua totalidade e não de maneira fragmentada.
Abstract: This research sought to understand the conception of teachers at state schools in the municipality of Dois Vizinhos in southwestern Paraná; starting from the reading and analysis of some research correlated with the theme highlighted here, as well as the analysis of some documents that regulate school curricula and the application of questionnaires to understand what teachers report about the development of the theme of sexuality in the classroom . To this end, we carried out bibliographical, documentary, descriptive and field research of a qualitative and quantitative nature based on Marxist theory, taking as a starting point for the theoretical – methodological reference historical – dialectical materialism, in order to analyze the contradictions, possibilities and limitations of sexuality in the classroom. Since the central problem of this research was to investigate, what was the conception of teachers, of science teaching, of the eighth years of state schools in the municipality of Dois Vizinhos in the Southwest of Paraná when needing to work on issues aimed at student's sexuality and what has this scenario been like after the political period of 2018? and to analyze this problem, we defined three specific objectives, which were to understand and historically contextualize sexuality, analyze how sexuality appears in school documents (BNCC, PCNs, PPPs and textbook) and identify the teachers' conception( as) participants in the research on sexuality being worked on in the classroom context, through the answers obtained by the questionnaire applied. Our social justification was to understand sexuality in a broad way, as well as pointing out the importance of the topic being discussed in the classroom, as possibilities for reflection, dialogue and knowledge for teachers, students and society in general. Thus anchored in bibliographical research, we see the great importance of talking about sexuality in the classroom, especially during adolescence, a period of many discoveries. However, when we verify in documentary research the succinct way in which sexuality appears in the documents used by the school for its curricular basis, we believe that these documents do not come close to being able to cover everything that involves sexuality. But we also realize that, even in the midst of so many challenges, when it comes to sexuality, there are many teachers and institutions that are concerned with treating it in its entirety and not in a fragmented way.
Keywords: Sexualidade
Adolescência
Escola
Professores
Sexuality
Adolescence
School
Teachers
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: SOUZA, Andréia de. As concepções dos(as) professores(as) de Dois Vizinhos sobre a temática da sexualidade em sala de aula. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7047
Issue Date: 20-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia de Souza 23.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.